ENEM - Radioatividade





Radioatividade



















Símbolo da radioatividade



A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos fisicamente instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética.

A radioatividade foi descoberta no século XIX. Até esse momento predominava a ideia de que os átomos eram as menores partículas da matéria. Com a descoberta da radiação, os cientistas constataram a existência de partículas ainda menores que o átomo, tais como: próton, nêutron, elétron. Vamos rever um pouco dessa história?

- No ano de 1896, o físico francês Antoine-Henri Becquerel (1852-1908) observou que um sal de urânio possuía a capacidade de sensibilizar um filme fotográfico, recoberto por uma fina lâmina de metal.


- Em 1897, a cientista polonesa Marie Sklodowska Curie (1867-1934) provou que a intensidade da radiação é sempre proporcional à quantidade do urânio empregado na amostra, concluindo que a radioatividade era um fenômeno atômico.

Anos se passaram e a ciência foi evoluindo até ser possível produzir a radioatividade em laboratório. Veja a diferença entre radiação natural e artificial:



• Radioatividade natural ou espontânea: é a que se manifesta nos elementos radioativos e nos isótopos que se encontram na natureza.


• Radioatividade artificial ou induzida: é aquela produzida por transformações nucleares artificiais.

A radioatividade geralmente provém de isótopos como urânio-235, césio-137, cobalto-60, tório-232, que são fisicamente instáveis e radioativos, possuindo uma constante e lenta desintegração. Tais isótopos liberam energia através de ondas eletromagnéticas (raio gama) ou partículas subatômicas em alta velocidade: é o que chamamos de radiação. O contato da radiação com seres vivos não é o que podemos chamar de uma boa relação.

Os efeitos da radiação podem ser em longo prazo, curto prazo ou apresentar problemas aos descendentes da pessoa infectada (filhos, netos). O indivíduo que recebe a radiação sofre alteração genética, que pode ser transmitida na gestação. Os raios afetam os átomos que estão presentes nas células, provocando alterações em sua estrutura. O resultado? Graves problemas de saúde como a perda das propriedades características dos músculos e da capacidade de efetuar as sínteses necessárias à sobrevivência.

A radioatividade pode apresentar benefícios ao homem e por isso é utilizada em diferentes áreas. Na medicina, ela é empregada no tratamento de tumores cancerígenos; na indústria é utilizada para obter energia nuclear; e na ciência tem a finalidade de promover o estudo da organização atômica e molecular de outros elementos.



Por Líria Alves


Graduada em Química


Equipe Brasil Escola










Veja mais!


Radiações Alfa, beta e gama – partículas radioativas.


Física das Radiações X - Raios x; uma ferramenta muito preciosa.


Acelerador Linear - Entenda como esse dispositivo se torna uma arma contra o câncer.




































































DESINTEGRAÇÃO RADIATIVA










Quando ocorre a desintegração, os núcleos liberam radiação em forma de partículas alfa (α), beta (β) e raios gama (γ).










Desintegração alfa










Consiste na emissão da partícula alfa (α). Esta partícula é carregada positivamente, sendo sua carga 2+. É formada por dois prótons e 2 nêutrons expelidos do núcleo.










Primeira Lei da Radioatividade / Lei de Soddy


“Quando um núcleo emite uma partícula alfa (α), seu número atômico diminui duas unidades e seu número de massa diminui 4 unidades.”


Exemplo:










235 231 4


U → Th + α


92 90 2 


átomo-pai átomo-filho partícula alfa




















Desintegração beta










Consiste na emissão de partícula beta (β). É formada por um elétron que é “atirado” em altíssima velocidade para fora do núcleo. Na verdade, o elétron não está no núcleo. O elétron é emitido por causa do núcleo instável.










Segunda Lei da Radioatividade / Lei de Soddy-Fajans-Russel


“Quando um núcleo emite uma partícula beta (β), seu número atômico aumenta uma unidade e seu número de massa não se altera.”


Exemplo: 


210 210 0 


Bi → Po + β 


83 84 1- 


átomo-pai átomo-filho partícula beta










Lembre-se que a carga elétrica relativa do elétron é 1-.


Neste caso, o átomo-pai e o átomo-filho são isóbaros.


Os átomos de tório, césio e estrôncio emitem radiação β.


O tório-234, por exemplo, se transforma em protactínio-234 emitindo um elétron, partícula beta.




















Desintegração gama










As emissões gama (γ) não são partículas. São ondas eletromagnéticas, assim como a luz ou ondas luminosas.


Possui um poder de penetração maior que a alfa e beta. Conseguem atravessar até 20cm no aço e 5 cm no chumbo (Pb). Por este motivo, estas emissões são muito perigosas do ponto de vista fisiológico. Podem danificar tecidos vivos e até matar.


A emissão gama (γ) não altera nem o número atômico e nem o número de massa.


O rádio-226, por exemplo, se transforma em radônio-222, emitindo radiação gama e também partículas alfa.




















DECAIMENTO E MEIA-VIDA










Radioatividade – É a propriedade que os núcleos atômicos instáveis possuem de emitir partículas e radiações eletromagnéticas para se transformarem em núcleos mais estáveis. Para este fenômeno, damos o nome de reação de desintegração radioativa, reação de transmutação ou reação de decaimento. 


A reação só acaba com a formação de átomos estáveis.


Exemplos:


U -238 sofre decaimento até se transformar em Pb-206.










O tempo que os elementos radioativos levam para ficarem estáveis, varia muito.










Meia-Vida – É o tempo necessário para a metade dos isótopos de uma amostra se desintegrar.










Um conjunto de átomos radioativos pode estar se desintegrando neste instante. Outro átomo pode se desintegrar daqui há uma hora. Outro, pode desintegrar daqui há três meses.


O U-235 é o elemento com meia-vida mais longa. Tem cerca de 7,04.108anos.










Exemplo de um gráfico de Meia-vida: Atividade x Tempo




Exemplo de decaimento do bismuto- 210

































EFEITOS DA RADIOATIVIDADE NOS ORGANISMOS










Os efeitos da radioatividade no ser humano dependem da quantidade acumulada no organismo e do tipo de radiação. A radioatividade é inofensiva para a vida humana em pequenas doses, mas, se a dose for excessiva, pode provocar lesões no sistema nervoso, no aparelho gastrintestinal, na medula óssea, etc., Muitas vezes pode levar a morte (em poucos dias ou num espaço de dez a quarenta anos, através de leucemia ou outro tipo de câncer).


Estar em contato com a radiação é algo sutil e impossível de ser percebido imediatamente, já que no momento do impacto não ocorre dor ou lesão visível.


A radiação ataca as células do corpo, fazendo com que os átomos que compõem as células sofram alterações em sua estrutura. As ligações químicas podem ser alteradas, afetando o funcionamento das células. Isso provoca, com o tempo, conseqüências biológicas no funcionamento do organismo como um todo; algumas conseqüências podem ser percebidas a curto prazo, outras a longo prazo. Às vezes vão apresentar problemas somente os descendentes (filhos, netos) da pessoa que sofreu alguma alteração genética induzida pela radioatividade.















































Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Jasão e o Gigante Talos – Ep 13 – A Saga de Jasão e os Argonautas