Dicas de Leitura Enem 2015: Nordeste, Genética e Índios



Cansado dos livros e das listas de exercícios? Então faça um descanso sem culpa e venha conferir nossas dicas de hoje! O objetivo aqui é você ler notícias e artigos sobre assuntos que estão em pauta no momento e que podem ser abordados no Enem 2015. Procure fazer uma leitura crítica e relacionar o texto com algumas disciplinas estudadas. Vamos lá?

Importância econômica do Nordeste

No final de 2014 houve a eleição presidencial. Passados alguns meses, ainda há um conflito ideológico muito forte ocorrendo na sociedade brasileira, podendo ser bem observado principalmente nas redes sociais. Podemos polarizar esse conflito nomeando os dois candidatos que se enfrentaram no segundo turno: Dilma e Aécio. Dentre muitos fatos ocorridos nesse cenário, um que chamou bastante atenção foi a divulgação de que a região Nordeste havia sido a maior responsável pela eleição da presidenta Dilma. Muitos comentários xenofóbicos foram proferidos utilizando de grandes falácias como a de as regiões Sul e Sudeste sustentam economicamente o restante do Brasil. Nesse artigo do blogue Café com Sociologia, essa questão foi discutida envolvendo aspectos sociais, históricos, econômicos e políticos. Vale a pena conferir e aproveitar o tema para estudar os ciclos econômicos brasileiros na disciplina de História do Brasil.

Projeto Genoma Humano

No início do milênio, ouvimos muito falar sobre o Projeto Genoma Humano e parecíamos viver uma revolução genética. Há muitos estudos e promessas na área genética mas muitas não estão acontecendo. Vale lembrar também que muitas descobertas científicas são “barradas” ou difíceis de serem comunicadas à sociedade. Essa barreira pode ser por questões éticas ou religiosas. De qualquer forma, aRevista Superinteressante tratou desse assunto nesta reportagem, mostrando as principais promessas feitas pela ciência e que ainda não foram cumpridas, assim como descobertas já obtidas e estudos que ainda estão em andamento. Leitura bacana e muito interessante já que biotecnologia e bioética têm sido assuntos em alta no Enem!

Luta dos Povos Indígenas

Você sabia que existe o dia nacional da luta dos povos indígenas? É em 7 de fevereiro e o Guia do Estudante fez uma matéria especial sobre a data! Nesta matéria você encontra uma explicação sobre a história dos indígenas na colonização portuguesa, os direitos adquiridos até hoje e as principais lutas por direitos que ainda estão em pauta, como cotas em universidades e a demarcação de território que vem sido discutida na PEC 2015. Se informe sobre a causa e busque relacioná-las com os direitos humanos.
Boa leitura e até a próxima indicação!

Veja a Data de Lançamento das Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Dicas de Leitura Enem 2015: Nordeste, Genética e Índios Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
Posted: 16 Feb 2015 04:30 AM PST
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou nota, na última terça-feira, 10 de fevereiro, sobre aderir ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) de forma parcial e gradual para utilização do Enem Nacional do Ensino Médio (Enem) como processo seletivo.
A discussão foi iniciada em julho de 2014, através de eventos e reuniões. O pró-reitor de graduação, Julian Borba, explica:
“Feita a discussão e dependendo da deliberação, poderá haver a adesão ao Sisu em 2016. A gradualidade propõe que sejam feitas avaliações anuais e, a partir daí, são feitas definições do percentual do ano seguinte, podendo chegar a 100%”.
O Grupo de Trabalho (GT) sobre Avaliação de Novas Modalidades de Ingresso na Universidade apurou informações relacionadas ao perfil do ingressante da UFSC através do Vestibular e constatou que cerca de 70% dos candidatos são de Santa Catarina, enquanto os demais estão distribuídos principalmente entre os estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, que são os mais próximos. A adesão ao Enem traria para a universidade estudantes de estados mais distantes, aumentando a heterogeneidade dos graduandos.
Caso a adesão ao Sisu seja aprovada, a universidade terá autonomia para definir a quantidade de vagas e notas mínimas para provas do Enem para cada curso. “Basicamente, o que a Câmara indicou no relatório é que, como seria gradual e parcial, que fosse com no mínimo 30% das vagas de cada curso, sendo consultados os cursos que desejarem maior porcentagem de vagas para o Sisu”, informa Borba.
Assim que a instituição divulgar uma posição oficial sobre a adesão ou não do Sisu / Enem, publicaremos em primeira mão aqui!
 
Fonte: noticias.ufsc.br

Veja a Data de Lançamento das Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: UFSC Estuda Adesão ao Sisu e Enem Para 2016 Baixe gratuitamente o e-Book:Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post UFSC Estuda Adesão ao Sisu e Enem Para 2016 apareceu primeiro em .

Postar um comentário

0 Comentários