23 - ENEM 2010 — Ciências Humanas e suas Tecnologias

23
Negro, filho de escrava e fidalgo português, o baiano Luiz Gama fez da lei e das letras suas armas na luta pela liberdade. Foi vendido ilegalmente como escravo pelo seu pai para cobrir dívidas de jogo. Sabendo ler e escrever, aos 18 anos de idade conseguiu provas de que havia nascido livre. Autodidata, advogado sem diploma, fez do direito o seu oficio e transformou-se, em pouco tempo, em proeminente advogado da causa abolicionista.
AZEVEDO, E. O Orfeu de carapinha. In: Revista de História. Ano1, n° 3. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, jan. 2004 (adaptado).

A conquista da liberdade pelos afro-brasileiros na segunda metade do séc. XIX foi resultado de importantes lutas sociais condicionadas historicamente. A biografia de Luiz Gama exemplifica a
a
impossibilidade de ascensão social do negro forro em uma sociedade escravocrata, mesmo sendo alfabetizado.
b
extrema dificuldade de projeção dos intelectuais negros nesse contexto e a utilização do Direito como canal de luta pela liberdade.
c
rigidez de uma sociedade, assentada na escravidão, que inviabilizava os mecanismos de ascensão social.
d
possibilidade de ascensão social, viabilizada pelo apoio das elites dominantes, a um mestiço filho de pai português.

e
troca de favores entre um representante negro e a elite agrária escravista que outorgara o direito advocatício ao mesmo.
 
http://hupples.com/#!/grupo/100004/lista/1000025/questao-23
 


·         Ligue a vontade para celular e fixo em todo Brasil, EUA e Canadá. Aproveite nosso teste grátis de 1h
http://www.telexfree.com/ad/jsarante
 

resolução

A trajetória de Luis Gama, citada no texto, demonstra que, na sociedade escravista do Brasil monárquico, existia a possibilidade de ascender socialmente e conseguir a liberdade, apesar de mostrar a dificuldade sofrida pelos mesmos.  Todavia, apesar de libertos, esses indivíduos não eram integrados à sociedade, e por muitas vezes, sofriam preconceito ou eram marginalizados.

RESPOSTA CORRETA:

B
extrema dificuldade de projeção dos intelectuais negros nesse contexto e a utilização do Direito como canal de luta pela liberdade.
 
http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/23.html

Postar um comentário

0 Comentários