Geopolítica no Enem: Relações Étnico-Raciais

 
Lei 11645 de 2008 “estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”.

O Enem, a cada ano, tem ajudado a moldar o currículo do Ensino Médio. Estudamos o que é cobradona prova. Dessa forma, o exame se torna uma oportunidade de conhecer e discutir conteúdos e ideias.
As relações étnico-raciais são uma questão importante a serem trabalhadas em sala de aula e exigidas no Enem. É a partir disso que refletimos sobre ações afirmativas como cotas raciais, representação identitária, convivência e respeito às diferenças culturas, crenças, cultos e tradições.
Para iniciar, vamos entender a diferença dos significados de etnia e raça.
Raça compreende os aspectos morfológicos como estatura física, cor de pele, cabelo etc. Etnia é mais amplo e compreende, além da raça, os aspectos culturais como religião, idioma e tradições.
Devido à riqueza do assunto, separamos algumas leituras importantes que guiarão seu estudo na área. Vamos lá:
  • No Portal Namu, a psicóloga Vanessa Andrade comenta sobre o projeto Afrobetizar que tem como objetivo a valorização da cultura africana. Confira aqui.
  • secretaria de educação da Bahia traz em sua página explicações, programas, exemplos de ações e materiais de aula sobre o tema.
  • Este link da UNESCO trata sobre a discriminação racial no Brasil e contém as principais ações em prol das relações étnico-raciais.
  • Revista Fórum traz nesta matéria um estudo sobre os resultados do sistema de cotas após 10 anos de implementação.
  • Pragmatismo Político traz a opinião de um juiz federal sobre as cotas raciais. Leiturainteressantíssima.
  • E, por último, trazemos aqui as diretrizes curriculares para a educação das relações étnico-raciais elaboradas pelo próprio Ministério da Educação.
Acreditamos que, com essa coletânea de leituras, você esteja mais preparado para entender a temática e se aperfeiçoar no estudo das relações étnico-raciais.
Em breve traremos uma questão da última edição do Enem que trata desse assunto, acompanhada da resolução e comentários do nosso professor de geografia. Não perca!

Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Geopolítica no Enem: Relações Étnico-Raciais Baixe gratuitamente o e-Book:Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015
O post Geopolítica no Enem: Relações Étnico-Raciais apareceu primeiro em .
Posted: 09 Mar 2015 07:42 AM PDT
A Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS), recebe pré-matrícula para processo seletivo que visa o preenchimento de vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), referente a este primeiro semestre de 2015.
Ao todo são oferecidas 169 vagas em diversos cursos, sendo que o critério para classificação dos candidatos serão as notas do Exame Nacional do Ensino Médio do ano passado. Vale esclarecer que os candidatos que obtiveram média mínima inferior a 200 pontos nas quatro provas objetivas do Enem ou nota inferior a 300 pontos na redação estarão automaticamente eliminados do processo. Além disso, as 5 notas do exame terão pesos diferentes de acordo com o curso escolhido pelo concorrente.
A pré-matrícula permanecerá aberta somente entre esta segunda-feira (09) e a próxima quarta-feira (11). Os interessados podem se candidatar as vagas por meio de apresentação de ficha de cadastro juntamente com o boletim de desempenho no Enem 2014 e a documentação exigida diretamente nos campi de oferta dos cursos disponíveis. Tanto a ficha de inscrição como todos os documentos necessários, além das regras da seleção, devem ser consultadas neste Edital.
Este processo seletivo ainda inclui sistema de cotas, sendo que 10% do total de vagas são reservadas a candidatos com deficiência e 50% para candidatos economicamente hipossuficientes, incluindo a reserva de cotas para negros e indígenas de acordo com percentual do estado do Rio Grande do Sul, segundo dados do IBGE.
O resultado final com os nomes dos aprovados deve ser publicado no dia 20 de março, com início das aulas para tais estudantes no dia 23 do mesmo mês.

Estude com as Melhores Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: UERGS Recebe Pré-Matrícula Para Seleção via Enem 2014 Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015

Postar um comentário

0 Comentários