Questão 129 - Prova Azul - ENEM 2016 Primeira Aplicação - Resolvida - Com Vídeo

Questão 129
Resposta C

http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta




O livro A fórmula Secreta conta a história de um episódio fundamental para o nascimento da matemática moderna e retrata uma das disputas mais virulentas da ciência renascentista. Fórmulas misteriosas, duelos públicos, traições, genialidade, ambição - e matemática! Esse é o instigante universo apresentado no livro, que resgata a história dos italianos Tartaglia e Cardano e da fórmula revolucionária para resolução de equações de terceiro grau. A obra reconstitui um episódio polêmico que marca, para muitos, o início do período moderno da matemática.
Em última análise, A fórmula secreta apresenta-se como uma ótima opção para conhecer um pouco mais sobre a história da matemática e acompanhar um dos debates científicos mais inflamados do século XVI no campo. Mais do que isso, é uma obra de fácil leitura e uma boa mostra de que é possível abordar temas como álgebra de forma interessante, inteligente e acessível ao grande público.
GARCIA, M. Duelos, segredos e matemática. Disponível em: http://cienciahoje.uol.com.br, Acesso em: 6 Out 2015 (adaptado).
Na construção textual, o autor realiza escolhas para cumprir determinados objetivos. Nesse sentido, a função social desse texto é
interpretar a obra a partir dos acontecimentos da narrativa.
apresentar o resumo do conteúdo da obra de modo impessoal.
fazer a apreciação de uma obra a partir de uma síntese crítica.
informar o leitor sobre a veracidade dos fatos descritos na obra.
classificar a obra como uma referência para estudiosos da matemática.
RESOLUÇÃO
Conceito de síntese crítica
A síntese crítica costuma ser escrita como um texto preliminar à síntese argumentativa. Uma síntese crítica apresenta uma discussão do que já foi escrito sobre um tópico específico, com uma análise crítica das fontes consultadas. O autor informa ainda sua tese sobre o assunto em particular. Esse tipo de trabalho é muito comum nas áreas de ciências sociais e medicina.
O autor além de fazer um resumo da obra, expõe com clareza sua opinião, veja o trecho:
"A fórmula secreta apresenta-se como uma ótima opção para conhecer um pouco mais sobre a história da matemática e acompanhar um dos debates científicos mais inflamados do século XVI no campo. Mais do que isso, é uma obra de fácil leitura e uma boa mostra de que é possível abordar temas como álgebra de forma interessante, inteligente e acessível ao grande público."
LETRA C


http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q118-o-livro-a-formula-secreta-conta-a-historia-de-um-episodio/

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Titanomaquia: Guerra dos Titãs | MITOLOGIA GREGA