Aprenda Como Elaborar Sua Dissertação Argumentativa



Não sabe como começar sua dissertação argumentativa? Começou, mas travou no desenvolvimento? Não consegue concluir sua redação? Veja como solucionar o problema neste artigo.
Percebo que grande parte dos alunos tem as mesmas dificuldades quando se trata de uma dissertação argumentativa: não sabem como começar, travam no meio do desenvolvimento e se perdem na conclusão. Com intuito de sanar essas dificuldades, criei um “esqueleto” de redação que, se feito previamente e seguido, ajuda o aluno a manter uma sequência lógica das ideias.
Vejamos:
Tema: A exploração sexual infantil no mundo virtual.

Esqueleto
O que é? Como isso ocorre? ( Faça a pergunta se referindo ao tema e dê, por escrito, uma resposta)
Exemplo: A exploração sexual infantil no mundo virtual é o abuso sexual feito pela internet, geralmente através de redes sociais. Isso ocorre devido ao avanço tecnológico e a facilidade de acesso que as crianças possuem a esses meios de comunicação.
Depois, apresente 2 ou 3 argumentos ( opiniões impessoais) sobre o tema:
  • Argumento 1 : as crianças e adolescentes estão passando muito tempo conectadas na internet.
  • Argumento 2: os pais não tem controle sobre o que os filhos fazem no mundo virtual.
  • Argumento 3: as fotos, selfies, podem ser um prato cheio para os pedófilos de plantão.
Conclusão: apresente soluções para esse problema. Exemplo: os pais vistoriarem sempre o que os filhos fazem na internet, conversar abertamente com as crianças sobre os riscos de fotografias expostas na rede e ressaltar o velho ditado: nunca converse com estranhos ( mesmo se ele disser ter a mesma idade sua).
Feito isso, o seu esqueleto está pronto e agora é hora de dar um corpo a ele! Você o seguirá para fazer sua redação. No primeiro parágrafo, de introdução, você deve levar em consideração as respostas dadas às perguntas do esqueleto, pode até mesmo copiar essa resposta e introduzir nela os dois ou três argumentos.
Exemplo:
A exploração sexual infantil no mundo virtual é o abuso sexual feito pela internet, geralmente através de redes sociais. Isso ocorre devido ao avanço tecnológico e a facilidade de acesso que as crianças possuem a esses meios de comunicação. Nessa era digital em que qualquer aparelho de celular vira um mini computador de mão e que a internet já é para todos, as crianças e adolescentes passam praticamente o tempo todo conectados, os pais, quase sempre, não têm controle sobre o que os filhos fazem no mundo virtual e essa onda de “selfies” aumenta ainda mais o risco, sendo um prato cheio para os pedófilos de plantão que adoram as fotos postadas nas redes em tempo real.
Pronto! O seu parágrafo de introdução já está estruturado! Note que inserimos nele os 3 argumentos, esses três argumentos serão a base para o desenvolvimento de sua redação. Seguindo a ordem, faça um parágrafo discorrendo sobre cada um dos argumentos citados na introdução ( aqueles do esqueleto, que inserimos na introdução). Se são três argumentos, o seu desenvolvimento terá 3 parágrafos, entendido?
Por fim, faça a sua conclusão apresentando soluções para a resolução do problema, veja no seu esqueleto quais foram as soluções que você colocou. Não esqueça de fazer referências ao que foi citado na introdução. Exemplo:
Portanto, para combater a exploração sexual no mundo virtual é preciso que os pais…
Lembre-se que isso não é uma receita de bolo, é apenas um método para ajudar àqueles que têm muita dificuldade nessa modalidade de redação. Seguindo o esqueleto diminuem-se os risco de fugir do tema e de travar no meio da escrita. Espero ter contribuído com vocês! Na próxima matéria escreverei sobre o uso da vírgula!


Nossos agradecimentos a Marcia Bezerra, autora deste esclarecedor artigo e professora de Redação na rede pública de Goiânia/GO.

Veja a Data de Lançamento das Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Aprenda Como Elaborar Sua Dissertação Argumentativa Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
Posted: 09 Feb 2015 06:13 AM PST
O governo pretende criar um ambiente virtual onde os estudantes poderão consultar e se candidatar para vagas em instituições de ensino superior (IES) privadas que adotam o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Segundo declaração dada pelo ministro da educação Cid Gomes, a ferramenta funcionará de forma semelhante ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que seleciona estudantes duas vezes por ano através de uma página na internet, utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de seleção:
Para o futuro, e eu vou conversar com o setor de forma mais objetiva, estamos estudando fazer um modelo parecido com o que a gente já faz no Sisu e no ProUni (programa federal que dá bolsas em faculdades privadas). As instituições se cadastram, oferecem suas matrículas, suas vagas e abrimos um processo público de seleção em que o critério será a melhor nota do Enem.
Atualmente o aluno que deseja utilizar o Fies deve primeiramente ser aprovado na IES para depois acessar a página do fundo e efetuar a inscrição / solicitação de financiamento. É possível fazer o requerimento em qualquer época do curso, sendo que recentemente foram alteradas as regras, passando a ser exigido um desempenho mínimo no exame (leia e entenda).
Questionado sobre uma prazo para a implantação deste sistema, o ministro informou que está avaliando a demanda de tempo e que ainda não há uma previsão exata para isso, porém garantiu que fará o que estiver ao seu alcance para que o novo sistema do Fies seja colocado em prática o quanto antes.

Veja a Data de Lançamento das Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: MEC Pretende Criar Ambiente Virtual Para Vagas do Fies Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015

Postar um comentário

0 Comentários