InfoEnem: 6 Documentários sobre Atualidades para o Enem 2014

InfoEnem



O Enem é um dos vestibulares mais interdisciplinares do Brasil. Por isso, assuntos da atualidade podem ser recorrentes em questões de vários cadernos, de humanas à biológicas, além da redação.
Confira então a lista de documentários que preparamos para você!

1) Junho – O Mês que Abalou o Brasil

Mostra a evolução das manifestações que começaram com a demanda de redução das tarifas do transporte públicos no Brasil em junho de 2013.

2) Promises

Retrata os conflitos do Oriente Médio pela visão de crianças palestinas e israelenses que vivem em Jerusalém.

3) Quebrando Tabu

Mostra como funciona o comércio e o tráfico ilegal de drogas. O assunto é bem atual graças à legalização da maconha no Uruguai e em alguns estados norte-amercanos.

4) Ilha das flores

Mostra a questão do lixo nas grandes cidades e todos os transtornos causados pelo descarte inadequado de tanto material.

5) A história das coisas

Aborda temas como sustentabilidade e sociedade do consumo.

6) Verdade 12.528

Traz depoimentos dos parentes de mortos e desaparecidos políticos da ditadura militar e explica como funciona e qual a importância da Comissão da Verdade.
Tem coisa melhor do que aprender enquanto descansa? Você também pode aproveitar para debater sobre esses assuntos com seus colegas e/ou escrever redações que envolvam essas temáticas. Desejamos boas reflexões!

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: 6 Documentários sobre Atualidades para o Enem 2014 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014
Posted: 24 Oct 2014 07:16 AM PDT
A justiça Federal do Rio Grande do Sul condenou o Instituo Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão responsável pela organização e logística do Enem, a pagar uma indenização de 10 mil reais a um cadeirante gaúcho por não oferecer acessibilidade durante a aplicação do exame em 2011.
O candidato, que prestou o Enem numa escola da cidade de Passo Fundo (RS), precisou ser carregado até a sala determinada para realizar a prova devido a falta de rampa de acesso a andares superiores. Além disso, quando necessitou ir ao banheiro não haviam cabines adaptadas para cadeirantes, o que levou o estudante a urinar-se durante o exame.
Obviamente, além da dificuldade no acesso ao loca de prova, este participante passou por uma situação vexatória na qual, de acordo com ele próprio, era impossível não haver abalos psicológicos e morais, deixando-o em desvantagem em relação aos outros candidatos.
Diante dos fatos, o juiz federal Andrei Pitten Velloso tomou a decisão de condenar o Inep e afirmou que no cartão de confirmação da inscrição estava clara a indicação de necessidade de atendimento especializado por se tratar de um cadeirante.
O instituto, por sua vez, já confirmou através de sua assessoria de imprensa que irá recorrer da decisão, o que deve levar o caso para o Supremo Tribunal Federal (STF).
Independente do desfecho do processo, o caso deve ser entendido como uma indicação de que o Inep e o Ministério da Educação ainda têm muito trabalho para tornar o Enem um exemplo de inclusão e igualdade de oportunidades.
Apenas a título de curiosidade, conforme matéria publicada há alguns dias aqui no infoEnem, noticiamos que esta edição de 2014 ofertará atendimento especializado a mais de 169 mil candidatos.
Fonte: O Globo

Garanta a melhor Apostila de Redação para o Enem 2014!

    Artigo Original: Inep é condenado a pagar R$ 10 mil a candidato cadeirante do Enem 2011Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2014

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Jasão e o Gigante Talos – Ep 13 – A Saga de Jasão e os Argonautas