Qual é a origem do mito da democracia racial no Brasil, de acordo com o texto?

 




Cronograma dos Cursos da SENASP pela Plataforma ENAP - Escola de Governo - Cursos a serem realizados na plataforma da ENAP



PROVA DE  SUSP E O ENFRENTAMENTO DA DESIGUALDADE RACIAL NO BRASIL


Qual é a origem do mito da democracia racial no Brasil, de acordo com o texto?

Escolha uma:

a. Século XIX, com as perspectivas de Abdias Nascimento.

b. Século XX, com os estudos de Florestan Fernandes.

c. Século XX, com os escritos de Oliveira Vianna.

d. Século XVIII, com as obras de Gilberto Freyre.

e. Século XIX, com as análises de Silvio Romero.


Sua resposta está correta.  Século XVIII, com as obras de Gilberto Freyre.




A origem do mito da democracia racial no Brasil, de acordo com diversos estudos e análises, remonta ao período pós-abolição da escravatura, especialmente no final do século XIX e início do século XX. Esse mito foi construído como uma narrativa que buscava retratar o Brasil como uma sociedade racialmente harmoniosa, na qual a miscigenação teria eliminado as barreiras raciais e promovido a convivência pacífica entre diferentes grupos étnicos.

Essa narrativa foi promovida como uma forma de projetar uma imagem de harmonia racial e de superação das desigualdades raciais no país, tanto para o público interno quanto para o externo. No entanto, inúmeras evidências demonstram que essa ideia de democracia racial é um mito, uma vez que o racismo estrutural e as desigualdades raciais persistem e impactam profundamente a sociedade brasileira.

Portanto, a origem do mito da democracia racial no Brasil está ligada a um esforço de construção de uma identidade nacional baseada na suposta harmonia racial, apesar das evidências em contrário.


Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque