Resultado Enem 2014 Liberado Para Consulta

 

Nesta terça-feira (13) o resultado do Enem 2014 será liberado pelo Ministério da Educação (MEC) e nós, do Portal InfoEnem, estamos tão ansiosos como vocês, e de prontidão, vamos acompanhá-los em mais esse momento auxiliando todos os candidatos que participaram dessa edição do Exame a acessar e entender a nota de suas provas.

Sobre as Notas do Enem 2014

A pontuação é disponibilizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais) através de cinco notas, referentes a cada caderno de prova, sendo:
  • Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias;
  • Ciências Naturais e Suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e Suas Tecnologias;
  • Matemática e Suas Tecnologias;
  • Redação.
Quanto a redação, ainda não é possível ter a vista da folha definitiva com os comentários pedagógicos da correção. Nesse momento, a única informação disponível é a nota, igualmente aos outros cadernos de prova. A vista da redação costuma ser disponibilizada para consulta apenas em fevereiro, no mesmo site dos resultados. Dessa forma, o aluno deve se manter atualizado para, a partir da data, acessar novamente o site. O Portal InfoEnem trará a informação quando a vista for liberada.

Sobre o Certificado do Ensino Médio

Com a pontuação divulgada hoje, já será possível que os candidatos que buscam a certificação do Ensino Médio saberem se conseguiram ou não, dependendo de suas notas em cada caderno e na redação. Para saber qual a quantidade mínima de pontos necessária em cada caderno para obter o certificado, acesse nosso explicativo.

Sobre a utilização das notas no Sisu e no Prouni

Já para os candidatos que almejam uma vaga no Ensino Superior, o desempenho é apenas informativo. Apesar de poder ter acesso às notas de corte das universidades e cursos dos anos anteriores, não é possível, apenas com a pontuação, garantir se o candidato “passou” ou não. A disputa pela vaga começará na próxima segunda-feira (19). Através da nota do Enem, os candidatos poderão participar do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) para concorrer a uma vaga em uma universidade pública, e/ou participar do ProUni (Programa Universidade para Todos) para concorrer a uma bolsa de estudos em uma universidade participar.
Para cada caderno de prova, é dada uma nota entre zero e mil, lembrando que, na prática, o único caderno que realmente tem a pontuação 1000 como máxima é o de redação, devido à TRI (Teoria de Resposta ao Item). Para saber sua média, basta fazer a média aritmética das cinco notas, ou seja, somá-las e dividir a soma por cinco.
Entretanto, essa média também é apenas informativa, já que cada universidade pode atribuir “pesos” diferentes para cada caderno. Dessa forma, será feita a média ponderada e sua nota será diferente. Para todas essas informações, é preciso aguardar que os sistemas SiSU e ProUni estejam abertos. Portanto, mantenham a calma e não estranhem caso lá sua nota final seja diferente (para maior ou menor) à média aritmética que você calculou.
 

Como acessar seu Resultado no Enem 2014

Tendo feito essas ressalvas, vamos falar sobre o acesso à nota. Os resultados do Enem 2014 podem ser obtidos no site do Inep.
Ao acessar a opção de resultado, selecione o ano 2014 e informe seu CPF e senha cadastrada na inscrição. Caso tenha esquecido sua senha, veja aqui como recuperá-la.
E você, como foi? O resultado te surpreendeu positiva ou negativamente? Compartilhe conosco nos comentários. Torcemos por você e continuamos no aguardo pois, em breve, os sistemas SiSU e ProUni estarão abertos para a disputa à tão sonhada vaga no Ensino Superior.

Portal infoEnem prepara Apostilas para o Enem 2015

    Artigo Original: Resultado Enem 2014 Liberado Para Consulta Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post Resultado Enem 2014 Liberado Para Consulta apareceu primeiro em .

Postar um comentário

0 Comentários