Questão 134 - Prova Rosa - ENEM 2016 Primeira Aplicação - Resolvida - Com vídeo

Questão 134
Resposta B
 
http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta


TEXTO I
Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população, é imprescindível refletirmos sobre a importância da mídia na propagação de determinados comportamentos que induzem ao consumismo exacerbado. No clássico livro O capital, Karl Marx aponta que no capitalismo os bens materiais, ao serem fetichizados, passam a assumir qualidades que vão além da mera materialidade. As coisas são personificadas e as pessoas são coisificadas. Em outros termos, um automóvel de luxo, uma mansão em um bairro nobre ou a ostentação de objetos de determinadas marcas famosas são alguns dos fatores que conferem maior valorização e visibilidade social a um indivíduo.
LADEIRA, F. F. Reflexões sobre o consumismo. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br. Acesso em 18 Jan.2015.
TEXTO II
Todos os dias, em algum nível, o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos, faz sofrer, faz gozar. Às vezes constrangendo-nos em nossas ações no mundo, humilhando e aprisionando, às vezes ampliando nossa imaginação e nossa capacidade de desejar, consumimos e somos consumidos. Numa época toda codificada como a nossa, o código da alma (o código do ser) virou código do consumidor! Fascínio pelo consumo, fascínio do consumo. Felicidade, luxo, bem-estar, boa forma, lazer, elevação espiritual, saúde, turismo, sexo, família e corpo são hoje reféns da engrenagem do consumo.
BARCELLOS, G. A alma do consumo. Disponível em: www.diplomatique.org.br. Acesso em 18 jan 2015.
Esses textos propõem uma reflexão crítica sobre o consumismo. Ambos partem do ponto de vista de que esse hábito
  1. desperta o desejo de ascensão social.
  2. provoca mudanças nos valores sociais.
  3. advém de necessidades suscitadas pela publicidade.
  4. deriva da inerente busca por felicidade pelo ser humano.
  5. resulta de um apelo do mercado em determinadas datas.
RESOLUÇÃO
Veja os trechos:
TEXTO I
"Nesta época do ano, em que comprar compulsivamente é a principal preocupação de boa parte da população"
TEXTO II
"o consumo atinge nossa vida, modifica nossas relações, gera e rege sentimentos, engendra fantasias, aciona comportamentos"
Os dois partem do pressuposto de que o consumismo provoca mudanças no comportamento e nos valores sociais.
O segundo texto não enfatiza o poder da publicidade como o primeiro, por isso não podemos marcar a letra C.
Gabarito LETRA B






Postar um comentário

0 Comentários