O paciente J.A.B. de 54 anos foi submetido à cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica, com anestesia geral. Encerrado o procedimento às 14h30min, J.A.B. foi encaminhado à SRPA. Às 15h, o paciente apresenta queixa de algia abdominal intensa (nota 8 em escala de 0 a 10), sendo medicado conforme o protocolo da instituição. Às 15h45min, apresenta os sinais vitais - PA: 124 x 72 mmHg, FC: 82 bpm, FR: 14 ipm, SpO²: 98%, Tax: 35,8 º C, consciente, orientado, com redução da queixa de algia leve (nota 2 em escala de 0 a 10), sem outras queixas. Na avaliação dos sinais vitais, o paciente recebeu nota 9 no Índice de Aldrete e Kroulik. Esse paciente está em condições de alta da SRPA?

 




O paciente J.A.B. de 54 anos foi submetido à cirurgia de colecistectomia videolaparoscópica, com anestesia geral. Encerrado o procedimento às 14h30min, J.A.B. foi encaminhado à SRPA. Às 15h, o paciente apresenta queixa de algia abdominal intensa (nota 8 em escala de 0 a 10), sendo medicado conforme o protocolo da instituição.  Às 15h45min, apresenta os sinais vitais - PA: 124 x 72 mmHg, FC: 82 bpm, FR: 14 ipm, SpO²: 98%, Tax: 35,8 º C, consciente, orientado, com redução da queixa de algia leve (nota 2 em escala de 0 a 10), sem outras queixas. Na avaliação dos sinais vitais, o paciente recebeu nota 9 no Índice de Aldrete e Kroulik. Esse paciente está em condições de alta da SRPA?

a.

Não. Mesmo com o Índice de Aldrete e Kroulik acima de 8, como o paciente apresenta queixa álgica, não está em condições de alta.

b.

Sim. O paciente apresenta o Índice de Aldrete e Kroulik acima de 8, dor sob controle e a temperatura está quase atingindo o valor de 36º C, portanto pode ser liberado. 

c.

Não. Mesmo com o Índice de Aldrete e Kroulik acima de 8, como o paciente apresenta hipotermia, não está em condições de alta.

d.

Sim. O paciente apresenta o Índice de Aldrete e Kroulik acima de 8, dor sob controle e valor da temperatura com parâmetros considerados aceitáveis para alta. 

Para garantir que o paciente apresente condições adequadas para receber alta da SRPA, alguns parâmetros devem ser avaliados (SOBECC, 2017):
* Função pulmonar não comprometida e saturação de O² dentro dos limites da normalidade (˃que 90% em ar ambiente);
* Sinais vitais estáveis, incluindo normotermia (considerando adequada a temperatura axilar acima de 35,5º C e abaixo de 37,8º C);
* Orientação correta do paciente no tempo, espaço e procedimento cirúrgico;
* Paciente facilmente “despertável” e respondendo aos estímulos verbais; 
*Débito urinário superior a 30 mL/hora;
* Náuseas e Vômitos sob controle;
* Dor mínima ou ausente, de acordo com a escala analógica adotada, e intervenções para o tratamento ideal da dor;
* Ausência de sangramento ativo na ferida operatória;
* Presença de sensibilidade cutânea e movimentação ativa dos membros, após bloqueio anestésico; 
* Débitos de sondas e drenos dentro dos valores considerados normal para o procedimento;
* Índice de Aldrete e Kroulik modificado entre 8 e 10 pontos;
* De acordo com os dados apresentados no caso clínico, o paciente está em condições de alta da SRPA.
e.

Não. Mesmo com o Índice de Aldrete e Kroulik acima de 8, o paciente apresenta queixa álgica e hipotermia e não está em condições de alta.

Feedback

Postar um comentário

0 Comentários