46 - ENEM 2010 — Ciência da natureza e suas Tecnologias

46
A vacina, o soro e os antibióticos submetem os organismos a processos biológicos diferentes. Pessoas que viajam para regiões em que ocorrem altas incidências de febre amarela, de picadas de cobras peçonhentas e de leptospirose e querem evitar ou tratar problemas de saúde relacionados a essas ocorrências devem seguir determinadas orientações.

Ao procurar um posto de saúde, um viajante deveria ser orientado por um médico a tomar preventivamente ou como medida de tratamento
a
antibiótico contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e vacina contra a leptospirose.
b
vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
c
soro contra o vírus da febre amarela, antibiótico caso seja picado por uma cobra e soro contra toxinas bacterianas.
d
antibiótico ou soro, tanto contra o vírus da febre amarela como para veneno de cobras, e vacina contra a leptospirose.
e
soro antiofídico e antibiótico contra a Leptospira sp e vacina contra a febre amarela caso entre em contato com o vírus causador da doença.
http://hupples.com/#!/grupo/100004/lista/1000025/questao-46





·         Ligue a vontade para celular e fixo em todo Brasil, EUA e Canadá. Aproveite nosso teste grátis de 1h
http://www.telexfree.com/ad/jsarante

Resolução

A febre amarela é provocada por um vírus e a prevenção dessa doença é através de vacina, inclusive as pessoas que viajam para locais onde existe risco de febre amarela são obrigadas a tomar a vacina, com caráter preventivo. Picadas de cobra são tratadas com soro antiofídico (caráter curativo). A leptospirose é causada por uma bactéria do gênero Leptospira encontrada principalmente em urinas de roedores, e no tratamento dessa doença empregam-se antibióticos, também em caráter curativo.

RESPOSTA CORRETA:

B
 
vacina contra o vírus da febre amarela, soro antiofídico caso seja picado por uma cobra e antibiótico caso entre em contato com a Leptospira sp.
http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/46.html




Postar um comentário

0 Comentários