Como trabalhar a atenção e a concentração para o Enem 2015

 Resultado de imagem para infoenem
Além do conhecimento prévio de todo o conteúdo programático cobrado em sua prova, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) também exige dos candidatos muita atenção e concentração, além de resistência para manter o alto nível dessas capacidades durante 4 a 5 horas de prova.
E a pouco mais de dois meses da edição de 2014 do Enem, este é o momento ideal para aperfeiçoá-las com mais intensidade e chegar 100% preparado para as provas dos dias 8 e 9 de novembro. Na matéria de hoje explicaremos resumidamente cada uma delas e também mostraremos estratégias para trabalhá-las.

Atenção
Recebemos estímulos de diferentes formas o tempo todo, de todos os lados. A atenção nada mais é do que o processo cognitivo no qual procuramos selecionar aqueles que nos interessam e são necessários para a atividade que nos propomos a fazer naquele determinado momento. Um exemplo típico é quando estamos lendo em um ambiente com barulho e ruídos, que desviam parte da nossa atenção, atrapalhando a leitura. Quanto maior a o nível de atenção de uma pessoa, mais blindada ela estará a estímulos que podem atrapalhar a atividade que está realizando.
Concentração
Os conceitos de concentração e atenção estão intimamente ligados, o que leva muitos ao erro de achar que possuem o mesmo significado. Ao passo que atenção diz respeito a capacidade da sua mente de lidar e filtrar estímulos externos, a concentração está diretamente relacionada com o controle de seus pensamentos durante a prática de alguma ação. Podemos afirmar que a concentração é a busca de sua mente em focar seus pensamentos na tarefa a ser realizada.

Como aperfeiçoá-las?

Se você tem dificuldades para atingir bons níveis de atenção e concentração ou para mantê-los, saiba que não é o único e que há várias formas de treiná-las. A palavra-chave aqui é prática. Abaixo listamos algumas das atividades que certamente irão ajudar você a implementar tais capacidades, fundamentais para quem quer mandar bem no exame.
  • atividade física / esportes
  • leitura / escrita
  • Simulados / provas anteriores
Certamente algumas delas você já realiza, como por exemplo a leitura e escrita. Mas saiba que a atividades como a prática de alguma modalidade esportiva ou qualquer outra atividade física complementa muito bem o estímulo a atenção e concentração, especialmente porque também trabalha a resistência física para mantê-las em condições de esforço e desgaste.
Já esta estratégia se encaixa praticamente em qualquer estratégia de preparação para um prova como a do Enem, a realização de simulados e edições antigas. Através dela, além de aperfeiçoar as capacidades em questão, você irá sentir na pele o quanto são exigidas durante o exame. Para praticar você pode baixar todas as provas do Enem a partir de 2009 nesta página. Para obter todas estas questões resolvidas e comentadas, adquira nossas Apostilas para o Enem 2014.
Pratique bastante e continue ligado em nosso portal, pois em breve falaremos sobre a pior inimiga da atenção / concentração, a ansiedade.
Até a próxima!

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: Como trabalhar a atenção e a concentração para o Enem 2014 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014

Algum tempo após anunciar a adesão integral ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – que utiliza as notas do Enem como critério único para aprovação de novos estudantes – a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) voltou atrás de sua decisão, que seria válida já para o Vestibular 2015.
Com a nova medida o preenchimento das vagas do próximo ano será feito de duas formas, sendo que 40% dos seus alunos serão selecionados através do Processo Seletivo Vocacionado Integrado (PSVI), enquanto os outros 60% serão aprovados através do sistema do Ministério da Educação (MEC), o Sisu.
A decisão foi tomada na última quarta-feira (27), em reunião extraordinária organizada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe). A forma de seleção mista foi aprovada por 15 votos a favor, 2 abstenções e nenhum voto contra.
Vale esclarecer que esta alteração nos critérios de seleção da UERN foi tomada após recomendaçãodo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), feita há algumas semanas. Na oportunidade, o MP justificou a solicitação pelo fato do Consepe ter anunciado a adesão integral ao Sisu no final do prazo de inscrições para o Enem 2014, prejudicando aqueles que não haviam se inscrito no exame e planejavam ingressar na instituição.
A decisão, entretanto, não agradou a todos. “Abstive-me de votar pelo sistema misto porque entendo que os alunos já estão acostumados com o ENEM e também porque, com essa nova forma, a UERN vai perder recursos”, afirmou um estudante que participou da reunião.
O MEC estimula a adesão ao Sisu aumentando as verbas para universidades que aderem ao sistema. Com o processo seletivo misto, a UERN receberá 300 mil reais a menos do que receberia se tivesse mantido a adesão integral ao sistema, que deve ocorre somente no ano de 2016.
Para o reitor da universidade, Pedro Fernandes, a decisão do Consepe seguindo a recomendação do Ministério Público não feriu a autonomia da instituição. “A UERN tem insistido no diálogo com todas as instâncias”, explicou.

Postar um comentário

0 Comentários