Questão 72 (ENEM/2012)


Uma empresa de transportes precisa efetuar a entrega de uma encomenda o mais breve possível. Para tanto, a equipe de logística analisa o trajeto desde a empresa até o local da entrega. Ela verifica que o trajeto apresenta dois trechos de distâancias diferentes e velocidades máximas permitidas diferentes. No primeiro trecho, a velocidade máxima permitida é de 80 km/h e a distância a ser percorrida é de 80 km. No segundo trecho, cujo comprimento vale 60 km, a velocidade máxima permitida é 120 km/h. Supondo que as condições de trânsito sejam favoráveis para que o veículo da empresa ande continuamente na velocidade máxima permitida, qual será o tempo
necessário, em horas, para a realização da entrega?

a) 0,7
b) 1,4
c) 1,5
d) 2,0
e) 3,0
CAROS APRENDIZES,
Voltamos com mais uma questão do ENEM resolvida. Essa questão faz parte do conteúdo de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que compreende as disciplinas de Biologia, Química e Física.
Nessa questão, o assunto é a  física e, dentro dela, o tema é M.R.U., ou seja, Movimento Retilíneo Uniforme. Como a Física utiliza a Ciência da Matemática, e sendo esta uma Ciência Exata, é imprescindível conhecer cálculos e saber absorver o problema, ou seja, interpretar a questão e aplicar fórmulas para sua resolução. O MRU serve para calcular: velocidade, tempo ou distância. Para isso, é necessário obter alguns dados e aplica a fórmula. Mas qual é a Fórmula afinal?
Eis aqui o macete.
Como o MRU sempre fala de velocidade, tempo e distância, vamos sempre lembrar do nome de um carro que já fez muito sucesso e que ainda é procurado por alguns colecionadores. O nome desse carro é CHEVETTE. Veja só, podemos falar simplesmente CHEVETTE ou então usar XVT. Agora é só adicionar os sinais na nossa fórmula → X = V . T.
X será a distância; V será sempre a velocidade e T será o tempo.
Agora é só substituir de acordo com o que a questão nos pede, então vamos a ela!
A empresa precisa fazer uma entrega e para isso passará por dois trechos com distâncias diferentes e velocidades permitidas também diferentes, o que ficaria mais ou menos assim:
enem_elo_imagem
Aconselha-se a fazer uma ilustração do problema para uma melhor compreensão do problema.
Agora vamos a fórmula.
Primeiramente o trecho 1:
CHEVETTE → X V T → X = V . T substituindo:
80 km = 80 km/h . T → o tempo é o que queremos descobrir; logo
80=80.T → 80/80=T  →1=T → no Trecho 1 o tempo será de 1 hora.
Vamos ao segundo trecho:
60 km = 120 km/h . T → aqui, também queremos descobrir o tempo; logo
 60=120.T → 60/120=T → 0,5=T → no Trecho 2, o tempo será de meia hora.
Somando os tempos temos: 1 hora + 0,5 hora, o que nos remete a alternativa C, ou seja 1,5.
Agora eu pergunto: se um carro de Fórmula 1 percorre 420 km em apenas 1 hora e meia, qual a sua velocidade média? E mais, se você desce do seu ponto de ônibus e vai andando até o seu trabalho que fica numa distância de 480 metros, qual a sua velocidade média de caminhada?
É para isso que serve o MRU. Entre no Google Maps, veja as distâncias que você anda, que realiza com a bicicleta, que corre; marque sempre seu tempo no cronômetro e aplique a fórmula para saber seu desempenho!
Abraços e até a próxima!
pablo_enemhttp://www.eloapoio.org.br/elonoticias/caiu-no-enem-questao-72-2012/

Postar um comentário

0 Comentários