Não Fui Aprovado Com Minhas Notas do Enem. E agora? | infoEnem



 
Um dos pensamentos que mais atrapalham vestibulandos é o “não quero perder um ano”. Geralmente, essa expressão é utilizada quando o estudante não foi aprovado no final do ensino médio e irá fazer cursinho pré-vestibular, ou quando já fez e precisará de mais um ano. Entretanto, como deve desconfiar, a mensagem contida em “perder um ano” é totalmente negativa.  E toda a negatividade da expressão é atribuída ao novo ano de estudo e aprendizagem. Você realmente acredita que esse seja um ano perdido?
Acreditando ou não, o fato é que não é. Aliás, bem longe disso! Duvida? Pergunte para algumas pessoas que já se formaram no ensino superior sobre suas experiências no cursinho pré-vestibular. Certamente irá se espantar com a quantidade de ótimas lembranças que serão reveladas à você!
Logo, esse pensamento deve mudar. Se você não foi aprovado nos processos seletivos deste ano, você tem todo o direito de ficar triste. Não é esse meu ponto. Não invente desculpas para a desaprovação. Enfrente a realidade e lide com seu sofrimento. Mas o choro deve durar pouco se você está de olho na aprovação do próximo vestibular!
Um ano a mais de estudo tem várias vantagens! E muitas delas você só irá perceber depois. Um ano passa rápido, mas muitas coisas acontecem e é um período muito útil para amadurecer. O primeiro amadurecimento garantido é aprender a lidar com erros e desaprovações, ou seja, aprender a ouvir “não” e não desistir do que você realmente quer só porque tem um “caminho mais fácil”.
A partir daí, novos aprendizados irão surgir conforme você tem novas experiências. Veja esse tempo como oportunidade para adquirir mais autoconhecimento, conhecer suas limitações, se tornar mais confiante, menos ansioso etc. Com isso, você também terá ganho mais tempo para ter certeza do curso que irá prestar e seguir. Muitos estudantes, ao final de um ano a mais de estudos, descobrem novos gostos, cursos ou faculdades. Além de tudo isso, é claro, a maior oportunidade mesmo é aumentar seu leque de conhecimento.
Portanto, tire essa bobagem da cabeça que um ano de estudo é “perda de tempo”! O momento é de começar planejar esse novo ano de estudos o mais breve possível! Para isso, é recomendável que você “quantifique” seu conhecimento atual e compare-o com o conhecimento necessário para ser aprovado. Depois, é importante conseguir um material que realmente transforme você num especialista no exame (Clique aqui para conhecer nossas apostilas para o Enem 2015). Por fim, muito estudo e dedicação para transformar o “ano perdido” num dos melhores de sua vida!

Veja a Data de Lançamento das Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Não Fui Aprovado Com Minhas Notas do Enem. E agora? Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015



De acordo com o calendário do primeiro Sistema de Seleção Unifica (Sisu) de 2015, as universidades e institutos federais participantes poderão iniciar as chamadas da lista de espera a partir desta quarta-feira, 11 de fevereiro.
O prazo para cadastro na lista foi do dia 26 de janeiro até o dia 6 de fevereiro, sendo que puderam se inscrever todos os participantes do processo seletivo que não foram classificados ou que foram aprovados somente em sua segunda opção de curso, independente de efetuar ou não a matrícula nesta escolha.
Esclarecemos que, de agora em diante, as próximas convocações não serão divulgadas na página do Sisu, o que exige atenção redobrada dos candidatos que integram a lista, os quais devem buscar diariamente informações a respeito de possíveis chamadas junto a universidade que pretendem cursar. Isso porque aqueles que forem selecionados e perderem os prazos de matrícula perderão também o direito a vaga.
A lista de espera do Sisu tem como finalidade o preenchimento de vagas ociosas após a realização das inscrições e chamada única do sistema. É importante ter em mente que a rodagem da lista pode variar muito de um curso / instituição para outro, pois leva em consideração diversos fatores, como a quantidade de vagas ofertadas em cada opção, por exemplo.
Portanto, para quem ainda tem esperança de conquistar a sonhada vaga no ensino superior, resta agora monitorar futuras convocações e torcer para ter seu nome na relação dos aprovados.

Veja a Data de Lançamento das Apostilas Para o Enem 2015

    Artigo Original: Chamadas da Lista de Espera do Sisu 2015 Começam Hoje Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Sisu 2015 / Manual do Prouni 2015




Leitores e assinantes do nosso Portal já estão acostumados a receber, semanalmente, dicas, orientações e notícias relacionadas especificamente a redação do Exame Nacional do Ensino Médio. E não é para menos, pois além de compor uma das 5 notas do resultado do Enem, a redação pode definir o futuro de um candidato na disputa por uma vaga no ensino superior.
Entretanto, percebemos em muitos de nossos visitantes uma carência muito grande de conhecimento e informação sobre as regras e a estrutura do tipo textual cobrado na prova escrita do exame nacional. Aliás, muitos deles chegam na hora H sem sequer saber que a dissertação argumentativa é a redação que deve ser produzida no Enem.
Como começar minha redação? Como criar e estruturar meus argumentos? Minha redação precisa ter título???
Estas são apenas algumas das muitas dúvidas que atormentam boa parte daqueles que irão prestar o Enem 2015.
Mesmo com nossa coluna semanal sobre o assunto, que é escrita pela profª especialista em redação Camila Dalla Pozza e que ajuda milhares de leitores a se prepararem melhor para a avaliação dissertativa do Enem, acreditamos que podemos fazer ainda mais.
Por essa razão decidimos elaborar uma Apostila para a Redação do Enem 2015. Além de ser completamente direcionado, apresentando dicas e estratégias para otimizar a escrita do candidato, o material ainda irá esclarecer cada uma das competências cobradas e como elas serão avaliadas na prova.
Apostila Redação Enem
E para não deixar dúvida da qualidade da apostila, vale ressaltar que a mesma vem com a assinatura da nossa própria colunista Camila, professora de redação formada pela UNICAMP, possuidora de larga experiência na correção de textos para grandes vestibulares do país.
O lançamento deve ocorrer em breve, ainda neste mês de fevereiro. Nos próximos dias traremos mais detalhes a respeito da Apostila de Redação para o Enem 2015, bem como sua data de lançamento oficial. Fique atento!

Veja a Data de Lançamento das Apostilas Para o Enem 2015





A Universidade Federal do Amapá (Unifap) liberou a lista de aprovados no seu Vestibular 2015. O resultado foi publicado ontem e contém o nome de 820 candidatos selecionados pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 ou de 2013.
A relação com os nomes dos convocados pode ser consultada presencialmente na instituição, o auditório do Conselho Superior (Consu), ou em sua página oficial na internet. Além dos aprovados, o link anterior também traz edital com informações a respeito do prazo, documentação e local para efetivação da matrícula. É imprescindível ler com atenção, pois quem perder o período também perderá a vaga.
Aqueles que não foram classificados deverão acompanhar as publicações no site da Unifap pois a universidade deve realizar uma segunda chamada, que ainda não tem data exata mas que será anunciada em breve no caso de vagas remanescentes.
Assim como em sua edição do ano passado, o processo seletivo próprio da Unifap será responsável pelo preenchimento de 50% das vagas da federal, sendo o restante ocupado via Sistema de Seleção Unificada (Sisu), ferramenta virtual do Ministério da Educação que também utilizou as notas do Enem 2014.
Conforme explicou Erasmo Senger, diretor do Departamento de Processo Seletivo e Concurso da Unifap, esta edição do vestibular próprio da instituição bateu o recorde na concorrência. Foram 20.676 inscritos disputando 820 vagas em 37 cursos presenciais de graduação. Medicina, Direito (Macapá), Educação Física e Enfermagem (Macapá) foram, respectivamente, os cursos mais procurados

Postar um comentário

0 Comentários