Treineiros no ENEM 2014 Podem Fazer Inscrição no SISU?


Com a aproximação das inscrições do Sisu 2015, que começam na próxima segunda-feira (19), muitos leitores que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado como treineiros têm nos enviado e-mails perguntando se podem ou não se inscrever no Sistema de Seleção Unificada para concorrer a vaga em universidades públicas.

Primeiramente é importante entender que são considerados candidatos treineiros no Enem ou em qualquer vestibular aqueles que NÃO irão concluir o ensino médio no em questão, no caso 2014. Em outras palavras, são estudantes que ainda estão cursando o primeiro ou segundo ano desta etapa e prestaram o exame para ganhar experiência.
Retornando a pergunta do título deste artigo, a resposta é SIM, aqueles que prestaram o Enem 2014 como treineiros poderão fazer sua inscrição e participar do Sisu. Entretanto, caso sejam aprovados para uma de suas opções de curso, não poderão cursar a instituição de ensino que os convocou. Isso porque um dos documentos exigidos no momento do registro acadêmico é justamente o diploma do Ensino Médio, o qual ainda não possuem.
De qualquer maneira, nossa recomendação é para que tais participantes realizem sua inscrição no sistema entre os dias 19 e 22 de janeiro e procurem, durante este período, navegar no Sisu e experimentar trocar opções de curso e analisar notas de corte e classificação parcial.
Desta forma, poderão entender o funcionamento e a lógica do sistema e, quando forem concorrer às vagas para valer já com o certificado do ensino médio em mãos, terão mais experiência e sabedoria para explorar as possibilidades do Sisu.
Para compreender os passos detalhados para inscrição no Sistema do Ministério da Educação, baixe gratuitamente nosso Manual do Sisu 2015.

Portal infoEnem prepara Apostilas para o Enem 2015

    Artigo Original: Treineiros no Enem 2014 Podem Fazer Inscrição no Sisu? Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
Posted: 16 Jan 2015 03:12 AM PST
No dia 8 de janeiro a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) tornou público o edital de adesão ao Sisu 2015, o qual regulamenta a oferta de 5.933 vagas para 98 cursos, nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Araguaia e Várzea Grande.
Do total de vagas, 50% de cada opção de curso foi destinado ao sistema de cotas. Confira o número de oportunidades reservada para cada modalidade de cota social/racial:
  1. Candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas – 538 vagas
  2. Estudantes autodeclarados pretos, pardos ou de descendência indígena, com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas – 990 vagas
  3. Participantes que, independentemente da renda tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas – 521 vagas
  4. Concorrentes autodeclarados pretos, pardos ou de descendência indígena que, independentemente da renda tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas – 943 vagas
  5. E por fim, optantes do sistema universal, a ampla concorrência – 2.941 vagas
O edital também informa os pesos das cinco notas do concorrente no Enem 2014 para cálculo da pontuação final em cada curso oferecido pela instituição no sistema.
Vale lembrar que o cronograma com todas as etapas do processo seletivo de 2015 do Sisu já foi divulgado pelo MEC e pode ser visto nesta matéria. As inscrições começam na próxima segunda-feira (19).
A UFMT é uma das universidades que mais disponibiliza vagas nesta primeira edição do Sistema de Seleção Unificada. Para consultar todas elas bem como outros detalhes a respeito de sua participação no sistema, veja este Edital.

Portal infoEnem prepara Apostilas para o Enem 2015

    Artigo Original: UFMT Ofertará 5,9 Mil Vagas no Sisu 2015 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post UFMT Ofertará 5,9 Mil Vagas no Sisu 2015 apareceu primeiro em .

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

SÉRIE MINERAÇÃO | CAMINHÕES FORA DE ESTRADA UTILIZADOS NA MINERAÇÃO