Saiba Como Alterar os Dados de Inscrição no Enem 2016




 
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2016) começaram nesta segunda-feira (09). Em meio a tantos passos para concluir o processo de cadastro, juntamente com instabilidades do sistema devido a enorme quantidade de acessos simultâneos, é normal que os estudantes tenham problemas e cometam enganos durante a inscrição.

Justamente por este motivo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) disponibiliza, no próprio sistema do Enem, uma opção para alterar os dados da inscrição. Antes de mostrar como fazê-lo, reforçamos que só possível mudar as informações durante o período, portanto até 20 de maio.
O primeiro passo é entrar na plataforma de inscrição do Enem, disponível nesta página. Depois o candidato deve acessar a opção “Página do Participante” e fazer login com seu CPF e senha cadastrados no primeiro acesso.
alterar_dados
Após logar no sistema, haverá um menu a esquerda com o item “Alterar dados”, conforme a imagem acima. Os subitens exibem justamente as seções que podem ser editadas, que são as informações pessoais, atendimentos específico ou especializado, prova de língua estrangeira, local de prova e senha. Para confirmar a troca de dados, basta acessar o subitem de interesse, inserir as correções e clicar em salvar.
Depois de concluir as mudanças, recomendamos que o participante saia do sistema, entre novamente e acesse os dados substituídos, para ter certeza que as alterações foram concretizadas de fato. Assim não há risco de haver problemas posteriores devido a informações incorretas.
O post Saiba Como Alterar os Dados de Inscrição no Enem 2016 apareceu primeiro no infoEnem.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas
Estude com nossos Simulados Online.
CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2016

Enem 2016 – Veja Como Pedir Isenção da Taxa de Inscrição
Posted: 10 May 2016 07:55 AM PDT
Ontem, 9 de maio, tiveram início as inscrições para o Enem 2016. Além de fazer todo o procedimento online no sistema do Inep, até a data limite de 20 de maio, os estudantes devem pagar a taxa de R$ 68, com exceção daqueles que estão concluindo o ensino médio neste ano na rede pública de ensino.
No entanto, os candidatos que não dispõem deste valor para confirmar sua participação no exame podem solicitar a isenção da taxa, por meio da declaração de carência, conforme a Lei 12.799 ou o Decreto nº 6.135. Estes definem que o beneficiado deve estar inscrito no CadÚnico, instrumento de identificação e caracterização sócio-econômica das famílias brasileiras de baixa renda.
Para pedir a isenção no sistema de inscrições do Enem, primeiramente acesse o endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante. Se você ainda não realizou sua inscrição no exame, siga as orientações desta matéria até o passo 8, quando deverá clicar no botão referente a declaração de carência.
carencia
Caso já tenha realizado sua inscrição, basta acessar o link anterior, entrar em “Página do Participane” e logar com seu CPF e senha cadastrada. Se você havia gerado o boleto referente ao Guia de Recolhimento da União (GRU) por engano, terá a disposição o botão “declarar carência”. Basta clicar nele e depois confirmar.
Após o procedimento, o sistema irá ratificar a isenção da taxa com a mensagem “Inscrição concluída com sucesso”, informando também todos os outros dados referentes a sua inscrição.
É importante alertar, conforme o Edital do Enem 2016, que o Inep reserva-se o direito de auditar a solicitação de isenção de taxa de inscrição e exigir, a qualquer tempo, os documentos comprobatórios da situação de carência declarada, sob a pena de eliminação do candidato no exame em caso de não comprovação.
O post Enem 2016 – Veja Como Pedir Isenção da Taxa de Inscrição apareceu primeiro no infoEnem.
ESTUDE COM OS MELHORES MATERIAIS PARA O ENEM:
CLIQUE AQUI para obter apostilas com mais de 1000 questões do Enem resolvidas e Comentadas
Estude com nossos Simulados Online.
CLIQUE AQUI para obter a melhor apostila de redação para o Enem
Baixe gratuitamente o e-Book: Manual do Enem 2016

Postar um comentário

0 Comentários