48 - ENEM 2010 — Ciência da natureza e suas Tecnologias

48
Todo carro possui uma caixa de fusíveis, que são utilizados para proteção dos circuitos elétricos. Os fusíveis são constituídos de um material de baixo ponto de fusão, como o estanho, por exemplo, e se fundem quando percorridos por uma corrente elétrica igual ou maior do que aquela que são capazes de suportar. O quadro a seguir mostra uma série de fusíveis e os valores de corrente por eles suportados.

FusívelCorrente Elétrica (A)
Azul1,5
Amarelo2,5
Laranja5,0
Preto7,5
Vermelho10,0

Um farol usa uma lâmpada de gás halogênio de 55 W de potência que opera com 36 V. Os dois faróis são ligados separadamente, com um fusível para cada um, mas, após um mau funcionamento, o motorista passou a conectá-los em paralelo, usando apenas um fusível. Dessa forma, admitindo-se que a fiação suporte a carga dos dois faróis, o menor valor de fusível adequado para proteção desse novo circuito é o
a
azul.
b
preto.
c
laranja.
d
amarelo.
e
vermelho.
http://hupples.com/#!/grupo/100004/lista/1000025/questao-48





·         Ligue a vontade para celular e fixo em todo Brasil, EUA e Canadá. Aproveite nosso teste grátis de 1h
http://www.telexfree.com/ad/jsarante



Resolução

Com os dois faróis ligados em paralelo, a corrente que passará por cada um deles pode ser calculada através da fórmula P=Ui. Assim, 55 = 36i; a corrente será de aproximadamente 1,53 ampères em cada lâmpada. Portanto, a corrente total do circuito é de 1,53 x 2 = 3,06 A. Como ele quer o menor valor de fusível adequado para a proteção desse novo circuito, deve ser utilizado aquele que tiver o menor valor acima de 3,06 A para poder suportar a corrente elétrica. Logo, será o de cor laranja (5,0 A).

RESPOSTA CORRETA:

C
 
laranja.
http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/48.html


Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Jasão e o Gigante Talos – Ep 13 – A Saga de Jasão e os Argonautas