A música e os logaritmos
Entenda-os e descubrirá a enorme utilidade deles!
Prof. Luiz Netto – Maio de 2009
Já dizia o físico italiano Galileu Galilei que a Matemática é a
linguagem da Física. Uma das percepções mais agudas no campo da
Matemática foi a do entendimento do que são os logaritmos, e o vislumbre
de muitas aplicações de suas propriedades na descrição de muitos
fenômenos da natureza. Só para citar algumas:
1)O valor do Ph das soluções, cuja acidez ou alcalinidade é medida por uma escala Logarítmica.:
(Ph) à pondus hidrogeni à peso do hidrogênio.
Ph = 7 à (Neutro) àsignifica que íons de hidrogênio e íons de hidróxido estão em equilíbrio.
2) Os astrônomos antigamente tinham que fazer as suas contas de grandes
números que demandavam um tempo enorme, com o surgimento dos logaritmos
ao invés de operar com multiplicação e divisão desses números passaram a
operar com soma e subtração dos logaritmos desses números que
simplificava sobremaneira as suas tarefas. Mais tarde surgiram as réguas
de cálculo logarítmicas, que naturalmente caíram em desuso devido ao
surgimento das calculadoras eletrônicas.
3) Em acústica: Para o cálculo do volume sonoro de um ambiente é adotada
uma unidade chamada de Bell. Como o Bell é uma unidade muito grande
adota-se o decibel. O ouvido humano não responde linearmente às
intensidades sonoras, mas ao logaritmo desta intensidade sonora.
A natureza assim construiu o ouvido de modo que ele possa detectar o
ruído de uma simples folha caindo ao chão e também suportar a explosão
de uma bomba a poucos metros. Se a resposta fosse linear ao estímulo o
ouvido seria destruído, como a resposta é logarítmica o ouvido suporta
essa intensidade sonora muito maior.
Assim podemos calcular estas relações através do conhecimento dos
logaritmos. A fórmula que traduz a relação entre duas potencias sonoras,
é dada na relação:
db = 10 log P2/P1, P2 e P1 (variação de potencia, por exemplo em um
alto-falante de 2 vezes. (Ex. P1 = 10 W, P2=20 W).Assim verificamos que
dobrar uma potencia, significa elevá-la em 3 decibeis.
db = 10 log 20/10 à dB = 10 log 2àdb = 10.0,3010à db= 3
4) Nas medidas de intensidade de corrente e tensão também se aplicam o decibel.
5) A escala Richter de medida da magnitude de um abalo sísmico, de um terremoto.
6) A descarga de um capacitor obedece à uma curva logarítmica.
7) Cálculo de juros compostos.
Há outras aplicações, mas hoje vamos nos concentrar na Música e os logaritmos.
A ESCALA MUSICAL IGUALMENTE TEMPERADA
A escala musical temperada divide o espaço de vibrações sonoras
compreendido por duas freqüências de notas musicais uma sendo o dobro da
outra em 12 intervalos musicais iguais. Pode ser definida
matematicamente como uma progressão geométrica cujo primeiro termo é a
freqüencia da nota escolhida (Número de oscilações por segundo) e cuja
razão é o valor 1.0594631 em decorrência da divisão de uma oitava em 12
intervalos. (veja a dedução logo mais abaixo).
Assim, se tomarmos a nota dó como 16,352 Hz (Hertz) e formos
multiplicando sucessivamente pelo número 1.0594631 vamos obter todas as
freqüências das notas musicais da escala musical temperada, culminando
com a primeira nota da oitava seguinte que é o dobro do valor inicial, e
portanto igual a 32,704 Hz. Percorrendo a escala segundo esses valores
obtidos vamos caminhar de meio em meio tom. Repare que nos instrumentos
de cordas sem trastespodemos obter sons com intervalos menores que meio
tom, pois quem define o som obtido é a posição do dedo do
instrumentista, mas sem a limitação do traste.
do= 16,352 Hz
do#= 16,352 x 1,0594631 = 17,325 Hz
re = 17,325 x 1.0594631 = 18,3545 Hz
re# = 18,3545 x 1.0594631 = 19,445 Hz
mi = 19,445 x 1.0594631 = 20,602 Hz
fa = 20,620 x 1.0594631 = 21,827 Hz
fa# = 21.827 x 1.059461 = 23,125
sol = 23,125 x 1.0594631 = 24,500
sol# = 24,500 x 1.0594631 = 25,957
la = 25,957 x 1.0594631 = 27,500
la# = 27,500 x 1.0594631 = 29,135
si = 29,135 x 1.0594631 = 30,868
do = 30,868 x 1.0594631 = 32,704
Como se chega à conclusão que o valor do intervalo é de 1,0594631?
Vejamos como se deduz qual o valor deste quociente entre duas notas musicais adjacentes: Énecessário saber operar com radicais.
Vemos que o valor obtido vale 1,0594631. Isto significa que se estamos
tocando a nota do3 de um teclado e passarmos para um dó3 sustenido, a
freqüência deste do sustenido será maior que a freqüência do do3 ->
1,0594631 vezes maior e assim por diante. - Se estamos tocando um do3
sustenido e passamos a tocar o do3 a freqüência cairá de 1,0594631
vezes, ou ficará menor este valor.

Representação em coordenadas polares de uma oitava musical
As cordas de um violão por exemplo são tensionadas pelas cravelhas até o
ponto no qual suas frequencias de vibrações estejam ajustadas ao valor
desejado. Mas onde se colocam os trastes de modo que possam ao serem
tocadas passem a emitir vibrações ajustadas com a emissão de outros
instrumentos musicais? Um do3 do piano, deve soar em sua frequencia
fundamental com igual ao do3 de um violino, ou qualquer outro
instrumento.
Aí entra a ciência de dimensionar a distância entre os trastes nos
instrumentos de cordas que obedecem a uma lei matemática e cuja
distribuição é logarítmica. Mas como podemos calcular e definir estas
distâncias entre os trastes? Imagine que fosse possivel ao ser humano
ouvir a partir de 1 ciclo por segundo, ou 1 Hz. A fórmula abaixo traduz
um espectro de frequencias de 1 a 2 Hertz (A largura de Uma oitava).
(fizemos a restrição x – variando de zero a 12). Não ouvimos estas
frequencias, mas se estendermos esse expoente x para o valor 52, já
estaremos no limiar da frequencia de audição humana que é igual 20 Hz.
Ora, sabemos da Física que o inverso da Frequencia é o PERÍDO T do sinal emitido.
Portanto podemos escrever que:

E finalmente:
T é o tempo de execução de um ciclo completo da cada oscilação
produzida. Se x=0, T=1.Ora podemos imaginar uma escala cujo comprimento
seja igual a 1, ou multiplicando esse valor por um outro valor escolhido
que definirá o comprimento total da escala, onde se apoiarão as cordas
soltas do instrumento. Se x=0 e portanto T=1, significa que não estamos a
vibrar nenhuma corda, com o dedo em nenhum traste, mas estamos a vibrar
as CORDAS SOLTAS, suportadas nos dois apoios do instrumento. É fácil
constatar pela aplicação da fórmula que quando x=12 (traste 12), teremos
completado o curso de um dedo deslizando sobre a corda de uma OITAVA
COMPLETA. Nesse ponto encontramos um valor para T=1/2, o que significa
que estamos no MEIO DA ESCALA.
Portando para calcularmos os comprimentos das cordas ao longo dos
trastes, basta multiplicar os valores encontrados aplicados à fórmula
acima, pelo comprimento da escala escolhido.(Ce).
As frequencias corretas das 6 cordas do violão são ajustadas a partir do
tensionamento das cordas através das cravelhas do instrumento e seus
valores dependerão, da tensão de ajuste, do tipo de material do qual são
confecionadas, do diâmetro.
Podemos escrever que o comprimento da corda até o traste de ordem n é obtido pela expressão:
tn = Comprimento da corda até o traste de ordem n
Ce = Comprimento da escala - distância entre os dois suportes das cordas soltas.
x = Ordem do traste
BAIXO
Dimensionamento das distância dos trastes em um Baixo de 864 mm de comprimento
Dimensionamento das distâncias dos trastes no braço de um Baixo de 864 mm de comprimento
VIOLÃO
Dimensionamento das distâncias dos trastes no Braço de um violão de 640 mm de comprimento.
VIOLÃO
Dimensionamento das distâncias dos trastes no braço de um violão de 640 mm de comprimento.
As frequencias das cordas soldas no braço de um violão
Como podem ver onde em uma equação temos um expoente aí existe logarítmos!!
Assim, quando falamos, cantamos, quando tocamos algum instrumento,
quando ouvimos um pássaro a cantar, quando sintonizamos um rádio,
logarítmos estão se espalhando por todos os cantos. E aí então que dizer
quando alguém diz: Até hoje não sei para que servem os logarítmos!
Melhor voltar para a escola e ter a sorte de arrumar um professor que
não se preocupe em ensinar-nos sómente a trabalhar as equações mas
ENTENDER O QUE ELAS DIZEM!
MATEMÁTICA NA MÚSICA:
Equação da Escala Musical Temperada
Postado por Luiz Netto às 06:41
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