O "Portal Domínio Público", lançado em novembro de 2004, propõe o compartilhamento de conhecimentos de forma equânime e gratuita, colocando à disposição de todos os usuários da Internet, uma biblioteca virtual que deverá constituir referência para professores, alunos, pesquisadores e para a população em geral. Esse portal constitui um ambiente virtual que permite a coleta, a integração, a preservação e o compartilhamento de conhecimentos, sendo seu principal objetivo o de promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), já em domínio público ou que tenham a sua divulgação devidamente autorizada.
BRASIL. Ministério da Educação. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br . Acesso em: 29 jul. 2009 (adaptado).
Considerando a função social das informações geradas nos sistemas de comunicação e informação, o ambiente virtual descrito no texto exemplifica
A) a dependência das escolas públicas quanto ao uso de sistemas de informação.
B) a ampliação do grau de interação entre as pessoas, a partir de tecnologia convencional.
C) a democratização da informação, por meio da disponibilização de conteúdo cultural e científico à sociedade.
D) a comercialização do acesso a diversas produções culturais nacionais e estrangeiras via tecnologia da informação e da comunicação.
E) a produção de repertório cultural direcionado a acadêmicos e educadores.
D.A. RESOLVE
O Portal disponibiliza recursos fundamentais a estudantes e a pessoas interessadas por ampliar seus conhecimentos, pela Internet, possibilitando o compartilhamento de informações e aprendizados de forma equânime e gratuita, disponibilizados aos usuários, sob forma de biblioteca virtual, seja para professores, alunos, pesquisadores, seja para a população em geral, permitindo a coleta, a integração, a preservação e a disseminação exclusiva de conhecimentos. Sua principal intenção é promover o amplo acesso às obras literárias, artísticas e científicas (na forma de vídeos, sons, imagens e textos), já em domínio público ou que tenham autorização de divulgá-las.
Alternativa C.
http://www.da-educa.com/2009/12/linguagens-codigos-e-suas-tecnologias.html
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