Enem 2019: MEC Amplia Número de Universidades Portuguesas Conveniadas | infoEnem |
|
Com a divulgação dos resultados da prova em breve, no dia 17 de janeiro de 2020, é importante saber que o exame proporciona possibilita de estudar fora do país. Desde 2014 o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) permite o ingresso de brasileiros em instituições portuguesas. Atualmente são 47 universidades inscritas no programa Enem Portugal firmado com o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), número recentemente ampliado (Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes, Ismat; Instituto Superior Dom Dinis, Isdom; Instituto Superior de Gestão, ISG; Instituto Superior de Gestão e Administração de Santarém, Isla Santarém; e Instituto Superior de Gestão e Administração de Gaia, Isla Gaia).
Assim, além de se candidatar para o SiSU (Sistema de Seleção Unificada), PROUNI (Programa Universidade para todos) e FIES (Programa de Financiamento Estudantil), é também possível pleitear vaga em uma das universidades portuguesas conveniadas.
As notas do Enem são válidas na seleção de estudantes brasileiros para cursar a graduação em Portugal. Para inscrever-se, as universidades portuguesas recebem as candidaturas em suas páginas na internet.
![]()
A Universidade de Coimbra (Portugal) foi a primeira instituição a firmar o convênio Enem Portugal em 2014.
Inscrição
Para se inscrever (em Portugal a inscrição é sinônimo de candidatura) o estudante:
Seleção e custeio
Ela se dá por meio da nota obtida no Enem e seus pesos são especificados de acordo com o curso e a universidade, com isso a seleção e custeio podem variar (a pontuação na prova do Enem costuma ser de 500 a 600 pontos), mas é fundamental a consulta e o conhecimento das regras de acordo com as suas escolhas e pretensões.
Na página do INEP estão listadas as universidades que aceitam a nota do Enem para ingressos em seus cursos superiores. É possível acessar cada uma delas e buscar as informações detalhadas com as orientações para os vestibulandos (segue relação abaixo).
As universidades portuguesas são pagas. Não há valores fixos, mas eles podem variar de 2 mil a 7.500 euros anuais com mensalidades de até 700 euros. Há possibilidades de abatimento de valor de acordo com a nota do ENEM. Esse é um elemento importante de consulta e pesquisa na listagem de universidades do convênio Enem Portugal para que os estudantes e suas famílias possam se organizar para o custeio dos anos de graduação no país.
Após as candidaturas (inscrições) e o andamento do processo é importante providenciar documentações referentes ao visto (assim que forem compradas as passagens), vacinas obrigatórias, seguro saúde, providenciar passaporte para entrada no país e posteriormente averiguar questões relativas à moradia e visto definitivo após a matrícula na universidade. O ano letivo em Portugal inicia-se em setembro e encerra em junho.
![]()
Conheça as instituições de educação superior portuguesas que aceitam notas do Enem
Canais de estudantes no Youtube com dicas sobre o Enem Portugal:
Nathalia Mantelli: https://www.youtube.com/watch?v=IyorzUaQD38
Motivatudy: https://www.youtube.com/watch?v=T7m57J7CU54
O post Enem 2019: MEC Amplia Número de Universidades Portuguesas Conveniadas apareceu primeiro no infoEnem. ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM: CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas Estude com nossos Simulados Online. CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu / Manual do Prouni
|







0 Comentários