Questão 87 - ENEM 2009

Na figura, observa-se uma classificação de regiões da América do Sul segundo o grau de aridez verificado.




Disponível em: http:// www.mutirao.com.br. Acesso em: 5 ago. 2009.

Em relação às regiões marcadas na figura, observa-se que

A) a existência de áreas superáridas, áridas e semiáridas é resultado do processo de desertificação, de intensidade variável, causado pela ação humana.
B) o emprego de modernas técnicas de irrigação possibilitou a expansão da agricultura em determinadas áreas do semiárido, integrando-as ao comércio internacional.
C) o semiárido, por apresentar déficit de precipitação, passou a ser habitado a partir da Idade Moderna, graças ao avanço científico e tecnológico.
D) as áreas com escassez hídrica na América do Sul se restringem às regiões tropicais, onde as médias de temperatura anual são mais altas, justificando a falta de desenvolvimento e os piores indicadores sociais.
E) o mesmo tipo de cobertura vegetal é encontrado nas áreas superáridas, áridas e semiáridas, mas essa cobertura, embora adaptada às condições climáticas, é desprovida de valor econômico.

Comentário: regiões semiáridas não possuem, necessariamente, terras inférteis. Regiões como o sertão nordestino brasileiro e a Patagônia argentina, através de técnicas de irrigação, possuem atualmente uma considerável produção de frutas para a exportação.

Alternativa B.


http://www.da-educa.com/2009/12/ciencias-humanas-e-suas-tecnologias.html

Postar um comentário

0 Comentários