Questão 91 - ENEM Cancelado 2009

http://tribarte.blogspot.com.br/2011/04/toda-terca-tem-no-tribarte-questoes-de.html


91 – ENEM 2009

Os melhores críticos da cultura brasileira trataram-na sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas e negras) das europeias ( portuguesa, italiana, alemã, etc.) e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica.
MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura.
São Paulo: Sudameris, 2003

Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é:


A
Rubem Valentim. Disponível: em http://www.ocaixote.com.br
Acesso em: 9 jul 2009
B
Athos Bulcão. Disponível: em http://www.irbr.mre.gov.br
Acesso em: 09 jul 2009
C
Rubens Gerchman. Disponível: emhttp://www.itaucultural.org.br
Acesso em: 06 jul 2009
D
Victor Vassarely. Disponível: emhttp://www.masterworkfineart.com
Acesso em: 05 jul 2009
E
Gougon. Disponível: emhttp://www.ocaixote.com.br
Acesso em: 05 set 2009



Podem-se identificar as características da arte brasileira de origem afro-americana na obra do baiano Rubem Valentim (1922 - 1991). A representação de figuras que lembram os símbolos litúrgicos da umbanda e do candomblé marcam a obra desse artista, que se vale de uma geometria rigorosa para apresentar elementos da cultura afro-brasileira. Isso diferencia sua obra do abstracionismo geométrico das alternativas B e D. A obra mostrada na alternativa C remete a uma arte de caráter urbano, pela representação  de um automóvel e de uma placa de trânsito. Por fim, a obra que aparece na alternativa E explora o mosaico, suporte artístico de origem clássica. 

Resposta: A 

 http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/anglo/2010/enem/02/q91.pdf

Postar um comentário

0 Comentários