Acima da Expectativa, Enem 2016 Registra 9,2 Milhões de Inscritos

Na tarde desta terça-feira (23 de maio), o Ministério da Educação (MEC) divulgou o balanço com números e informações referente as inscrições no Enem 2016.

De acordo com os dados, e superando as expectativas do governo, que previa em torno de 8 milhões, esta edição registrou 9.276.328 de inscritos, 9,4% a mais em relação ao ano passado, em que certa de 8,5 milhões de candidatos se cadastraram para participar do exame.
Vale esclarecer que essa quantidade deve sofrer uma redução, pois, após o encerramento do prazo para pagamento da taxa de R$ 68, que ocorre nesta quarta-feira (25), muitos não terão sua inscrição homologada pelo sistema por não quitarem o boleto. Vale lembrar que são isentos os concluintes do ensino médio em 2016 e candidatos de baixa renda.
Além do aumento no total de inscritos em relação ao ano passado, o montante de isentos nesta edição também foi maior: são 71,1% no Enem 2016 – maior taxa desde 2013 – em comparação com apenas 59,8% em 2015.
Entre os cadastrados, a maioria é do sexo feminino (57,37%) e considera-se pretos e pardos, que somados atingem metade do total.
A região com maior concentração de inscritos foi a Sudeste, que representa 35,86% dos 9,2 milhões. Na sequência vem o Nordeste (32,12%), Sul (11,93%), Norte (11,16%) e Centro-Oeste (8,94%).
Além disso, também foram realizadas 72 mil solicitações de atendimento especializado e outras 107,4 mil atendimentos específicos, que abrangem pessoas com baixa visão ou dificuldades de enxergar, deficiência física, auditiva e surdez, entre outros.
O MEC divulgou ainda que o Aplicativo Enem 2016, para acompanhamento e recebimento de informações referentes ao exame, será lançado na semana que vem, a partir do dia 1 de junho.
Para conferir o relatório completo sobre as inscrições do exame, confira esta matéria publicada pela Assessoria de Comunicação Social do ministério.
O post Acima da Expectativa, Enem 2016 Registra 9,2 Milhões de Inscritos apareceu primeiro no infoEnem.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas
Estude com nossos Simulados Online.
CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2016

Entenda o Processo de Independência das Treze Colônias Inglesas
Posted: 24 May 2016 08:38 AM PDT
Com o fim do Antigo Regime, começaram a emergir os ideais iluministas que atuaram de forma expressiva no processo de independência das Treze Colônias inglesas, inspirados por pensadores como John Locke e Thomas Paine. Vamos entender neste artigo como se iniciou o processo que levou essas Treze Colônias a posição de país mais poderoso no período.
O território norte-americano começou a receber imigrantes europeus no século XVII devido a perseguições religiosas e dificuldades financeiras que despertavam esperanças em relação ao Novo Mundo. Entretanto, o local já era ocupado pelos indígenas, que resistiram e foram mortos ou expulsos.
A “negligência salutar“, ou seja, autonomia político-econômica em relação à Inglaterra, que estava envolvida em guerras, como a dos Sete Anos, foi uma das principais características das colônias.
Embora autônomas, elas se distinguiam em relação às atividades econômicas. Enquanto ao norte havia policultura em pequenas propriedades e destaque para as atividades comerciais, o sul era caracterizado pelo 1plantation.
A Guerra dos Sete Anos causou grandes prejuízos à Inglaterra, desencadeando o início da exploração de suas colônias. Em 1764, foi anunciada a Lei do Açúcar, que cobrava impostos sobre a exportação deste produto; em 1965, a Lei do Selo, que determinava que todos os documentos, livros, jornais que circulavam nas colônias deveriam conter um selo comprado dos ingleses; em 1765, a Lei dos Alojamentos determinava que os colonos deveriam oferecer abrigo e alimento às tropas inglesas que estivessem em seu território e em 1773, a Lei do Chá determinava que os norte-americanos só poderiam consumir o chá inglês.
Com tais leis, as colônias já não tinham a mesma autonomia, organizando então uma revolta em 1773 – Festa do Chá de Boston – na qual destruíram carregamentos de chá dos navios que estavam no Porto de Boston. Após este episódio, foram aprovadas as Leis Intoleráveis, que impunham, entre outras medidas, o fechamento do Porto de Boston até os colonos pagarem pelo chá destruído.
"Festa do Chá": reação aos novos impostos taxados pelos britânicos.
“Festa do Chá”: reação aos novos impostos taxados pelos britânicos.
Em 1774 foi realizado o Primeiro Congresso da Filadélfia, no qual os colonos redigiram um documento em protesto às Leis Intoleráveis e enviaram aos ingleses. Contudo, o governo não cedeu e, em 4 de Julho de 1776, ocorreu o Segundo Congresso da Filadélfia, no qual os colonos romperam com os ingleses, proclamando sua independência, tendo George Washington como líder das tropas. A Inglaterra mais uma vez não cedeu e se iniciou a Guerra de Independência das Treze Colônias. Com apoio francês, as colônias venceram em 1781 e sua independência foi reconhecida em 1783.
Em 1787, foi promulgada uma carta constitucional, que tornavam o país uma República Federativa Presidencialista, com George Washington como primeiro presidente; assegurava os direitos civis e a liberdade e dividia o poder em Executivo, Legislativo e Judiciário. Entretanto, essa liberdade era relativa, já que a escravidão continuava, as mulheres não tinham os mesmos direitos dos homens e os índios continuavam sendo expulsos de suas terras.
Mesmo com sua independência, as colônias continuaram com divergências na política e economia, o que gerou conflitos que levaram à Guerra de Secessão, assunto para um próximo artigo. Até breve!
O post Entenda o Processo de Independência das Treze Colônias Inglesas apareceu primeiro no infoEnem.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas
Estude com nossos Simulados Online.
CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2016

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

SÉRIE MINERAÇÃO | CAMINHÕES FORA DE ESTRADA UTILIZADOS NA MINERAÇÃO