Quantos minutos, depois da refeição, eu devo esperar para escovar os dentes?

 



O ideal é esperar pelo menos 30 minutos depois de comer para escovar os dentes.

Após a refeição, o pH da boca fica ácido devido aos alimentos e bebidas que você ingeriu. A saliva leva cerca de 30 minutos para neutralizar esse ácido e restaurar o pH natural da boca.

Se você escovar os dentes antes desse tempo, pode acabar espalhando o ácido pela superfície dos dentes, o que pode causar erosão e danificar o esmalte.

Outras dicas para escovar os dentes:

  • Use uma escova de dentes macia e creme dental com flúor.
  • Escove os dentes por pelo menos dois minutos, duas vezes ao dia.
  • Use fio dental diariamente.
  • Visite o dentista regularmente para check-ups e limpezas.

Lembre-se: esperar 30 minutos depois de comer para escovar os dentes é uma medida simples que pode ajudar a proteger seus dentes e gengivas.


Mitos e Verdades sobre a escovação

Uma vez que a nossa boca é o órgão receptor dos alimentos, manter os cuidados com a higiene bucal é essencial para prevenir doenças e mau hálito. Entretanto, ainda assim, há muitas pessoas que descuidam ou fazem a higienização de qualquer jeito por não entenderem essa importância. 

Pensando nisso, trouxemos hoje como forma de conscientização, alguns mitos e verdades sobre a escovação. Veja baixo: 

É preciso escovar os dentes imediatamente após as refeições? MITO.

O correto é realizar a escovação após, mais ou menos 30 minutos. Uma vez que alimentos e bebidas ácidas como suco de laranja, deixam o esmalte dos dentes sensíveis, é essencial aguardar o pH da boca se equilibrar para escovar os dentes. 

Entretanto, se não tiver outro jeito, melhor fazer a escovação imediata ou tomar um copo de leite (o leite equilibra o pH da boca).

Enxaguante bucal substitui a escovação? MITO. 

O Enxaguante deixa o hálito mais fresco, mas de modo algum substitui a escovação. 

Ele deve ser usado somente como complemento à limpeza diária, feita com a escovação e fio dental.

É preciso usar enxaguante bucal mais de uma vez ao dia? MITO. 

O enxaguante é somente um complemento à limpeza diária e por isso, usá-lo uma vez por dia é o suficiente e mesmo assim se o seu dentista identificar que será positivo para sua condição bucal.

Ele pode ser utilizado somente à noite, quando a salivação diminui, deixando o enxaguante por mais tempo nos dentes. Mas caso você deseje dar mais sensação de refrescância para sua boca, pode sim ser feito o bochecho duas vezes ao dia se o enxaguante for a base de flúor.

A escovação deve durar mais de dois minutos? VERDADE.

É importante escovar os dentes por pelo menos 2 minutos. Esse tempo deve ser dividido igualmente entre todas as áreas da boca (dentes, gengiva, língua e bochechas), sem se esquecer, é claro, de deixar um tempo a mais para o fio dental.

O fio dental deve ser usado apenas depois de escovar os dentes? MITO. 

Essa é uma dúvida muito comum e divide muitas opiniões. Mas a verdade é que a sequência não faz diferença, desde que a limpeza seja feita corretamente.

Seja antes ou depois, o importante é que a limpeza seja realizada e o fio dental utilizado. 

Comer maçã substitui a escovação? MITO. 

Você já ouviu essa história em algum lugar? Pois é, é um mito! Limpeza completa só com escovação e fio dental.

Alguns alimentos ricos em fibras como maçã, pera e cenoura de fato ajudam a limpar os dentes, uma vez que durante a mastigação o atrito remove parte dos resíduos deixados pela comida. Entretanto, esses alimentos não de maneira alguma substituem a escovação, eles ajudam a remover parte dos resíduos, não todo o resíduo e por isso, a melhor forma de garantir a saúde dos dentes sempre será a escovação.

É necessário trocar a escova de dente frequentemente? VERDADE.

Quando a escova fica velha, as cerdas perdem a eficiência sendo necessário aumentar a força na hora de escovar os dentes, o que pode prejudicar a dentição e causar problemas como a gengivite e desgaste dental. O ideal é trocar a escova a cada três meses.

A escovação dos dentes antes de dormir é a mais importante. VERDADE. 

Durante o sono, a salivação diminui e pode ser até interrompida, o que, aliado ao ambiente úmido e com pouca movimentação, causa um aumento considerável da proliferação de bactérias presentes na boca. 

Escovar os dentes antes de dormir reduz a evolução das bactérias, uma vez que no período noturno o flúor tem maior capacidade de repor os minerais que são perdidos durante todo o dia. 

O modelo da escova influencia na eficácia da escovação? VERDADE. 

Embora poucas pessoas deem real importância ao modelo da escova de dente, isso de fato interfere diretamente na eficácia da escovação. 

O correto é optar por uma escova com cabeça pequena, arredondada e de cerdas macias, principalmente para quem tem abertura pequena na boca. Escovas que são extremamente finas e de forma cônicas, possuem menos cerdas em comparação com a escovas ‘comum’, e são perfeitas para quem usa aparelho, já que limpa entre os dentes e por dentro dos brackets. Já escovas com cerdas médias e duras devem ser descartadas, pois podem machucar a gengiva e, ao invés de ajudar, prejudicar. 

Quanto mais pasta dental, melhor é a higienização. MITO

Colocar bastante creme dental não é um sinônimo de boa higiene. A ação mecânica realizada pela escova de dente é muito mais importante que a ação química das pastas dentais.

https://rodrigoalmada.com.br/mitos-e-verdades-sobre-a-escovacao/



Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

SÉRIE MINERAÇÃO | Britadores de Impacto: Princípio de Funcionamento e Aplicações