Questão 45 (90) - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - ENEM cancelado 2009

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias



FIGURA 1 - DISPONÍVEL EM HTTP://WWW.NUMABOA.COM


FIGURA 2 - DISPONÍVEL EM
HTTP://WWW.PORACASO.COM


FIGURA 3 - DISPONÍVEL EM
HTTP://WWW. DECODIFICANDOCODIGOS.PBWIKI.COM

FIGURA 4 - DISPONÍVEL EM HTTP://WWW.NUMABOA.COM
Disponível em: http://hupples.com/questoes/1000026/enem-2009-cancelado/questao-135


O homem desenvolveu seus sistemas simbólicos para utilizá-los em situações específicas de interlocução. A necessidade de criar dispositivos que permitissem o diálogo em momentos e/ou lugares distintos levou à adoção universal de alguns desses sistemas. Considerando que a interpretação de textos codificados depende da sintonia e da sincronia entre o emissor e o receptor, pode-se afirmar que a

Aspectos linguísticos / Código e Símbolos (signos visuais)

O homem desenvolveu seus sistemas simbólicos para utilizá-los em situações específicas de interlocução . A necessidade de criar dispositivos que permitissem o diálogo em momentos e / ou lugares distintos levou à adoção universal de alguns desses sistemas . Considerando que a interpretação de textos codificados depende da sincronia entre o emissor e o receptor . "Do universal ao secreto " 




Dicotomia / Diferenças entre a oralidade x escrita
                                              






A linguagem humana pode ter tido origem nos gestos, e não na fala.
    
Fim de noite. Com aquela generosidade que só o chope concede, você anuncia: "Hoje sou eu que pago". O garçom está entregando um prato de fritas no outro lado do salão. Você acena para ele e em seguida sinaliza com a mão no ar, com quem escreve com uma caneta imaginária. O garçom responde com um aceno de cabeça e o polegar para cima e segue rumo ao caixa. Estamos todos entendidos: você acaba de pedir a conta. É um exemplo comum de como os gestos podem substituir a fala. Na história do gênero humano, porém, pode ter acontecido o contrário. No livro Da Mão para a Boca-As Origens da Linguagem, Michael C.Corballis, Professor de psicologia e ciências cognitivas da Universidade Auckland, Nova Zelândia, afirma que o ser humano começou a falar com as mãos, visto que existe a linguagem do surdo e mudo.

Quer uma linguagem mais interativa do que essa?!


Vocês conseguem dar outros exemplos como o citado no texto? Aguardamos sua resposta!

http://julianagouveaportugues.blogspot.com.br/2013/07/aspectos-linguisticos-codigo-e-simbolos.html

Postar um comentário

0 Comentários