Questionário de Sistema de Segurança Pública



Sistema de Segurança Pública e Gestão Integrada e Comunitária – Avaliação


Questão 01 - Há quatro tipos de políticas públicas. Com base nesta afirmação associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
1. Políticas regulatórias
2. Políticas distributivas
3.Políticas redistributivas
4. Políticas constitutivas
(2) geram benefícios concentrados para alguns grupos de atores e custos difusos para toda a coletividade/contribuintes.
(3) concedem benefícios concentrados a algumas categorias de atores e implicam custos concentrados sobre outras categorias de atores
(4) são regras sobre os poderes e regras sobre as regras, ou seja, são aquelas políticas que definem as competências, jurisdições, regras de disputa política e da própria elaboração de políticas públicas
(1) Estabelecem padrões de comportamento, serviço ou produto para atores públicos e privados.
a) 1 – 2 – 3 – 4
b) 2 – 3 – 4 – 1
c) 2 – 4 – 3 – 1
d) 1 – 3 – 4 – 2

Questão 02 -A Constituição, no âmbito da segurança pública, confere aos municípios apenas a com­petência para constituírem guardas municipais destinadas à proteção de seus bens, serviços e instalações. Entretanto, isso não impede que os municípios extrapolem as ações de proteção patrimonial e adotem ativi­dades suplementares de prevenção à violência e à criminalidade.
Estamos falando da Constituição de:
a) 1988 – Constituição Cidadã
b) 1934
c) 1946.
d) 1967.
Questão 03as políticas regulatórias:
a) geram benefícios concentrados para alguns grupos de atores e custos difusos para toda a coletividade/contribuintes.
b) concedem benefícios concentrados a algumas categorias de atores e implicam custos concentrados sobre outras categorias de atores
c) são regras sobre os poderes e regras sobre as regras, ou seja, são aquelas políticas que definem as competências, jurisdições, regras de disputa política e da própria elaboração de políticas públicas
d) Estabelecem padrões de comportamento, serviço ou produto para atores públicos e privados.

Questão 04 - Além de nem sempre ser eficaz na tarefa de promover a convivência pacífica, muitas vezes o Estado é um promotor da ________________ e da sensação de insegurança.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Violência
b) Discórdia
c) Ingerência
d) Criminalidade

Questão 05 Modalidade de polícia que norteia suas ações na garantia e efetivação dos direitos humanos fundamentais dos cidadãos e na interação com a comunidade:
  1. Polícia humana.
  2. Polícia cristã.
  3. Polícia filantrópica.
  4. Polícia cidadã.
Questão 06 – A Maréchaussée (e a Gendarmerie), a Intendência Geral de Polícia e a Polícia Metropolitana de Londres são respectivamente as instituições profissionais de polícia criadas nos seguintes países.
a) Brasil, França e Inglaterra
b) França, Brasil e Inglaterra
c) França, Estados Unidos da América e Inglaterra
d)Itália, Estados Unidos da América e Inglaterra





Questão 07- A provisão da segurança pública no Brasil, até a década de 1990, era compreendida como uma responsabilidade quase que exclusiva dos ______________, sobretudo dos órgãos policiais (COSTA E GROSSI, 2007).
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Governos estaduais
b) Governo federalismo
c) Governos municipais
d) Governo distrital

Questão 08 - Compete à Polícia Civil o encargo de polícia ________e de apuração de infrações penais, exceto a investigação de crimes militares e daqueles de jurisdição da União (BRASIL, 1988). Apurar a prática de deli­tos, segundo Melim Junior (2002).
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Reativa
b) Ostensiva
c) Judiciária
d) Velada

Questão 09 - Conforme Lazzarini (1987), a Polícia Militar é classificada como Polícia ___________, por ser regida pelos preceitos jurídicos do Direito Administrativo, enquanto a Polícia Civil é definida como Polícia Judiciária, uma vez que é auxiliar da Justiça Criminal, regida pelos códigos do Direito Processual Penal.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Reativa
b) Ostensiva
c) Administrativa
d) Velada

Questão 10 - Um dos principais focos crônicos dessa desarticulação, apontado por Sapori (2006), característica singular do desenho institucional do sistema de justiça criminal brasileiro, consiste na secção do trabalho policial, na esfera estadual, em duas organizações distintas, de forma que compete à Polícia Militar realizar o patrulhamento ostensivo, enquanto cabe à Polícia Civil a responsabilidade pelo trabalho investiga­tivo. Diversos problemas decorrentes da disjunção do trabalho policial têm sido atribuídos a essa peculiari­dade do subsistema policial ___________.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Brasileiro
b) Frances
c) Americano
d) Italiano
Questão 11 - O _______________________ da segurança pública no Brasil, em suma, provocou a emergência e consoli­dação de organizações policiais que, a despeito do caráter complementar de suas atividades, são dotadas de culturas distintas, com definições muito particulares do interesse coletivo e, além disso, têm suas inter-rela­ções pautadas pelo conflito e competição intermitentes. Como consequência inevitável dessa realidade, temos a baixa capacidade do subsistema policial brasileiro de produzir resultados consistentes, em termos de redução dos índices de criminalidade. (SAPORI, 2006, p. 769 – 770).
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) desenho animado
b) desenho ostensivo
c) desenho institucional
d) desenho técnico

Questão 12 -A corrupção, o desrespeito aos direitos humanos, a herança autoritária e a “insistência no modelo da guerra como metáfora e como referência para as operações de segurança pública” (CANO, 2006, p. 141), também são alguns outros exemplos comuns de deficiências relacionadas às polícias ________.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Reativas
b) Ostensivas
c) Administrativas
d) Estaduais

Questão 13- A corrupção, o desrespeito aos direitos humanos, a herança autoritária e a “insistência no modelo da guerra como metáfora e como referência para as operações de segurança pública” (CANO, 2006, p. 141), também são alguns outros exemplos comuns de deficiências relacionadas às polícias estaduais.
(...)
Nesse contexto, pode-se citar algumas experiências relevantes, tais como:
I - Tentativas de integração das polícias civil e militar;
II - Compatibilização do trabalho policial em áreas geográficas coincidentes;
III - Unificação e informatização dos boletins de ocorrências criminais;
Diante das assertivas acima, marque a resposta correta:
a)Apenas a assertiva I está correta.
b)Todas as assertivas estão corretas.
c)Todas as assertivas estão erradas.
d)Apenas as assertivas I e II estão corretas.

Questão 14- Nas duas últimas décadas, o Brasil presenciou uma crescente preocupação com as questões relativas à segurança pública e à justiça criminal. Uma verdadeira obsessão ________ refletiu-se num nível jamais visto de debates públicos, de propostas legislativas e de produção acadêmica.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Quaternária
b) Secundária
c) Primária
d) Securitária

Questão 15 - O Bolsa Família pode ser considerado um exemplo de programa de prevenção __________, uma vez que atua para atenuar determinados fatores de risco e promover a proteção social. Por meio da transferência direta de renda, promove o alívio imediato da pobreza; as condicionalidades reforçam o acesso a di­reitos sociais básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social; e as ações e programas com­plementares objetivam o desenvolvimento das famílias, de modo que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade.
Marque a resposta correta:
a) Social
b)Democrática
c) do crime.
d) Socialista.

Questão 16 - A __________ tornou-se a principal referência de formação de sistema policial profissionalizado, confor­me análise de MONET (2001). Ela tinha dois pilares: a Maréchaussée, nas áreas rurais e a Tenência de polícia, em Paris. A primeira é intrinsecamente militarizada, sendo um regimento de elite do Exército, e tem sua es­trutura territorializada a partir do século XVI. Ela vigia as populações itinerantes, prende bandidos, assegura regras concernentes ao comércio. Ela é rebatizada de Gendarmerie em 1791, perdendo gradualmente suas vinculações com o Exército.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Itália
b) Áustria
c) França.
d) Bélgica

Questão 17 - O sistema policial brasileiro, por sua vez, se estruturou no século XIX. E a matriz foi a dualidade poli­cial francesa. Com a chegada da Coroa Portuguesa em 1808 no Rio de Janeiro, foi criada a _____________, com atribuições de controle do crime, de urbanização, saneamento, saúde pública e iluminação pública seguindo o modelo policial que vigorava em Portugal desde o século XVIII.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Polícia do Império
b) Intendência Geral de Polícia
c) Intendência Geral de Polícia Militar
d) Intendência Geral de Polícia Civil

Questão 18 -§ 1º A polícia federal, instituída por lei como órgão permanente, estruturado em carreira, destina-se a:
        I -  apurar infrações penais contra a ordem política e social ou em detrimento de bens, serviços e interesses da União ou de suas entidades autárquicas e empresas públicas, assim como outras infrações cuja prática tenha repercussão interestadual ou internacional e exija repressão uniforme, segundo se dispuser em lei;
        II -  prevenir e reprimir o tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, o contrabando e o descaminho, sem prejuízo da ação fazendária e de outros órgãos públicos nas respectivas áreas de competência;
        III -  exercer as funções de polícia marítima, aérea e de fronteiras;
        IV -  exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.
Marque a assertiva correta.
a) Apenas a assertiva II está correta.
b) Todas as assertivas estão corretas.
c) Apenas a assertiva III está correta.
d) Apenas a assertiva IV está correta.


Questão 19 - Compete _________ a defesa dos seus interesses e dos seus órgãos, o policiamento da faixa de fronteira e o combate ao tráfico internacional e interestadual de drogas, prevenir e reprimir o contrabando e o descaminho, bem como realizar o patrulhamento das rodovias federais
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) à Uniao.
b) ao município.
c) ao estado.
d) a todos os entes federativos.

Questão 20 - _________ assumiu ainda a função de articular a integração entre os órgãos de segurança pública e de justiça criminal, que teve seu ponto alto na Copa do Mundo 2014, e deixou como principal legado a atuação integrada entre os órgãos de segurança pública nacionais e internacionais e as Forças Armadas nos 12 (doze) Centros Integrados de Comando e Controle Regionais.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) A Uniao.
b) o município.
c) o estado.
d) todos os entes federativos.


Questão 21 - No final da década de 1990, contudo, ocorreu uma ampliação da questão de segurança pública, com a assunção de responsabilidades, tanto por parte do governo federal quanto por parte dos municípios. Esse processo foi desencadeado através da ________________________, em virtude do crescimento dos índices de criminalidade, reconhecendo a relevância do tema para a população. Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Poder de Polícia
b) pacto federativo
c) Pacto Social
d) percepção política da violência como problema público re­levante


Questão 22 -Além dos problemas relacionados à divisão do ciclo policial, há outras deficiências comuns a ambas as polícias. O Projeto Segurança Pública para o Brasil (BRASIL, 2003) destaca, dentre outras, as seguintes:
I - coleta, registro, produção, distribuição e processamento precários das informações, gerando da­dos inconsistentes e pouco confiáveis, e inviabilizando diagnósticos, análises prospectivas e definição de orientações estratégicas;
II - ausência de planejamento, de avaliação sistemática e de práticas corretivas;
III -atendimento, serviços e produtos de má qualidade; recrutamento deficiente e formação precária;
Diante das assertivas acima, marque a resposta correta:
a)Apenas a assertiva I está correta.
b) Todas as assertivas estão corretas.
c) Todas as assertivas estão erradas.
d) Apenas as assertivas II e III estão corretas.

  1. Questão 23 - A _____________ tornou-se a principal referência de formação de sistema policial profissionalizado, confor­me análise de MONET (2001). Ela tinha dois pilares: a Maréchaussée, nas áreas rurais e a Tenência de polícia, em Paris. A primeira é intrinsecamente militarizada, sendo um regimento de elite do Exército, e tem sua es­trutura territorializada a partir do século XVI. Ela vigia as populações itinerantes, prende bandidos, assegura regras concernentes ao comércio. Ela é rebatizada de Gendarmerie em 1791, perdendo gradualmente suas vinculações com o Exército.
Escolha o item que preenche a lacuna e marque a resposta correta:
a) Itália
b) Áustria
c) França.
d) Bélgica
Questão 24 – Em se tratando de organização estrutural de uma instituição, o processo de ISOMORFISMO que consiste na imitação organizacional, intencional ou não, de uma organização preexistente para a criação de uma nova é:
  1. Força normativa
  2. Espelho
  3. Camuflagem
  4. Força mimética
Questão 25 A divisão da execução das fases da atividade policial em duas organizações distintas, no ente fede­rativo estadual, de forma que é atribuída à Polícia Militar o trabalho de preservação da ordem pública, en­quanto compete à Polícia Civil a realização da investigação e da apuração dos crimes, caracteriza a estrutura das polícias estaduais brasileiras como bipartida, dado que ambas apresentam o:
a) ciclo policial incompleto.
b) ciclo policial Inglês.
c) ciclo policial completo.
d) ciclo de persecução criminal.

Questão 26 - Há quatro tipos (principais) de políticas públicas. Com base nesta afirmação associe a segunda coluna de acordo com a primeira:
1. Políticas regulatórias
2. Políticas distributivas
3.Políticas redistributivas
4. Políticas constitutivas
(2) geram benefícios concentrados para alguns grupos de atores e custos difusos para toda a coletividade/contribuintes.
(3) concedem benefícios concentrados a algumas categorias de atores e implicam custos concentrados sobre outras categorias de atores
(4) são regras sobre os poderes e regras sobre as regras, ou seja, são aquelas políticas que definem as competências, jurisdições, regras de disputa política e da própria elaboração de políticas públicas
(1) Estabelecem padrões de comportamento, serviço ou produto para atores públicos e privados.
a) 1 – 2 – 3 – 4
b) 2 – 3 – 4 – 1
c) 2 – 4 – 3 – 1
d) 1 – 3 – 4 – 2
Questão 27 -Dentre as várias tipologias de conteúdo das políticas públicas apresentadas por Secchi (2013), me­rece destaque àquela formulada por Theodore J. Lowi. A tipologia de Lowi baseia-se no critério de “impacto esperado na sociedade”. Segundo esse critério, as políticas públicas podem ser classificadas em quatro tipos,:
a) Políticas regulatórias, Políticas difusas, Políticas redistributivas e Políticas constitutivas
b) Políticas regulatórias, Políticas distributivas, Políticas redistributivas e Políticas constitutivas.
c) Políticas partidárias, Políticas distributivas, Políticas redistributivas e Políticas constitutivas
d) Políticas regulatórias, Políticas distributivas, Políticas concentradas e Políticas constitutivas
Questão 28A divisão da execução das fases da atividade policial em duas organizações distintas, no ente fede­rativo estadual, de forma que é atribuída à Polícia Militar o trabalho de preservação da ordem pública, en­quanto compete à Polícia Civil a realização da investigação e da apuração dos crimes, caracteriza a estrutura das polícias estaduais brasileiras como bipartida, dado que ambas apresentam o:
a) ciclo policial incompleto.
b) ciclo policial Inglês.
c) ciclo policial completo.
d) ciclo de persecução criminal.

Questão 29De acordo com o art. 144, da Constituição Federal, a polícia que é destinada ao patrulhamento ostensivo das rodovias federais é a:
a) Polícia Militar.
b) Polícia Civil.
c) Polícia Rodoviária Federal.
d) Polícia Federal.

Questão 30 É uma instituição especializada e profissional, autorizada pelo Estado para manutenção da ordem social através da aplicação da força física, cujo monopólio pertence ao Estado.
Esse é o conceito de:
a) Polícia Federal.
b) Polícia Civil;
c) Polícia Militar;
d) Polícia;

Questão 31Em se tratando de organização estrutural de uma instituição, o processo de ISOMORFISMO que consiste na imitação organizacional, intencional ou não, de uma organização preexistente para a criação de uma nova é:
a) Força normativa
b) Espelho
c) Camuflagem
d) Força mimética

Questão 32 A formação dos profissionais da segurança pública deve ser direcionada para a (re)definição de seu papel como agente responsável pela garantia dos valores democráticos, da cidadania e ___________.:
Selecione a palavra que mais combina com a lacuna:
a) dos princípios éticos.
b) das comunidades.
c) dos Direitos Humanos.
d) dos gestores de Segurança Pública.

Questão 33 – O conceito moderno de polícia compreende três dimensões:
a)Caráter Público, Especialização e Profissionalização.
b)Caráter Privado, Especialização e Profissionalização.
c)Caráter Público, Especialização e Proficiência.
d)Caráter Público, Especialização e Proatividade.

Questão 34. Qual foi o ano da constituição Brasileira em que a sociedade passa a reivindicar uma polícia cidadã, respeitosa dos direitos civis, políticos e sociais?
  1. Constituição de 1824
  2. Constituição de 1988
  3. Constituição de 1946
  4. Constituição de 1941
Questão 35 - Quantas são as fases do Ciclo Completo de Polícia
a) Uma
b) Quatro.
c) Três
d) Duas
Questão 36 - A Constituição de 1988 em seu Art. 144 diz que: A segurança pública, dever do estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
a) Polícia Federal, Guardas Municipais, Força Nacional, Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
b) Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares.
c) Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ferroviária Federal, Polícias Civis, Polícias Militares.
d) Exército, Marinha, Aeronáutica, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Civis e Corpos de Bombeiros Militares.
Questão 37 - Considerando os níveis de prevenção, associe a 2ª coluna de acordo com a primeira:
1. Prevenção primária
2. Prevenção secundária
3. Prevenção terciária
(2) Esse tipo de prevenção está fundamentado na noção de risco e proteção.
(3) Atua quando já houve vitimização, procurando evitar a reincidência do autor e promover a reabilitação individual e social da vítima.
(1) A prevenção não é percebida como de competência exclusiva das agências de segurança pública, mas também de famílias, escolas e sociedade civil.
a) 2, 3, 1
b) 3, 2, 1
c) 1, 2, 3
d) 1, 3, 2

Questão 38 De acordo com Medeiros, o processo de ISOMORFISMO pode ocorrer por?
a) Força física, força coercitiva e força regulamentadora.
b) Força mimética, força coercitiva e força normativa.
c) Força coercitiva, força normativa e força regulamentadora.
d) Força Hierárquica, força Disciplinar e força do MP.

Questão 39 De acordo com Bayley, o termo Polícia se refere a pessoas autorizadas por um grupo para regular as __________________ dentro deste grupo através da aplicação de força física. (BAYLEY, 2001:20)
Selecione a palavra que mais combina com a lacuna:
a) relações interpessoais;
b) relações políticas;
c) relações de choque;
d) mobilizações.

Questão 40- De acordo com Bayley, o termo polícia se refere a pessoa autorizada por um grupo para regular as relações interpessoais dentro deste grupo através da aplicação de força física (Bayley, 2001:20), quais elementos definidores para a existência da polícia?
  1. Força física, uso interno da força e autorização coletiva.
  2. Sabedoria, persuasão e autorização coletiva.
  3. Persuasão, força física e sabedoria.
  4. Uso interno da força, sabedoria e magnitude.
Questão 41 A divisão da execução das fases da atividade policial em duas organizações distintas, no ente fede­rativo estadual, de forma que é atribuída à Polícia Militar o trabalho de preservação da ordem pública, en­quanto compete à Polícia Civil a realização da investigação e da apuração dos crimes, caracteriza a estrutura das polícias estaduais brasileiras como bipartida, dado que ambas apresentam o:
a) ciclo policial incompleto.
b) ciclo policial Inglês.
c) ciclo policial completo.
d) ciclo de persecução criminal.

Questão 42 – Quantas são as fases do Ciclo Completo de Polícia
a) Uma
b) Duas
c) Três
d) Quatro
Questão 43 – De acordo com Medeiros, o processo de ISOMORFISMO pode ocorrer por?
  1. Força física, força coercitiva e força regulamentadora.
  2. Força coercitiva, força normativa e força regulamentadora.
  3. Força mimética, força coercitiva e força normativa.
  4. Força mimética, força física e força normativa.




Questão 44- De acordo com o Estado Nacional Brasileiro, qual a estrutura do sistema de policiamento (MDMD):
a) Moderamente descentralizado e multiplamente descoordenado
b) Centralizado e com uma visão periférica
c) Controlador de toda estrutura policial civil ou militar e com Visão Sistêmica (Carlos Soares)
d) Liberal, sem normas e diretrizes

Questão 45 - De acordo com a frase abaixo:
Tem ainda como incumbência, exercer as funções de polícia marítima, aérea e de fronteiras, além de exercer, com exclusividade, as funções de polícia judiciária da União.” Qual o órgão possui essa função legal?
a) Polícia Federal
b) Guarda Municipal
c) Polícia Militar
d) Polícia Rodoviária Federal
OBS.: As questões em AZUL estão repetidas.












Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

SÉRIE MINERAÇÃO | CAMINHÕES FORA DE ESTRADA UTILIZADOS NA MINERAÇÃO