Conheça e Entenda as Unidades de medida

 Resultado de imagem para infoenem
Uma das coisas que mais confunde estudantes e pode ser utilizada como “pegadinha” em questões são as unidades de medida. A unidade de medida caracteriza uma determinada grandeza que pode ser escalar ou vetorial. Se você não lembra a diferença entre grandezas escalares e vetoriais, recorde lendo este artigo.
Muitas vezes, no dia a dia, utilizamos grandezas sem citar a unidade de medida, pois alguma unidade em específico já é corriqueira naquela situação. Por exemplo:
– Qual a sua massa?
– 60!
60 o quê? Nessa situação, é fácil deduzir que a pessoa quis dizer “60 quilogramas”. Mas, ao não especificar a unidade de medida, essa pessoa ficou passível ao bullying. Poderíamos facilmente dizer que ela pesa 60 toneladas, 60 teraquilos, 60 arrobas, 60 gigaquilos etc, e podemos imaginar que ela não ficaria nada feliz com nossa imaginação! Já se levássemos a sério a grandeza “peso”, poderíamos dizer que ela pesa 60 newtons e ela passaria a ter aproximadamente 6 kg.
Além da confusão simulada acima, existe o problema de realmente não saber do que se trata quando a unidade de medida não é mencionada ou está fora de contexto. Agora que vimos o quanto a unidade de medida é essencial, vamos conhecer o Sistema Internacional de Unidades (SI).
O SI é um conjunto de medidas adotadas como padrão na maioria dos países do mundo. Observe a tabela abaixo como exemplo e caso queira consultar outras unidades e entender mais sobre isso, acesse o documento do Inmetro.
GrandezaUnidadeSímbolo
comprimentometrom
massaquilogramakg
temposegundos
corrente elétricaampéreA
temperaturakelvinK
quant. de matériamolmol
intensidade luminosacandelacd
Como visto na tabela, a unidade de medida padrão do SI para temperatura é Kelvin, mas cotidianamente, no Brasil, utilizamos graus Celsius. Assim como para comprimento e tempo temos, respectivamente, metro e segundo; mas muitas vezes utilizamos quilômetro e hora, principalmente quando falamos de velocidade de automóveis. Nesses casos, o que fazer? Quando uma questão exige uma resposta com a unidade no SI, mas no enunciado a unidade vem diferente, é necessário realizar a conversão entre as unidades.
Para não cair nesse tipo de pegadinha e cometer um erro bobo no Enem, é importante prestar bastante atenção nos enunciados das questões e ficar sempre de olho na unidade de medida. Para treinar isso, em breve traremos uma questão do Enem 2014 resolvida sobre esse assunto. Não perca!

Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Conheça e Entenda as Unidades de medida Baixe gratuitamente o e-Book:Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post Conheça e Entenda as Unidades de medida apareceu primeiro em .

Postar um comentário

0 Comentários