Candidatos Devem Realizar Simulados na Preparação do Enem

Candidatos Devem Realizar Simulados na Preparação do Enem
 
A abertura das inscrições para o Enem 2016, que ocorreu nesta semana, indica o início, de fato, da corrida para o maior exame do Brasil. A seis meses das provas, marcadas para 5 e 6 de novembro, a realização de simulados deve ser cada vez mais constante na preparação dos candidatos.
Provas desse tipo são fundamentais num plano de estudos de qualquer vestibular ou concurso, basicamente por trazerem dois grandes benefícios: o primeiro e óbvio, é a antecipação das dificuldades que possam ser encontradas nos dias do exame. O segundo, e não menos importante, é a autoavaliação, que pode inclusive sinalizar a necessidade de mudanças nas estratégias de preparação.
Ao fazer simulações do Enem, o participante se permite conhecer, antes do momento da prova, os obstáculos que o aguardam no dia do exame: cansaço físico e emocional, nervosismo, pressão e o temido “branco” são apenas alguns deles. E mais do que antecipá-los, a prática por simulados o tornará apto para enfrentá-los da melhor maneira no dia D.

Testar os conhecimentos durante o período de estudos também é imprescindível, o que torna os simulados ainda mais valiosos. Por meio da análise dos resultados, os candidatos podem avaliar a eficácia de sua metologia de estudos, corrigir possíveis equívocos e ainda traçar novas metas.
Outro ponto importante diz respeito a quantidade e frequência com que os simulados são realizados. Certamente um candidato que faz pelo menos um por mês chegará mais bem preparado do que aquele que realizou dois ou três em todo o período de preparação.
Tendo isso em vista, encerramos o artigo de hoje recomendando a todos que vão prestar o Enem 2016 duas ótimas oportunidades de participar de simulados: o programa Hora do Enem do governo, que disponibilizou o primeiro deles no último final de semana e ainda fará mais três (junho, agosto e outubro); e a Plataforma de Simulados do infoEnem, que oferece mais de 300 questões simulados para você praticar em simulados semanais e mensais (clique aqui para se inscrever).
Bons estudos!
O post Candidatos Devem Realizar Simulados na Preparação do Enem apareceu primeiro no infoEnem.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas
Estude com nossos Simulados Online.
CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2016


Enem 2016 – Veja Como Pedir Isenção da Taxa de Inscrição
 
Ontem, 9 de maio, tiveram início as inscrições para o Enem 2016. Além de fazer todo o procedimento online no sistema do Inep, até a data limite de 20 de maio, os estudantes devem pagar a taxa de R$ 68, com exceção daqueles que estão concluindo o ensino médio neste ano na rede pública de ensino.
No entanto, os candidatos que não dispõem deste valor para confirmar sua participação no exame podem solicitar a isenção da taxa, por meio da declaração de carência, conforme a Lei 12.799 ou o Decreto nº 6.135. Estes definem que o beneficiado deve estar inscrito no CadÚnico, instrumento de identificação e caracterização sócio-econômica das famílias brasileiras de baixa renda.
Para pedir a isenção no sistema de inscrições do Enem, primeiramente acesse o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. Se você ainda não realizou sua inscrição no exame, siga as orientações desta matéria até o passo 8, quando deverá clicar no botão referente a declaração de carência.
carencia
Caso já tenha realizado sua inscrição, basta acessar o link anterior, entrar em “Página do Participane” e logar com seu CPF e senha cadastrada. Se você havia gerado o boleto referente ao Guia de Recolhimento da União (GRU) por engano, terá a disposição o botão “declarar carência”. Basta clicar nele e depois confirmar.
Após o procedimento, o sistema irá ratificar a isenção da taxa com a mensagem “Inscrição concluída com sucesso”, informando também todos os outros dados referentes a sua inscrição.
É importante alertar, conforme o Edital do Enem 2016, que o Inep reserva-se o direito de auditar a solicitação de isenção de taxa de inscrição e exigir, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada, sob a pena de eliminação do candidato no exame em caso de não comprovação.
O post Enem 2016 – Veja Como Pedir Isenção da Taxa de Inscrição apareceu primeiro no infoEnem.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas
Estude com nossos Simulados Online.
CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2016
 

Postar um comentário

0 Comentários