Lançamento da Apostila Redação Enem 2015 Será Amanhã | infoEnem


Lançamento da Apostila Redação Enem 2015 Será Amanhã




Conforme divulgado na semana passada aqui no Portal infoEnem, amanhã, 24 de fevereiro, faremos o lançamento oficial da Apostila de Redação do Enem 2015.

Para quem ainda não conhece, o material trará mais de 100 páginas com todas as orientações necessárias para lhe dar uma base sólida para praticar durante o ano todo e produzir uma ótima redação na prova textual. Pode ser considerada, sem dúvidas, um guia completo para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio.

Para que entenda melhor a proposta desta Apostila, segue abaixo um trecho do capítulo cujo assunto explicado é a dissertação argumentativa, o tipo textual da redação do Enem.


4.2 O que é um texto dissertativo-argumentativo?

O texto dissertativo-argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.


Seu objetivo é, em última análise, convencer ou tentar convencer o leitor mediante a apresentação de razões, em face da evidência de provas e à luz de um raciocínio coerente e consistente e é esse tipo textual que a proposta de redação do ENEM pede.

O texto atenderá às exigências de elaboração de um texto dissertativo-argumentativo se combinar dois princípios de estruturação:
apresentar uma tese, desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fecho à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo.


utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.

Ainda tem mais. Com esta mesma linguagem didática e objetiva, o material ainda aborda:
As competências exigidas na redação e como cumpri-las;
Tudo sobre a correção (incluindo esclarecimentos sobre regras e critérios);
A estrutura de uma dissertação argumentativa e como desenvolver cada uma de suas partes;
Análise dos temas que apareceram em todas as 17 edições do Enem;
Dúvidas gerais e dicas de preparação.

Por fim, lembramos ainda que a principal colaboradora na produção da nossa Apostila de Redação é a professora Camila Dalla Pozza, formada pela UNICAMP. Além de colunista do infoEnem, Camila tem vasta experiência ministrando aulas e corrigindo redações de grandes vestibulares.

O resultado desta combinação não poderia ser outro: um material de primeira qualidade! Fique ligado que o lançamento será amanhã em nosso Portal!








Posted: 23 Feb 2015 06:48 AM PST


Nesta segunda-feira (23), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU – MG) abriu o prazo de inscrições para o Vestibular 2015/2, que preencherá 1.611 vagas em 44 cursos com início no segundo semestre.

Para realizar inscrição, o participante deve acessar o endereço eletrônico da Prograd (Pró-Reitoria de Graduação) e preencher formulário online, até a data de 9 de março. A taxa de inscrição tem valor de R$ 105,00 e seu pagamento deverá ser feito na rede bancária até o dia 10 de março. Há possibilidade de solicitação de isenção da taxa para candidatos de baixa renda.

A avaliação e seleção dos candidatos ocorrerá em duas fases. A primeira consiste em provas que estão marcadas para os dias 18 e 19 de abril e serão aplicadas nos municípios de Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP) e em Minas Gerais nas cidades de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas, e Uberlândia. Nesta etapa os candidatos responderão questões de todas as disciplinas básicas, inclusive língua estrangeira.

Já a segunda fase trará quatro questões discursivas mais a redação, tendo data prevista para os dias 9 e 10 de maio, com duração de 5 horas. Este estágio ocorrerá nos campi da UFU de Ituiutaba, Monte Carmelo, Patos de Minas e Uberlândia.

O gabarito preliminar da segunda fase deve ser disponibilizado para consulta em 18 de maio, enquanto o resultado final tem divulgação marcada para 6 de julho.

A UFU não utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no seu processo seletivo com entrada no meio do ano. Para o primeiro semestre, entretanto, a instituição utilizou o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que aproveita o exame como critério de classificação de novos candidatos.





Postar um comentário

0 Comentários