Análise da Redação do Enem PPL 2014 – “Rolezinhos” infoENEM



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) possui uma versão para pessoas privadas de liberdade – o Enem PPL – destinado a pessoas que cumprem penas em presídios. Neste ano, o Enem PPL foiaplicado nos dias 9 e 10 de dezembro para 38,1 mil candidatos, além dos participantes da cidade de Escada, localizada na Zona da Mata pernambucana, que não puderam finalizar o Enem devido a uma queda de energia no prédio onde estavam fazendo a prova.

O Enem PPL é estruturalmente idêntico ao Enem, apenas destinado a um público exclusivo – jovens e adultos que cumprem medidas socioedutivas e penas – e, portanto, no segundo dia do exame há a proposta de redação e, neste ano, o tema foi “O que o fenômeno social dos ‘rolezinhos’ representa?”.
Infelizmente não foi divulgada a proposta de redação completa, com todos os textos motivadores da coletânea, mas o Jornal do Comércio publicou parte da prova. Aliás, para quem tiver interesse em ler as provas do Enem PPL e fazê-las como forma de estudo e preparação para o Enem 2015, o Portal EBCdisponibiliza os exames anteriores e seus respectivos gabaritos.
Voltando à proposta de redação do Enem PPL 2014, pensamos ser interessante este tema por algumas razões.
O Enem PPL 2014 trouxe um tema bastante recente, já que os rolezinhos estiveram em pauta desde o fim de 2013 e até foi assunto nesta coluna, no texto Redação e “Rolezinhos”, já que gerou uma enorme repercussão e discussão em todo o país, envolvendo várias esferas da sociedade brasileira.
Outro motivo que o deixa interessante no Enem PPL 2014 é que os criadores e os frequentadores dos “rolezinhos” foram alvos de preconceitos por parte da mídia e da população, assim como acontece com os jovens e adultos que cumprem penas criminais, visto a dificuldade que o Brasil tem de reeducá-los e de reinseri-los na sociedade; muitos não conseguem colocações no mercado de trabalho, por exemplo.
Obviamente podíamos discutir todas as causas e consequências destes problemas sociais, mas infelizmente o espaço é pequeno e, por isso, vamos nos atentar à análise da proposta de redação do Enem PPL 2014.
primeiro texto motivador da coletânea conta a origem dos “rolezinhos” e mostra a importância para o jovem de conhecer um ídolo, seja ele um “famosinho” da rede social ou um MC (mestre de cerimônias do funk). Deste modo, este primeiro texto motivador situa o candidato acerca do tema.
Já o segundo texto motivador é uma charge que retrata a atuação dos shoppings ao barrar jovens humildes em suas dependências, pois o cartunista mostra um segurança pedindo a dois meninos a carteira de identidade e um extrato bancário a fim de analisar se permite ou não a sua entrada.
Esta charge é, claramente, uma crítica ao comportamento dos empresários do comércio frente aos “rolezinhos”, já que os proibiu e apenas permitiu a entrada de jovens de determinada classe social e, possivelmente, de determinada etnia.
Por fim, segundo Margarida Azevedo, jornalista que assina a coluna do Jornal Comércio, o terceiro texto motivador da coletânea era do site Geledés Instituto da Mulher Negra e abordava as atitudes dos MCs e as relacionava com o funk ostentação e, consequentemente, com o consumismo e a exaltação do luxo.
Assim, diante deste cenário, o candidato deveria dizer o que o fenômeno dos “rolezinhos” representa ou representou na sociedade brasileira e responder a questões cruciais, como por exemplo, como isto iniciou, por que teve tanta repercussão, o que estava em jogo, por que incomodou tanto etc.
Aspectos como inclusão social por meio do consumo, influência do estilo musical e dos ídolos, direito de ir e vir, direito ao lazer que é tão pobre nas periferias do Brasil poderiam e deveriam ser tratados pelos candidatos ao Enem PPl 2014.
Os participantes poderiam colocar-se contra os “rolezinhos”? Possivelmente, mas estes deveriam atentar-se à charge que crítica a postura dos shoppings que, de uma certa maneira, segregaram os jovens que iam aos encontros e, para tanto, deveriam derrubar este argumento e construir um contra-argumento, provando que não houve discriminação, por exemplo.
No entanto, isto é difícil, já que o recorte temático da proposta partia para uma abordagem mais crítica em relação à segregação social e étnica promovida por parte dos comerciantes e por parte da mídia.
Assim sendo, é um tema atual, de ampla repercussão e que merecia um tratamento em um vestibular ou exame como o Enem, já que suscita discussões acerca de inclusão social, segregação, falta de oportunidades de lazer, consumismo e ostentação, tão presente na sociedade capitalista em que vivemos.


*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e Redação. Foi corretora de redação em em importantes universidades públicas. Além disso, também participou de avaliações e produções de vários materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da Educação (MEC).
**Camila também é colunista semanal sobre redação do infoEnem. Um orgulho para nosso portal e um presente para nossos milhares de leitores! Seus artigos serão publicados todas às quintas-feiras, não percam!

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    Artigo Original: Análise da Redação do Enem PPL 2014 – “Rolezinhos” Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
Posted: 18 Dec 2014 06:18 AM PST
A Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira) é uma das instituições públicas nordestinas que oferece vagas no ensino superior dos estados da Bahia (São Francisco do Conde) e Ceará (Redenção e Acarape).
Todos os seus postos são preenchidos via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No primeiro processo seletivo de 2014 do sistema, a instituição ofertou 294 vagas para seus campi, sendo que metade delas foram destinadas para ampla concorrência.
Confira na tabela abaixo todas as notas de corte desta modalidade nos cursos oferecidos pela Unilab no Sisu 2014, lembrando que o ponto de corte equivale a nota obtida pelo candidato aprovado na última colocação para um determinado curso.
 
Notas de Corte Unilab – Sisu 2014 – Ampla Concorrência
CampusTurnoCursoAmpla Concorrência
Redenção – CEIntegralAdministração Pública639,1
Redenção – CEIntegralAgronomia623,3
Redenção – CEIntegralCiências da Natureza e Matemática623,99
Redenção – CEIntegralEnfermagem666,47
Redenção – CEIntegralEng. de Energias666,3
São Francisco do CondeNoturnoHumanidades608,26
Redenção – CENoturnoHumanidades631,06
São Francisco do CondeNoturnoLetras – L. Portuguesa594,46
Redenção – CENoturnoLetras – L. Portuguesa650,24
Fonte: Efivest

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