Questão 89 - Prova Azul - ENEM 2016 Primeira Aplicação - Resolvida - Com Vídeo

Questão 89
Resposta E
 
http://especiais.g1.globo.com/educacao/enem/2016/correcao-provas-enem/#resposta




Assunto: Nomenclatura dos compostos orgânicos
Alternativa correta: E
Comentário: questão envolvendo análise gráfica e fórmula dos compostos orgânicos. O aluno observaria que a curva que apresenta a taxa média de aquecimento mais próxima de zero seria a do hexano, depois marcaria a opção que representa sua estrutura.
Nível de dificuldade: Fácil.
Prova - nº da questão

http://enem.descomplica.com.br/gabarito/enem/2016/dia-1/questoes/o-aquecimento-de-um-material-por-irradia%C3%A7%C3%A3o.../

O aquecimento de um material por irradiação com micro-ondas ocorre por causa da Interaçãо da onda eletromagnética com o dipolo elétrico da molécula. Um importante atributo do aquecimento por micro-ondas é a absorção direta da energia pelo material a ser aquecido. Assim, esse aquecimento é seletivo e dependerá, principalmente, da constante dielétrica e da frequência de relaxação do material. O gráfico mostra a taxa de aquecimento de cinco solventes sob irradiação de micro-ondas.
BARBOZA, A. C. R. N. et al. Aquecimento em torno de micro-ondas. Desenvolvimento de alguns conceitos fundamentais. Química Nova, n. 6, 2001 (adaptado)
No gráfico, qual solvente apresenta taxa média de aquecimento mais próxima de zero, no intervalo de 0 s a 40 s?
  1. H2O
  2. CH3OH
  3. CH3CH2OH
  4. CH3CH2CH2OH
  5. CH3CH2CH2CH2CH2CH3
Solução
A taxa de aquecimento significa a variação da temperatura em relação ao tempo. A questão pergunta sobre a taxa de aquecimento mais próxima de zero, ou seja, aquela em que a temperatura varia o mínimo possível (idealmente nada) no intervalo de tempo da questão. Vemos no gráfico que é o n-hexano.
Letra E


http://www.resumov.com.br/provas/enem-2016/q48-o-aquecimento-de-um-material-por-irradiacao-com-micro-ondas/

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Titanomaquia: Guerra dos Titãs | MITOLOGIA GREGA