Relembre as Regras de Operações com Fração

Relembre as Regras de Operações com Fração
 
O caderno de Matemática e Suas Tecnologias do Enem tem 45 questões e muitas delas envolvem fração. Apesar de ser um assunto teoricamente fácil, na prática, confunde muitos estudantes, principalmente quando possui pouco tempo para realizar uma conta, o que acontece muito no exame nacional devido à alta quantidade de questões.
Por isso, vamos relembrar como realizar corretamente as quatro operações básicas (adição, subtração, multiplicação e divisão) quando envolvem frações.

Considerando uma fração genérica a/b , devemos entender que a representa partes de b, sendo que b deve ser diferente de zero, pois não há divisão por zero. Quanto à fração, a é chamado numerador e b é denominador.

Adição e Subtração de Frações

  • Com denominadores iguais:
Se os denominadores são iguais, soma-se ou subtrai-se apenas os numeradores, conservando o denominador comum.
fracao1
  • Com denominadores diferentes:
Quando os denominadores são diferentes, é preciso torná-los iguais para aplicar a regra anterior. Para isso, utiliza-se o MMC (Mínimo Múltiplo Comum).
fracao2
Na adição acima, o MMC entre 3 e 4 é 12, que deve ser o novo denominador. Em seguida, realiza-se a seguinte conta: o MMC é dividido pelo denominador e o resultado é multiplicado pelo numerador. No exemplo: 12/3=4 e 4×2=8 logo, 8 é o novo numerador da primeira fração. Agora a segunda: 12/4=3 e 3×1=3 que é novo numerador da segunda fração.
Com as frações estando com o denominador igual, basta aplicar a regra anterior.
fracao3

Multiplicação de Frações

Essa é fácil! Para multiplicar frações, multiplica-se o numerador com o numerador e o denominador com o denominador, sem necessariamente haver denominadores iguais.
fracao4

Divisão de Frações

Para dividir uma fração por outra, multiplica-se a primeira pelo inverso da segunda.
fracao5
Perceba que na multiplicação, 3/1=3. Isso também nos mostra que ao multiplicar ou dividir uma fração por um número inteiro, devemos lembrar que qualquer número inteiro dividido por um é igual a ele mesmo. Logo, as regras são as mesmas. Veja:
fracao6

Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Relembre as Regras de Operações com Fração Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015 O post Relembre as Regras de Operações com Fração apareceu primeiro em .
Nota Mínima do Enem Para Fies Entra em Vigor Hoje
Posted: 30 Mar 2015 07:46 AM PDT
A partir desta segunda-feira, 30 de março, entra em vigor a Portaria que define um desempenho mínimo no Exame Nacional do Ensino Médio para solicitação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). De agora em diante, somente estudantes que obtiveram média mínima de 450 pontos nas provas objetivas e nota maior que zero na redação podem requerer o benefício.
Além desta determinação, o documento também regulamenta o uso do Fies em conjunto com o Programa Universidade para Todos (Prouni), que oferece bolsas de estudos em faculdades particulares para estudantes de baixa renda.
Conforme a portaria, aqueles que possuem bolsa integral no programa não poderão solicitar o financiamento. Já para bolsistas parciais (50% da mensalidade), é possível utilizar o Fies, mas somente para o mesmo curso em que possui a bolsa, complementando a outra metade do valor mensal.
Vale esclarecer ainda que, para professores da educação básica da rede pública de ensino, que estejam matriculados em cursos de licenciatura, há isenção da exigência da nota mínima do exame nacional para utilização do Fies.
As inscrições para o fundo de financiamento seguem abertas desde o dia 23 de fevereiro, devendo ser realizadas exclusivamente na página do programa. Os passos envolvidos e orientações para inscrição podem ser vistos nesta matéria.
Para renovação de contratos em andamento, o Ministério da Educação manterá o sistema aberto até o dia 30 de abril.

Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Nota Mínima do Enem Para Fies Entra em Vigor Hoje Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015 O post Nota Mínima do Enem Para Fies Entra em Vigor Hoje apareceu primeiro em .

Boletins informativos em excesso? Você pode cancelar assinatura.

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

SÉRIE MINERAÇÃO | CAMINHÕES FORA DE ESTRADA UTILIZADOS NA MINERAÇÃO