Questão 55

O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade. O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta

A) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
B) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
C) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
D) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que
afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
E) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.

Resolução

Com o fim da Guerra fria no início da década de 1980, o mundo deixava de ser bipolarizado entre EUA e URSS. Todavia, esse quadro não representou o fim dos conflitos e oposições no mundo. A retirada da influência das grandes potências fez com que eclodissem em vários países conflitos nacionalistas e de cunho étnico, como por exemplo, na África e no Leste Europeu. Esse período também é marcado por conflitos religiosos com destaque aos ocorridos entre o mundo ocidental e os mulçumanos; além do crescimento das facções criminosas tendo seu principal eixo o tráfico de drogas.

RESPOSTA CORRETA:

A
 
  1. o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado. 

http://educacao.globo.com/provas/enem-2009/questoes/55.html


Postar um comentário

0 Comentários