SEDRB | SETE QUESTÕES: Qual é o impacto do racismo na aplicação das leis, de acordo com o texto?

 




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Qual é o impacto do racismo na aplicação das leis, de acordo com o texto?

Escolha uma opção:

a.O racismo leva a uma aplicação desigual das leis. (x)

b.O racismo não afeta a aplicação das leis.

c. O racismo torna as leis mais rígidas para todos os grupos.

d. O racismo torna a aplicação das leis mais justa.

e. O racismo não tem impacto na segurança pública.


Sua resposta está correta.

A resposta correta é: O racismo leva a uma aplicação desigual das leis.


Sobre o racismo científico no Brasil, é correto afirmar que:

Escolha uma opção:

a resultou em uma sociedade completamente igualitária.

b. foi uma teoria completamente rejeitada desde o início.

c. teve influência na construção de estereótipos criminais e nas desigualdades raciais.

d. teve pouco impacto na estrutura social e nas políticas públicas.

e. focou exclusivamente em questões econômicas.







Sua resposta está correta.

A resposta correta é: teve influência na construção de estereótipos criminais e nas desigualdades raciais.





A) Teve influência na construção de estereótipos criminais e nas desigualdades raciais.

Dicas: Quando confrontado com perguntas desse tipo, é importante ter um entendimento básico do tema em questão. O racismo científico refere-se à aplicação de conceitos e teorias científicas na promoção de ideias racistas e discriminação racial. No caso do Brasil, é consenso entre os estudiosos que ele influenciou a construção de estereótipos criminais e contribuiu para percepções e práticas que perpetuaram desigualdades raciais.

Descrição: A racismo científico no Brasil é reconhecido por ter influenciado tanto as percepções de raça no país quanto as estruturas sociais em geral. Ele forneceu uma justificativa "científica" para o tratamento desigual de diferentes grupos raciais e contribuiu para a construção de estereótipos criminais associados a certos grupos. Isto é evidente nas taxas de encarceramento racialmente desproporcionais e na distribuição desigual de recursos e oportunidades. Portanto, a opção correta é a primeira: "Teve influência na construção de estereótipos criminais e nas desigualdades raciais".

Essa resposta atende ao que a pergunta pede, fornecendo um parecer sobre a influência do racismo científico no Brasil e suas implicações atuais.



Iniciado emsexta, 5 jan 2024, 01:22
EstadoFinalizada
Concluída emsexta, 5 jan 2024, 01:26
Tempo empregado4 minutos 17 segundos
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Questão 1

Correto
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Texto da questão

Durante a primeira metade do século XIX, qual era um dos principais papéis da Guarda Real de Polícia em relação à escravidão?


a.

Auxiliar os escravos em sua luta por emancipação.


b.

Proteger os quilombos onde os escravos se refugiavam.


c.

Garantir a liberdade de movimento dos escravos nas grandes cidades.


d.

Fornecer proteção exclusiva à população branca contra possíveis de escravos contra revoltas.


e.

Capturar escravos fugitivos e destruir seus quilombos.

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Questão 2

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Texto da questão

Um dos pressupostos defendidos pelo racismo científico no século XIX e início do século XX era a teoria do determinismo biológico. Aponte como essa teoria influenciou a formulação do estereótipo do criminoso no Brasil daquele período.
Escolha uma opção:
a.
A teoria do determinismo biológico enfatizou que a criminalidade estava ligada à origem genética dos criminosos brancos.
b.
A teoria do determinismo biológico não teve nenhuma influência na formulação do estereótipo do criminoso brasileiro.
c.
A teoria do determinismo biológico associou o comportamento criminoso a características específicas dos povos indígenas e da população branca.
d.
A teoria do determinismo biológico enfatizou a importância da educação na prevenção do crime entre os negros.
e.
A teoria do determinismo biológico estabeleceu que as características físicas dos negros eram indicativas de sua predisposição ao crime.

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Questão 3

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Texto da questão

Aponte qual foi uma das principais razões para a substituição do trabalho escravo indígena pelo africano nas Américas durante a colonização.
Escolha uma opção:
a.
Os africanos tinham maior imunidade a doenças locais.
b.
O tráfico transatlântico já era um comércio rentável para os portugueses e a colonização ampliou essa rentabilidade.
c.
Os colonizadores consideravam os africanos mais habilidosos.
d.
Os africanos eram mais resistentes ao trabalho forçado.
e.
Os indígenas resistiam de forma mais eficaz à escravidão.

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Questão 4

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Texto da questão

Quais das opções abaixo melhor descreve a relação entre o racismo e o conceito de meritocracia?
Escolha uma opção:
a.
A meritocracia é uma visão justa e equitativa da sociedade, independentemente da cor da pele.
b.
A meritocracia é uma solução eficaz para combater o racismo estrutural.
c.
A meritocracia é uma crença incorreta de que o esforço pessoal é suficiente para alcançar o sucesso, ignorando a desigualdade racial.
d.
A meritocracia é uma solução abrangente para resolver todos os problemas sociais relacionados à raça.
e.
A meritocracia é um sistema em que todos têm oportunidades iguais, independentemente de suas origens raciais.

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Questão 5

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Texto da questão

Em 2012, em meio à discussão sobre a implementação de cotas raciais nas universidades públicas no Brasil no Superior Tribunal Federal, o tráfico ilegal de escravos foi um argumento histórico acionado. Indique qual alternativa melhor explica o uso deste argumento de apoio.
Escolha uma opção:
a.
O tráfico ilegal foi um exemplo de como as minorias raciais não deveriam ser incluídas nas políticas educacionais.
b.
O tráfico ilegal foi uma ação criminal que contou com a anuência do Estado Nacional brasileiro, que se tronou corresponsável pela entrada ilegal de mais de 800 mil africanos escravizados no Brasil.
c.
O tráfico ilegal foi duramente combatido pelas autoridades do Estado Nacional brasileiro.
d.
O tráfico ilegal foi uma ocorrência isolada que não teve impacto na discussão sobre cotas raciais.
e.
O tráfico ilegal foi uma ação criminal que contou com a anuência do Estado Nacional brasileiro, e foi responsável pela entrada de todos os africanos escravizados na história do Brasil.

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Iniciado emsexta, 15 dez 2023, 23:14
EstadoFinalizada
Concluída emsexta, 5 jan 2024, 00:52
Tempo empregado20 dias 1 hora
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Questão 1

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Texto da questão

Sobre as atitudes do operador do Susp, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
deve agir proativamente pelo enfrentamento à desigualdade racial, estando atento às suas atitudes, tanto no campo profissional, quanto no particular, e estando vigilante, também, sobres as atitudes de terceiros.
b.
ao perceber que, em sua instituição, algumas práticas racistas estão sendo incorporadas à cultura institucional, o operador deve apenas não as seguir, deixando a fiscalização somente a cargo dos gestores.
c.
basta seguir a legalidade, sendo neutro em relação ao racismo estrutural.
d.
suas atitudes na esfera particular não interferem no âmbito institucional e não estão submetidas ao regramento institucional.
e.
deve estar focado no resultado, ciente de que os fins justificam os meios.

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Questão 2

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Texto da questão

Sobre a interseccionalidade do racismo, podemos afirmar que:
Escolha uma opção:
a.
em uma gestão antirracista, é necessário focar os esforços somente nessa pauta, devido ao tamanho imensurável do desafio a ser vencido.
b.
o fundamentalismo religioso não interfere nas questões raciais.
c.
não há como ser genuinamente antirracista, mantendo posturas machistas, homofóbicas ou discriminatórias em qualquer âmbito.
d.
quem adota posturas que defendem outras minorias tuteladas pelos Direitos Humanos, automaticamente acaba adotando uma postura antirracista.
e.
o racismo é uma tecnologia que imprime seus efeitos prejudiciais isoladamente.

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Questão 3

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Texto da questão

Sobre a postura do operador do Susp a respeito do currículo oculto, a esperada é a de:
Escolha uma opção:
a.
nunca contribuir para a modernização do regramento institucional.
b.
evitar práticas anacrônicas e ultrapassadas, adotando sempre condutas pautadas na técnica e na doutrina institucional.
c.
internalizar procedimentos normatizados por outras instituições do Susp, mesmo que ainda não tenham sido recepcionados pela sua instituição.
d.
incentivar as práticas que julga serem benéficas à instituição, mesmo sem a previsão normativa.
e.
manter uma postura fixada nas práticas históricas e tradicionais, independente da evolução institucional.

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Questão 4

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Texto da questão

9- Fazem parte da cultura organizacional:
Escolha uma opção:
a.
o regramento institucional, os valores institucionais, o comportamento habitual e coletivo dos membros das instituições, o currículo oculto.
b.
o comportamento individual do gestor.
c.
todo o ordenamento jurídico brasileiro, as alianças institucionais, as relações contratuais da organização.
d.
a logomarca da instituição, a frota de veículos da organização.
e.
o comportamento individual do operador.

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Questão 5

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Texto da questão

O que significa regramento institucional?
Escolha uma opção:
a.
Conjunto de comportamentos e ações cotidianas seguidas pelos integrantes das instituições.
b.
Conjunto de elementos sociais que influenciam as instituições.
c.
Conjunto de normas estabelecidas por pessoas da gestão institucional, que determinam o comportamento dos membros das instituições.
d.
Conjuntos de determinações governamentais.
e.
Conjunto de normas que regem o comportamento social.

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