Dicas para Interpretação de Gráficos no Enem

Dicas para Interpretação de Gráficos no Enem
 
Se você já fez questões do Enem, já deve ter percebido que gráficos, infográficos, charges, tabelas e figuras são muito usados nos enunciados das questões. Hoje estudaremos algumas técnicas que ajudam na interpretação dos gráficos, já que essa é uma habilidade que confunde muitos estudantes.

Ao se deparar com um gráfico, o primeiro cuidado a se ter é observar seus elementos básicos, que são:
  • Título: frase curta que sintetiza o assunto do gráfico;
  • Subtítulo: utilizado para explicar o assunto e, geralmente, alguma variável do gráfico;
  • Fonte: identifica a instituição responsável pelos dados apresentados no gráfico. Também pode conter local e data de publicação.
Após identificar os elementos acima, é importante reconhecer as variáveis e unidades de medida, quando houver, em cada eixo do gráfico, o horizontal e o vertical. Vejamos um exemplo:

dados ibge

No caso do gráfico acima, identifiquemos primeiramente os elementos principais:
  • Título: Doenças que mais atingem os idosos
  • Subtítulo: Mais da metade das pessoas com mais de 60 anos tem pressão alta
  • Fonte e data: IBGE 2008.
Agora vamos analisar os eixos e as variáveis representadas neles:
  • Eixo horizontal: Apresenta as doenças. Ex: hipertensão, doença de coluna etc.
  • Eixo vertical: Apresenta a porcentagem de idosos com cada doença. Ex: 0%, 10% etc.
Para identificar o valor de cada doença, é necessário “cruzar” as informações contidas em cada eixo. Por exemplo: doença de coluna atinge aproximadamente 35% dos idosos enquanto asma ou bronquite atinge 5%.
Por último, vamos reconhecer os principais tipos de gráficos existentes:
  • Gráfico em barras: é o caso do gráfico utilizado no exemplo acima.
  • Gráfico em linha: geralmente é utilizado para representar a variação de uma ou mais grandezas em função do tempo.
    grafico linha

  • Gráfico em setores (Gráfico pizza): construído em forma circular, cada ângulo do setor corresponde ao valor de uma variável, podendo apresentar porcentagens ao invés do valor bruto.
    grafico pizza

Siga os passos apresentados aqui para facilitar o entendimento dos gráficos. Atente-se também para relacionar os dados interpretados com o enunciado da questão. Lembre-se que você pode treinar essas dicas resolvendo as questões das edições anteriores do Enem. Para ajudar, utilize nossas Apostilas Preparatórias para o Enem, que contêm mais de mil questões resolvidas e comentadas por professores especialistas no exame!
Bom estudo e até a próxima!

Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Dicas para Interpretação de Gráficos no Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015 O post Dicas para Interpretação de Gráficos no Enem apareceu primeiro em .
Lista de Aprovados no Vestibular UFS 2015 Via Enem
 
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) liberou, na última sexta-feira (27), o resultado com a lista de aprovados no Vestibular 2015 para o preenchimento de vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Ao todo foram ofertadas 74 vagas para os cursos de Física (opções com habilitação em Astronomia e Licenciatura), Arqueologia, Dança, Museologia e Fonoaudiologia. Puderam se inscrever candidatos que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio no ano passado, uma vez que as notas do Enem 2014 foram utilizadas como critério único de classificação.
A lista com os nomes dos candidatos selecionados pode ser consultada na página da Coordenação de Concurso Vestibular (CCV), no endereço ccv.ufs.br.
Importante ressaltar que os estudantes convocados têm prazo até esta quarta-feira, 1° de abril, para providenciar a matrícula junto ao Departamento de Administração Acadêmica (DAA), no horário das 9h às 12h e das 14h às 16h30. Confira abaixo a relação de documentos necessária, lembrando que todos os originais devem ser acompanhados de duas cópias simples, além de 2 fotos 3×4;
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Registro Geral (RG);
  • Diploma de conclusão do ensino médio;
  • Certidão de nascimento ou casamento;
  • Documento que comprove regularidade com o serviço militar (candidatos do sexo masculino);
  • Comprovante de votação na última eleição ou quitação com a Justiça Eleitoral.
Aqueles que não comparecerem na UFS dentro do prazo perderão automaticamente o direito a vaga.
Conforme prevê o cronograma do processo seletivo, a lista de excedentes será divulgada no próximo dia 6 de abril, com registro acadêmico em 7, 8 e 9 do mesmo mês. Se mesmo assim ainda restarem vagas ociosas, uma nova chamada será realizada no dia 10 de abril.

Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Lista de Aprovados no Vestibular UFS 2015 Via Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015 O post Lista de Aprovados no Vestibular UFS 2015 Via Enem apareceu primeiro em .

Boletins informativos em excesso? Você pode cancelar assinatura.

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

SÉRIE MINERAÇÃO | CAMINHÕES FORA DE ESTRADA UTILIZADOS NA MINERAÇÃO