Trata da atividade de produção do conhecimento voltada para o estudo dos fenômenos e suas influências a médio prazo; estuda o fenômeno criminal, ...


Trata da atividade de produção do conhecimento voltada para o estudo dos fenômenos e suas influências a médio prazo; estuda o fenômeno criminal, visando fornecer subsídios para os operadores de segurança pública que atuam diretamente “nas ruas”; o conhecimento produzido é utilizado pelas polícias ostensivas e investigativas. Seu principal objetivo é trabalhar na identificação de padrões das atividades criminais.

Essa vertente básica do trabalho de produção do conhecimento voltado para a gestão em segurança pública é classificada como:


a) Análise Criminal Técnica,

b) Análise Criminal Administrativa;

c) Análise Criminal Estratégica;

d) Análise Criminal Tática (x)

 Rsposta: tática


Para MAGALHÃES (2008) há três grandes tipologias da análise criminal, sendo elas:

Análise criminal estratégica; 

Análise criminal tática; e 

Análise criminal administrativa.



A Análise Criminal Tática se baseia em procedimentos de análise que auxiliam nas operações policiais (policiamento ostensivo e investigação), com a finalidade de gerar respostas sobre determinado crime, ou seja, no momento em que ele ocorre. Essa pronta resposta só é possível através da busca de dados e análise, para que seja possível destacar seus pontos-chaves e discorrer sobre o acontecimento de maneira racional e objetiva.

Desta forma a análise criminal tática é um grande auxílio para as operações policiais nas ações ostensivas e nas investigações. Anda quanto a Análise Criminal Tática, observa SILVA (2015, p.44) que;

A Análise Criminal Tática tem um papel importante na abordagem dos conteúdos aplicáveis aos problemas criminais específicos, quotidianos e imediatos. É neste tipo de análise que se utiliza grande parte das ferramentas quantitativas e qualitativas para promover a aplicação de efetivo para o patrulhamento ostensivo do dia a dia, com vistas à redução da criminalidade. Ela engloba ainda a análise da criminalidade, a fim de promover mudanças imediatas de escalas de serviço, emprego adicional de efetivo ou deslocamento de efetivo de uma área para outra. Este tipo de análise envolve a detecção de padrões dos crimes, sua localização e concentração, lugares potenciais que estão emergindo como grandes concentradoras de criminalidade e violência.

Nota-se, portanto, o papel fundamental da Análise Criminal Tática, principalmente quanto na abordagem dos conteúdos que podem ser aplicáveis aos problemas criminais específicos.

Já em relação análise estratégica ressalta, PEREIRA (2013, p.32) que à Análise Estratégica cumpre identificar as problemáticas de longo prazo numa área, bem como as projeções relativas à evolução das diversas tipologias criminais. Para SILVA (2015, p.157), Há certo consenso que a Análise Criminal Estratégica se preocupa com a análise do crime sob a perspectiva da busca de estratégias operacionais para solucionar problemas em curso ou que se manifesta como uma série crônica de crimes que se repete a longo prazo. Como elementos de Análise Estratégica SILVA (2015, p.158) apresenta, dentre outros, os seguintes;

Analisar dados complexos de segurança pública, a fim de identificar e interpretar as condições atuais e esperadas da atividade criminosa, padrões e tendências de longo prazo; [...] fornecer subsídio e orientação para equipe de comando e autoridades [...] Identificar e recomendar medidas proativas e propor planos de longo alcance para a prevenção do crime. [...] Desenvolver e testar hipóteses e construir modelos de previsão futura de crime. Preparar planos de ação estratégica, apoiar as operações e gestão de pessoal no planejamento da implantação de recursos para a prevenção e repressão da criminalidade. Ser responsável pelos procedimentos e técnicas relacionadas com o mapeamento computadorizado, coletar, conceituar, analisar, interpretar dados de criminalidade e preparar relatórios para a polícia. Utilizar dados para avaliar a implantação de novas estratégias de prevenção aplicada pela polícia, e aferir as respostas e solução decorrentes das implementações dirigidas aos problemas.

Preparar mapas, tabelas e gráficos que indicam as tendências do crime para determinar soluções estratégicas para reduzir a criminalidade. [...] Fornece informações para a unidade de prevenção do crime sobre osproblemas, as tendências da criminalidade e novos recursos para serem utilizados para ajudar da comunidade e os esforços de prevenção da criminalidade.

A Análise Estratégica é fundamental para as ações que visam combater a atividade criminosa, sendo um auxílio no planejamento da implantação de recursos para a prevenção e repressão da criminalidade. Quanto a Análise Criminal Administrativa, ressalta MAGALHÃES (2008) que;

Análise Criminal Administrativa - ACA, que é voltada para o público alvo funciona como um editor chefe que seleciona quais assuntos e profundidades desses assuntos serão divulgados para cada cliente. Os focos prioritários dessa vertente são fornecimento de informações sumarizadas para seus diversos públicos (Cidadãos, Gestores Públicos, Instituições Pública, Organismos Internacionais, Organizações Não-Governamentais, etc); Elaboração de Estatísticas (descritiva); Elaboração de informações gerais sobre tendências criminais; Comparações com períodos similares passados; Comparações com outras cidades similares (benchmarking).

Para SILVA (2015, p.158) a análise Criminal Administrativa é um o processo de seleção de resultados relevantes e importantes realizadas por outros tipos de análise, sendo assim, destaca que;

Análise Criminal Administrativa é a apresentação de conclusões importantes da pesquisa e análise da criminalidade com base em questões legais, políticas e práticas, tendo como objetivo informar ao público no âmbito da administração da polícia, ao governo da cidade e aos prefeitos dos municípios e aos cidadãos. Análise Criminal Administrativa é diferente da Tática, Estratégica e Operações, porque está se preocupa com a apresentação dos resultados, em vez de fazer a identificação de padrão, a análise estatística, ou avaliação de resultado. É o processo de seleção de resultados relevantes e importantes realizadas por outros tipos de análise, não importando com o tipo, mas busca demonstram as informações de forma adequada para um público específico.

A Análise Criminal Administrativa realmente difere das táticas, das estratégicas e das de operações, pois se concentra na apresentação de resultados em vez de reconhecimento de padrões, funciona como um processo de seleção de resultados relevantes e significativos buscando apresentar as informações de forma adequada para um determinado público.


MAGALHÃES, L. C. Análise criminal e mapeamento da criminalidade GIS. Disponível em: https://www.jornaljurid.com.br/doutrina/penal/analise-criminal-e-mapeamento-da-criminalidade-gis Acesso em: 16 fev. 2022

MARCONDES, José Sérgio (23 de abril 

SILVA, João Apolinário da. Análise criminal: teoria e prática. Salvador: Artpoesia, 2015.

 



Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

FORÇA BRUTA NA MARVEL