No Periodo Permiano, cerca de 250 milhões de anos atrás (250 m.a.a.),
os continentes formavam uma única massa de terra conhecida como Pangéia. O lento e continuo movimento das placas tectônicas resultou na separação das placas, de maneira que já no início do Período Terciário (cerca de 60 m.a.a), diversos continentes se encontravam separados uns dos outros. Uma das consequências dessa separação foi a formação de diferentes regiões biogeográficas, chamadas biomas. Devido ao isolamento reprodutivo, as espécies em cada bioma se diferenciaram por processos evolutivos distintos, novas espécies surgiram, outras se extinguiram, resultando na atual diversidade biológica do nosso planeta. A figura ilustra a deriva dos continentes e as suas posições durante um período de 250 milhões de anos.
RICKLEFS, R. E. A econonia da natureza. Rio de Janeiro, Guanabara Koogan, 2003. (adaptado).
De acordo com o texto, a atual diversidade biológica do planeta é resultado
da similaridade biológica dos biomas de diferentes continentes.
do cruzamento entre espécies de continentes que foram separados.
do isolamento reprodutivo das espécies resultante da separação dos continentes.
da interação entre individuos de uma mesma espécie antes da separação dos continentes.
da taxa de extinções ter sido maior que a de especiações nos últimos 250 milhões de anos.
http://www.guiadacarreira.com.br/simulado-ciencias-natureza-enem-2009/
Comentário:
(A) É impossível falar sobre similaridade biológica entre biomas isolados em continentes diferentes.
(B) A atual diversidade biológica do planeta não resulta mais de cruzamento entre espécies de continentes que foram separados.
(C) Alternativa correta, visto que assim que os continentes começaram a se separar, houve a perda de contato com espécies dos outros continentes isolando-as reprodutivamente.
(D) Houve interação entre indivíduos tanto de mesma espécie quanto de outra, antes da separação dos continentes, porém atualmente não é possível identificar tal interação.
(E) Falar sobre taxa de extinção sendo maior que a de especiações nos últimos 250 milhões de anos, torna-se relativo visto que as espécies deveriam se adaptar às novas condições ambientais (especiação) caso contrário seriam extintas.
http://provas-biologia-enem.blogspot.com.br/2013/08/prova-biologia-enem-2009-fraudada.html





0 Comentários