Apostila de Polícia de Proximidade - CAS da PMRN


0 .00%
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL
POLICIA MILITAR
DIRETORIA DE ENSINO
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DA POLÍCIA MILITAR – CFAPM
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS – CAS 2019.2







Polícia de Proximidade












Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos

(2ª Edição – setembro de 2019)








Natal/RN
2019

Janildo da Silva Arante1









Conteúdo apresentado ao CFAPM (APM–CFAPM–UERN) para a disciplina de Polícia Interativa (Polícia Comunitária e Policiamento Orientado na Resolução de Problemas - 20 horas/aula) junto ao Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos – CAS 2019.2 como material complementar e/ou embasador às aulas expositivas dialogadas.























Natal/RN
2019
0 .00%
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA E DA DEFESA SOCIAL
POLICIA MILITAR
DIRETORIA DE ENSINO
CENTRO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO DA POLÍCIA MILITAR – CFAPM
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS – CAS 2019.2
Unidade Curricular: POLICIAMENTO DE PROXIMIDADE
Cód:
Carga Horária: 20 h/a
EMENTA
I – CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1.Portaria  43, de 12 de abril de 2019, onde institui as Diretrizes Nacionais e o Manual de Polícia;
2. Polícia Comunitária. Conceituação de Polícia Comunitária: sua filosofia, suas características e seusprincípios;
3. Principais instrumentos do Policiamento Comunitário;
4. Policiamento Orientado para a Resolução de Problemas. Conceito e componentes de situações-problema - Diagnóstico de situações problemáticas; Etapas da solução de problemas; Identificação de alternativas;Avaliação de alternativas; Discussão, planeamento e encaminhamento participativo de soluções; Análise de etapas e forma de comunicação; Resposta; Avaliação de resultados e Ferramentas de auxílio à tomada de decisão;
5. Mobilização social: uma via de mão dupla;
6. Gestão pela qualidade aplicada ao policiamento de proximidade;
7. Polícia de Proximidade: da teoria à prática.
II – OBJETIVO
Apresentar informações e ferramentas objetivas aos discentes a fim de viabilizar a prática do Policiamento de Proximidade, bem como analisar os seus pontos fortes e avaliar a utilização de técnicas específicas que modifiquem a própria realidade e da comunidade em que se estar inserido.
III - ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Os temas abordados poderão ser desenvolvidos através de aulas expositivas, debates, trabalhos em grupo e individual, utilizando os recursos didáticos disponíveis para auxiliar na fundamentação do ensino-aprendizagem.
IV- PROCEDIMENTOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação deverá ser fundamentada em todo conteúdo ministrado, será composta por questões objetivas, valendo 100% da nota, pois se trata de uma única avaliação.
V- REFERÊNCIAS
DIAS, Reinaldo. 2008. Introdução à Sociologia, 2ª. Edição. Pearson Prentice Hall: São Paulo.
GALDEANO, A. P. Para falar em nome da segurança: o que pensam, querem e fazem os representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança. 2009.
28/02/2018 SEI/MJ – 4196017 – Ementa https://sei.mj.gov.br/sei/controlador.php?acao=documento_imprimir_web&acao_origem=arvore_visualizar &id_documento=5001747&infra_sistem… 2/2
HENRIQUES, M. S.; BRAGA, C. S.; MAFRA, R. L. M. O planejamento da comunicação para a mobilização social: em busca da co-responsabilidade. Comunicação e estratégias de mobilização social. 2a . ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SKOLNICK, J. H.; BAYLEY, D. H. Policiamento Comunitário: Questões e Práticas Através do Mundo. [s.l.] EdUSP, 2002. v. 6.
TORO, B. Mobilização social: uma teoria para a universalização da cidadania. Comunicação e Mobilização Social. Série Mobilização Social. Brasília: UNB, v. 1, 1996.
MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA, Portaria nº 43, de 12 de abril de 2019.

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