28 - ENEM 2010 — Ciências Humanas e suas Tecnologias


28
Em nosso país queremos substituir o egoísmo pela moral, a honra pela probidade, os usos pelos princípios, as conveniências pelos deveres, a tirania da moda pelo império da razão, o desprezo à desgraça pelo desprezo ao vício, a insolência pelo orgulho, a vaidade pela grandeza de alma, o amor ao dinheiro pelo amor à glória, a boa companhia pelas boas pessoas, a intriga pelo mérito, o espirituoso pelo gênio, o brilho pela verdade, o tédio da volúpia pelo encanto da felicidade, a mesquinharia dos grandes pela grandeza do homem.
HUNT, L Revolução Francesa e Vida Prwada. in: PERROT, M. (Org). História da Vida Privada: da
Revolução Francesa à Primeira Guerra. Vol.4. São Paulo: Companhia das Letras,1991(adaptado).

O discurso de Robespierre, de 5 de fevereiro de 1794, do qual o trecho transcrito é parte, relaciona-se a qual dos grupos político-sociais envolvidos na Revolução Francesa?
a
À alta burguesia, que desejava participar do poder legislativo francês como força política dominante.
b
Ao clero francês, que desejava justiça social e era ligado à alta burguesia.
c
A militares oriundos da pequena e média burguesia, que derrotaram as potências rivais e queriam reorganizar a França internamente.
d
À nobreza esclarecida, que, em função do seu contato com os intelectuais iluministas, desejava extinguir o absolutismo francês.
e
Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.
http://hupples.com/#!/grupo/100004/lista/1000025/questao-28



·         Ligue a vontade para celular e fixo em todo Brasil, EUA e Canadá. Aproveite nosso teste grátis de 1h
http://www.telexfree.com/ad/jsarante

Resolução

A Revolução francesa, apesar de ter sido uma revolução burguesa, era uma revolução dos representantes do terceiro estado que eram formados também pela pequena burguesia, pelos camponeses e pelo baixo clero. Dessa maneira, a Revolução francesa passou por diferentes fases que representavam os interesses dos diferentes grupos do terceiro estado. Assim, o texto cita uma fala de Robespierre, líder jacobino que liderou a fase da revolução conhecida como terror, que representava a pequena burguesia e camadas populares que buscavam por mudanças sociais efetivas. 

RESPOSTA CORRETA:

E
Aos representantes da pequena e média burguesia e das camadas populares, que desejavam justiça social e direitos políticos.

http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/28.html

Postar um comentário

0 Comentários