Questão 75 ENEM 2010 — Ciência da natureza e suas Tecnologias

75

Dois pesquisadores percorreram os trajetos marcados no mapa. A tarefa deles foi analisar os ecossistemas e, encontrando problemas, relatar e propor medidas de recuperação. A seguir, são reproduzidos trechos aleatórios extraídos dos relatórios desses dois pesquisadores.

Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P1:
I. "Por causa da diminuição drástica das espécies vegetais deste ecossistema, como os pinheiros, a gralha azul também está em processo de extinção".
II. "As árvores de troncos tortuosos e cascas grossas que predominam nesse ecossistema estão sendo utilizadas em carvoarias".

Trechos aleatórios extraídos do relatório do pesquisador P2:
III. "Das palmeiras que predominam nesta região podem ser extraídas substâncias importantes para a economia regional".
IV. "Apesar da aridez desta região, em que encontramos muitas plantas espinhosas, não se pode desprezar a sua biodiversidade."


Ecossistemas brasileiros: mapa da distribuição dos ecossistemas. Disponível em: http://educacao.uol.com.br/ciencias/ult1686u52.jhtm. Acesso em: 20 abr. 2010 (adaptado).


Os trechos I, II, III e IV referem-se, pela ordem, aos seguintes ecossistemas:
a
Caatinga, Cerrado, Zona dos cocais e Floresta Amazônica.
b
Mata de Araucárias, Cerrado, Zona dos cocais e Caatinga.
c
Manguezais, Zona dos cocais, Cerrado e Mata Atlântica.
d
Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica e Pampas.
e
Mata Atlântica, Cerrado, Zona dos cocais e Pantanal.
http://hupples.com/#!/grupo/100004/lista/1000025/questao-75


·         Ligue a vontade para celular e fixo em todo Brasil, EUA e Canadá. Aproveite nosso teste grátis de 1h



Resolução

A mata das araucárias é um ecossistema existente na Brasil principalmente na região sul, onde podemos encontrar as árvores que dão nome a esse ecossistema (Araucárias), ou mais popularmente conhecidas como pinheiros. 
Já a descrição de árvores com troncos tortuosos e cascas grossas, são características da vegetação da região centro-oeste do Brasil, onde o clima semiárido é predominante - Cerrado.
Já a presença de palmeiras é uma espécie existente na costa brasileira, onde são extraídos diversos itens de sua estrutura, como fibras de coco, água de coco , óleos vegetais e outros. Essa região é chamada também de zona dos cocais. 
A região mais árida está presente na região central do nordeste brasileiro, devia a topologia da região. A região apresenta a serra do mar ao seu redor, o que dificulta a vinda de ventos úmidos da região costeira do nordeste para o interior. Com isso as espécies vegetais presentes ali precisam ter estruturas para sobreviveram a falta de água. Uma dessas estruturas é a transformação das folhas em estruturas espinhosas, que além de reduzirem a superfície de contato com o sol, evitam a predação por outros animais. Essa região é denominada Caatinga.

RESPOSTA CORRETA:


B
Mata de Araucárias, Cerrado, Zona dos Cocais e Caatinga.

http://educacao.globo.com/provas/enem-2010/questoes/75.html





Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Jasão e o Gigante Talos – Ep 13 – A Saga de Jasão e os Argonautas