A
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC-SP) é uma instituição de
ensino superior pública que faz parte do Centro Paula Souza, do qual
também são constituintes as Escolas Técnicas estaduais do estado de São
Paulo. Em campi espalhados por todo o estado, a FATEC-SP
oferece quinze cursos de graduação de formação tecnológica, ou seja, o
formando, assim que conclui o curso, ganha o título de tecnólogo, já que
são cursos mais curtos do que os bacharelados e as licenciaturas.
Por
focar especialmente as áreas técnicas, de tecnologia e da indústria, a
FATEC-SP atrai muitos candidatos aos seus cursos de graduação e oferece
dois vestibulares no ano: um de meio de ano e um no fim do ano.
Em
relação ao uso da nota da prova objetiva do Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM) nos vestibulares da FATEC-SP, é possível que o candidato a
utilize para efeito do cálculo final da nota; basta o número da
inscrição do último ENEM ser anexado à inscrição no vestibular da
FATEC-SP.
No último dia 03 de julho a FATEC-SP realizou o seu vestibular de meio de ano de 2016, com 54 questões e uma prova de redação, a qual iremos analisar no texto de hoje. Vejamos a prova:
Podemos
observar que trata-se de uma proposta de redação muito objetiva, já que
a coletânea de textos é pequena, contendo apenas dois excertos. Porém, o
candidato pode escolher entre dois tipos textuais: a narração ou a
dissertação-argumentativa.
Em ambas, a norma padrão culta da
Língua Portuguesa deve ser respeitada, o texto deve ser organizado em
parágrafos (e aqui já temos uma pista de que, obviamente, a coesão é
avaliada) e não pode haver cópias dos textos da coletânea, assim como é
no ENEM.
Em relação ao texto narrativo, o
candidato que o escolher deve explorar, adequadamente, elementos
essenciais deste tipo textual, como os fatos e os acontecimentos que
devem ser narrados, os personagens, o cenário e o tempo da narrativa,
assim como o narrador e o clímax, o ponto alto da narração.
A dissertação-argumentativa,
por sua vez, de acordo com a instrução que, inclusive, é muito parecida
com a terceira competência da grade de correção da redação do ENEM,
deve selecionar, organizar e relacionar argumentos, fatos e opiniões a
fim de sustentar as ideias e o ponto de vista dos candidatos.
O
tema é atual e relevante, principalmente para os candidatos que prestam o
vestibular da FATEC-SP, ou pelo menos deveria ser, já que aborda a
questão da atuação do tecnólogo no mercado de trabalho.
Pensamos que a banca elaboradora da prova de redação da FATEC-SP
pressupõe que os candidatos ao seu vestibular, por estarem se
candidatando a cursos de tecnologia, já tenham pesquisado este nicho do
mercado de trabalho e como o tecnólogo atua em meio a outros
profissionais, por exemplo.
Portanto, as chances de um candidato
que não pensou e não pesquisou sobre este assunto que é, inclusive, seu
futuro profissional, são baixas, ainda mais pela coletânea textual ser
pequena.
Em relação a ela, o primeiro texto
aborda a expansão e o crescimento dos cursos de graduação tecnológica; o
termo “proliferação” é usado para designar um grande e rápido
crescimento deste tipo de curso no Brasil, já que inferimos que o tema
se referia ao mercado de trabalho brasileiro. Em seguida, o primeiro
texto lista uma série de vantagens da graduação tecnológica: custos
menores, maior rapidez, foco em aspectos técnicos e práticos e, assim,
maior adequação para as exigências do mercado atual.
Neste ponto, o
candidato deve ter em mente consciência a qual nicho do mercado de
trabalho a proposta de redação se refere, pois se trata de uma parcela
bem específica: mão de obra técnica e tecnológica, como trabalhadores da
área da Tecnologia da Informação (TI que, aliás, está em constante
crescimento apesar da crise, aspecto que pode ser desenvolvido na
redação), Mecânica, Materiais, Produção, Projetos etc.
O candidato
que abordar outros tipos de mercado de trabalho, como por exemplo, os
que abrangem os profissionais bacharéis e licenciados, no mínimo
tangencia o tema da proposta de redação.
Já o segundo texto
da coletânea textual afirma que o tecnólogo é o novo profissional que o
mercado procura: inovador, colaborativo, versátil, empreendedor e
conectado, já que o perfil antigo, dos cursos tradicionais, está ficando
para trás. Pessoalmente discordamos destas colocações, pois pensamos
que todos os profissionais contemporâneos devem ser colaborativos,
inovadores, versáteis e conectados em suas respectivas áreas, porém,
apesar desta segregação, entendemos que o autor deste textos refere-se a
uma profissional que saiba trabalhar em grupo, que maneje adequadamente
as novas tecnologias, que se adeque a várias e diferentes funções etc.
Aliás, abrindo um parênteses, o que acabamos de construir foi um contra-argumento,
ou seja, um argumento contrário ao segundo texto da coletânea textual a
fim de derrubá-lo, uma estratégia muito interessante em
dissertações-argumentativas.
Por fim, o candidato que prestou esta
prova de redação deveria ter relacionado o papel do tecnólogo em seu
mercado de trabalho específico, contextualizando esta questão no século
XXI, em relação às novas tecnologias, ao perfil de um trabalhador mais
técnico e não com formação humanística, ao cenário econômico atual
dentro desta crise etc.
Esperamos que todos os candidatos deste vestibular tenham tido uma experiência positiva com esta prova!
Até a próxima semana!
Quer ver análises da profª. Camila de todas as propostas de redação do Enem desde 1998? Então conheça a Apostila de Redação do infoEnem.
*CAMILA DALLA POZZA PEREIRA
é graduada e mestranda em Letras/Português pela Universidade Estadual
de Campinas (UNICAMP). Atualmente trabalha na área da Educação exercendo
funções relacionadas ao ensino de Língua Portuguesa, Literatura e
Redação. Foi corretora de redação em importantes universidades públicas.
Além disso, também participou de avaliações e produções de vários
materiais didáticos, inclusive prestando serviço ao Ministério da
Educação (MEC).
**Camila é colunista semanal sobre redação do nosso portal. Seus textos são publicados todas as quintas!
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