Teste seu Inglês – Questão das Apostilas para o Enem 2015


Recentemente, discutimos aqui sobre a decisão dos vestibulandos sobre a língua estrangeira a ser escolhida para a prova do Enem 2015. Apesar de serem apenas 5, as questões de idiomas podem ser fundamentais para aumentar sua nota no caderno de Linguagens. A escolha entre Inglês e Espanhol é feita apenas na inscrição do Enem que costuma acontecer no final do primeiro semestre do ano. Entretanto, para alcançar um resultado positivo, é importante fazer sua escolha logo e começar a estudar já!

Para ajudar nesse processo, selecionamos uma questão de inglês retirada das nossas Apostilas para o Enem 2015 para você treinar. Recomendados que você leia com atenção, tente traduzir e resolver sozinho, sem consulta ao dicionário ou à internet.
Na sequência, confira abaixo a resolução e os comentários explicativos do professor Vitor Muller Junior, graduado em Letras, professor de inglês de ensino médio e cursinhos pré-vestibulares e proprietário, coordenador e professor da escola de idiomas NORTHWAY INSTITUTE LTDA.
Enem 2014 – Opção Inglês – Questão 92
If You Can’t Master English, Try Globish
PARIS — It happens all the time: during an airport delay the man to the left, a Korean perhaps, starts talking to the man opposite, who might be Colombian, and soon they are chatting away in what seems to be English. But the native English speaker sitting between them cannot understand a word.
They don’t know it, but the Korean and the Colombian are speaking Globish, the latest addition to the 6,800 languages that are said to be spoken across the world. Not that its inventor, Jean-Paul Nerrière, considers it a proper language.
“It is not a language, it is a tool,” he says. “A language is the vehicle of a culture. Globish doesn’t want to be that at all. It is a means of communication.”
Nerrière doesn’t see Globish in the same light as utopian efforts such as Kosmos, Volapuk, Novial or staunch Esperanto. Nor should it be confused with barbaric Algol (for Algorithmic language). It is a sort of English lite: a means of simplifying the language and giving it rules so it can be understood by all.
BLUME, M. Disponível em: www.nytimes.com. Acesso em: 28 out. 2013 (fragmento).
Considerando as ideias apresentadas no texto, o Globish (Global English) é uma variedade da língua inglesa que
a) tem status de língua por refletir uma cultura global.
b) facilita o entendimento entre o falante nativo e o não nativo.
c) tem as mesmas características de projetos utópicos como o esperanto.
d) altera a estrutura do idioma para possibilitar a comunicação internacional.
e) apresenta padrões de fala idênticos aos da variedade usada pelos falantes nativos.

RESOLUÇÃO E COMENTÁRIOS
Alternativa D
Agora no seu papel de motivador à comunicação global, o Enem traz à tona o Globish. Um passo à frente do “International English”, o Globish trata de ser uma versão ainda mais simplória do inglês que o próprio “International English”.
Seu criador – Jean-Paul Nerrière – diz não se tratar de um idioma, mas uma simplificação do inglês com regras acessíveis que pode ser compreendida por todos.
Questão de interpretação simples, porém com vocabulário um pouco mais exigente.
Vocabulário chave:
  • Means of communicaton – meio de comunicação
  • A means of symplifying the language – um meio de simplificar o idioma
  • Giving it rules so it can be understood by all – dando regras que podem ser entendidas por todos.
Sobreposição Texto/Resposta
A means of symplifying the language and giving it rules so it can be understood by all.
Altera a estrutura do idioma para possibilitar a comunicação internacional.
Para conferir mais resoluções como essa e continuar treinando, conheça nossas Apostilas para o Enem 2015.

Veja a Data de Lançamento das Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Teste seu Inglês – Questão das Apostilas para o Enem 2015 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
Posted: 18 Feb 2015 05:00 AM PST
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) cresce ano a ano, sendo que cada vez mais instituições de ensino superior vem aderindo ao exame como forma de seleção de candidatos, especialmente por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Mas nem todos são a favor deste modelo. De acordo com o site da Agência Senado, um projeto de lei que visa limitar o a oferta de vagas pelo Enem já esta em andamento.
O responsável pelo projeto, Senador Cássio Cunha, pretende restringir a uma porcentagem máxima de60% as vagas de qualquer instituição que poderiam ser preenchidas via exame nacional. O restante das oportunidades seria ocupado pelo próprio vestibular tradicional das instituições. De acordo a matéria, a intenção é “garantir a sobrevivência de processos seletivos próprios, com valorização da realidade regional e das peculiaridades de cada curso”.
O senador explica que, por mais que o Enem seja de extrema importância para os estudantes, tem se tornado cada vez mais seletivo com questões elaboradas e de nível de dificuldade muito elevado.
A proposta apresenta um projeto chamado Banco de Avaliação, que consistiria num sistema de avaliação seriada, sendo aplicado nos três anos do ensino médio através de testes unificados do estado e que também levaria em consideração o desempenho no Enem. Cássio ainda esclarece que o sistema não seria obrigatório e poderia ser aderido por instituições públicas ou privadas, através de um convênio.
O Projeto está sendo avaliado pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), devendo posteriormente passar pelo crivo da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
 
Fonte: Agência Senado

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    Artigo Original: Projeto de Lei limita Vagas em Universidades Via Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015

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