Questão 64 - Caderno Azul
Uma das etapas do tratamento da água é a desinfecção, sendo a cloração o método mais empregado. Esse método consiste na dissolução do gás cloro numa solução sob pressão e sua aplicação na água a ser desinfectada. As equações das reações químicas envolvidas são:
A ação desinfetante é controlada pelo ácido hipocloroso, que possui um potencial de desinfecção cerca de 80 vezes superior ao ânion hipoclorito. O pH do meio é importante, porque influencia na extensão com que o ácido hipocloroso se ioniza. Para que a desinfecção seja mais efetiva, o pH da água a ser tratada deve estar mais próximo de
a) 0.
b) 5.
c) 7.
d) 9.
e) 14.
Comentários:
Conforme mencionado no texto a ação desinfetante se deve ao ácido hipocloroso.
Conforme as equações 1 e 2 de equilíbrio, identificamos algumas informações, como:
Na equação 1 fica evidenciada de que, se aumentarmos muito a acidez ocorrerá o deslocamento para a esquerda com o favorecimento de formação de Cl2 e a de composição do ácido hipocloroso.
Já no equilíbrio 2 podemos verificar um deslocamento para a esquerda ou seja, no sentido de formação do HClO, quando submetemos a reação a um meio ácido, logo, vamos julgar as possíveis respostas:
Em um pH extremamente ácido pH=0, ocorrerá um deslocamento até do equilíbrio 1 para a esquerda, deslocamento este que não é favorável, pois irá formar o gás cloro.
Em um pH em torno de 5, favorece o equilíbrio 2, ou seja, o equilíbrio favorável a formação do ácido hipocloroso. E o equilíbrio 1 sofrerá pouca alteração.
http://quimicaensinada.blogspot.com.br/2013/10/enem-2013-questoes-de-quimica-comentadas.html







0 Comentários