⊗ Mística

 












Mística




Mística (Mystique, na versão original), é uma personagem do Universo Marvel, publicado pela Marvel Comics, aparecendo com mais frequência nas histórias dos X-Men.[1]



Mística
Criado(a) porChris Claremont
Dave Cockrum
Descrição ficcional
Codinomes conhecidosRaven Wagner, Leni Zauber, Foxx, Valerie Cooper, Mallory Brickman e Holt Adler
Outro(s) nome(s)Raven Darkholme[1]
EspécieHumana Mutante
OcupaçãoMercenária, criminosa e ex-agente secreta
Poder(es)
  • Mudança de forma
  • Agilidade Sobre-Humana
  • Fator de Cura Regenerativo
  • Mestre Lutadora
AfiliaçõesIrmandade de Mutantes
A Mão[2]
Força Federal
X-Factor
DARPA
Tropa X
Clarim Diário
X-Men
FamíliaChristian Wagner (marido morto), 
Azazel (ex-marido), 
Irene Adler (companheira morta), 
Victor Creed (ex-namorado), 
Kurt Wagner (filho), 
Graydon Creed (filho morto),
Gloria Brickman (filha adotiva morta), 
Anna Marie (filha adotiva),
Raze Darkholme (filho do futuro alternativo)
Base de operaçõesComplexo Falls Edge,
Mansão X, Pentágono e
El Conquistador
Aparições
Primeira apariçãoMs. Marvel #16
(Junho de 1978)
Editora(s)Marvel Comics

Biografia ficcional da personagem

Desde muito nova, Raven Darkholme aprendeu a ter controle sobre seu dom mutante de transmutação, podendo manter sempre falsa aparência extraterrestre. De acordo com um retcon escrito pelo roteirista Chuck Austen, ela teve um relacionamento, na Alemanha, com o mutante Azazel (enquanto era casada com o Barão Christian Wagner) até o dia em que ela deu à luz Kurt Wagner, um mutante dotado de pele azul e aparência demoníaca (parecido com Azazél), que mais tarde se tornaria o Noturno, integrante dos X-Men. Perseguida pela ira dos habitantes locais, foi obrigada a jogar o recém-nascido em um rio para salvar sua própria vida.[1]

Incapaz de mostrar seu verdadeiro rosto, com medo de discriminação, Mistica se tornou uma mestra em manipular as pessoas e mentir para garantir sua sobrevivência com os humanos. Mas usar seus poderes em prol da humanidade mostrou-se cada vez mais difícil e a cada insucesso ela ficava mais frustrada e raivosa. Em razão disso, passou a acreditar que a humanidade era sua ferrenha inimiga.

Assim, Mística veio a atuar como mercenária, trabalhando para a Hidra e, posteriormente, sendo a responsável pela segunda formação da Irmandade de Mutantes, que ganhou notoriedade ao tentar assassinar o Senador Robert Kelly, um ativista antimutante. Eles foram impedidos nessa e em muitas outras ocasiões pelos X-Men.

Ela viveu um caso amoroso com sua companheira de equipe Irene Adler, a Sina, e as duas adotaram uma jovem que mais tarde seria uma integrante de sua equipe, a mutante Vampira. Portanto, Mística é bissexual.[1] O fanatismo de Mística e a sua incapacidade de ajudar no controle dos poderes de Vampira, fez com que essa pedisse ajuda a Charles Xavier e passasse então a integrar os X-Men, partindo o coração de sua "mãe". Vampira era a terceira filha que ela perdia. O primeiro fora Noturno e o segundo Graydon Creed, o qual foi abandonado por Mística em um colégio interno, visto que ela nunca aceitou sua condição de humano.

Posteriormente, ela conseguiu indulto por seus crimes ao vincular a Irmandade ao Governo Americano com o nome de Força Federal.[1] Nesta fase, executou várias missões ordenadas pelo Governo, como a prisão de Magneto e até mesmo dos Vingadores, que estavam sendo investigados por traição. Também foram responsáveis pela captura do mutante fugitivo Rusty Collins que estava sob a proteção do X-Factor original.

Quando a Força Federal acabou, devido à morte de vários dos seus membros, uma nova formação do X-Factor assumiu seu lugar como conexão do governo, mediada por Charles Xavier e Valerie Cooper. Coincidiu com isso o fato de Sina ser assassinada por Legião (filho de Charles Xavier), fazendo Mística ficar mentalmente instável.[1] Ela foi amparada por Forge, que tinha terminado seu relacionamento com Tempestade recentemente. O enlaço dos dois havia sido precarizado por Sina, que era uma mutante com o dom de ver o futuro. Logo eles iniciaram um romance, sendo que Mística aproveitou esse tempo para investigar os experimentos de Forge. Quando ele foi atacado por Trevor Fitzroy, membro dos Upstarts, ela o ajudou, sumindo em seguida.

Reapareceu um tempo depois tentando matar Legião, como forma de vingar a morte de Sina. Porém, isso coincidiu com os eventos que deram início à Era do Apocalipse, quando Legião morreu. Mística foi então capturada pelo X-Factor e obrigada, por meio da implantação de um inibidor neural, que a impedia de usar livremente seu poder, a trabalhar com a equipe por um bom tempo.

Mesmo sendo mantida em constante vigilância pelos demais membros da equipe, com o tempo ela conseguiu desativar o mecanismo, mas permaneceu no grupo por razões próprias, até que um menino mutante que ela protegia, Trevor Chase, foi agredido por militantes dos Amigos da Humanidade. Como vingança, ela planejou com sucesso a morte do líder da entidade: seu próprio filho franklin Creed (embora atualmente haja divergência sobre o real objetivo de Mística ao planejar o suposto assassinato).

Ela, em seguida abandonou após o X-Factor, quando descobriu que o governo havia implantado Dente-de-Sabre para matar o grupo. Decidida a matar o Senador Robert Kelly, ela mais uma vez reuniu a Irmandade de Mutantes e foi novamente impedida pelos X-Men, em uma batalha que custou a morte de Moira McTaggert e que fez Mística ferir gravemente Vampira. Mística também não saiu ilesa e ficou hospitalizada por meses. Recuperando-se em segredo, inflitrou-se na recém formada Tropa X (liderada por Banshee. Manipulando todo o grupo, deflagrou um enorme ataque sobre os principais centros europeus, objetivando iniciar a guerra entre mutantes e humanos, da qual acreditava que os mutantes sairiam vencedores. Durante o ataque, acabou matando Solar e cortou a garganta de Banshee.

Presa após o ataque, ela logo fugiu. Posteriormente atuou como operativa secreta do Professor Xavier, em missões arriscadas e secretas, em troca de proteção contra os inúmeros inimigos que adquiriu e ameaçavam sua vida. Porém, quando tentou trair o Professor, foi dispensada.

Atualmente, após trair os X-Men novamente, ela foi caçada por Wolverine, que a deixou mortalmente ferida e furiosa a mercê da própria sorte no meio de um deserto, declarando: "Eu irei ligar para meus amigos para virem me pegar, você não tem ninguém que se importe com você o suficiente para lhe salvar...".

Dinastia M

Raven Darkhome é a mutante mais bem preparada para enfrentar um problema. Lutou junto com a S.H.I.E.L.D. na guerra humano-mutante. É habilidosa e sabe controlar muito bem seu poder de metamorfose.

Vivenciou muitos conflitos em favor de Magneto junto de seu atual amante, James Howlet.

Mas seus problemas ainda nem começaram, pois há evidencias de que seu parceiro esteja envolvido com o rebelde humano Nick Fury.

Junto com seu marido James Howllet e seus filhos Kurt WagnerAnna Marie, e seus companheiros de equipe Jessica Drew e Groxo, formaram o Esquadrão Vermelho na grande saga.

Principais amigos e familiares

Mística por Mike Mayhew

Mística tem dois filhos. Um é o mutante Kurt Wagner, o Noturno, cujo pai é outro mutante, chamado Azazel. O sobrenome de Kurt vem do barão alemão Christian Wagner, com quem Mística era casada na época; e o outro se chama Graydon Creed (morto), o antigo líder dos Amigos da Humanidade, uma sociedade antimutante. O pai de Graydon é Victor Creed, o Dentes-de-Sabre.

Manteve também um relacionamento amoroso com a mutante Sina, criando com ela a mutante Vampira, como filha, durante dez anos. Com a morte de Sina, tomou para si a responsabilidade de proteger o jovem mutante Trevor Chase, neto de sua companheira.

Também teve um relacionamento com Forge, poucas vezes citado nos quadrinhos dos X-Men.

Poderes e habilidades

Mística é uma Metamórfa capaz de mudar suas células adquirindo a aparência que lhe desejar e os poderes do que ela se transformar, tanto de humano quanto de animal, ela é uma mestra em manipular pessoas ao trocar sua aparência, ela assume seus atributos físicos, todas as habilidades, vestimentas e voz.

Danos ao seu tecido biológico podem se curar a uma velocidade relativamente rápida e que pode formar uma resistência de venenos em cima contrair-los. Suas melhorias permitiram-lhe para voltar a crescer rapidamente membros decepados, e rapidamente recuperar de perto lesão fatal. Seus poderes conceder-lhe a maior agilidade; podendo se mover rapidamente para não ser acertada por golpes e balas.

Outras versões

Ultimate Marvel

Na continuidade ultimate da marvel, Mística é ex-amante de Charles Xavier. Durante a sua estada na Terra Selvagem com Magneto, a jovem Emma Frost vem sob a tutela de Xavier, e pouco tempo depois ele despeja toda a sua atenção em Emma. Desde então, Raven tem grande ressentimento por Xavier, o que fez com que ela fosse leal a Magneto. Ela se junta a Forge e ajuda Magneto a escapar do Triskelion, tomando seu lugar na cela da prisão, antes que ela seja substituída por Mastermind e Stacy Xe ,dando uma nova atribuição. Ela é um dos poucos que sabem como lado sombrio de Xavier opera, afirmando que "Nós todos comprados em sonho de Xavier até todos olharmos para o cérebro doente por trás dele". Mais tarde é revelado que Emma Frost nomeou o gato de Xavier depois de Mística, após o felino destruir parcialmente a decoração de seu escritório. Ela aparece rapidamente em Ultimates 3, personificando Viúva Negra para distrair Tony Stark até ser nocauteada pela Vespa. Ela é vista mais tarde com os poucos membros sobreviventes da Irmandade, ainda hospedados na Montanha Wundagore.

Ela manteve um relacionamento com fera, era inteiramente atraída pela sua inteligência, porém relacionamento não durou muito graças aos constantes problemas que ela tinha por conta de sua aparência.

Em outras mídias

Desenhos Animados

Fora dos quadrinhos, Mística apareceu primeiramente no desenho X-Men: Animated Series, na década de 1990. Depois, a personagem esteve em outras três séries animadas: X-Men: EvolutionWolverine and the X-Men (série) e Esquadrão de Heróis.

Mística foi interpretada por Rebecca Romijn na trilogia original dos X-Men.

Filmes

Ela aparece nos três primeiros filmes interpretada por Rebecca Romijn em: X-Men: O FilmeX-Men 2 e X-Men 3: O Confronto Final. Como uma fiel aliada a Magneto e a seus planos, uma vilã ótima na Arte de se disfarçar e manipular pessoas. Ela é interpretada por Jennifer Lawrence em quatro Filmes também em X-Men - Primeira ClasseX-Men - Dias de Um Futuro EsquecidoX-Men: Apocalipse e X-men: Fenix Negra[3].Em 2011, a atriz Jennifer Lawrence interpretou a personagem jovem, em X-Men - Primeira Classe.[4] Romijn ainda faz uma aparição não-creditada no filme, quando Raven se transforma em uma versão adulta reagindo a Magneto dizendo que "talvez em alguns anos" aceitaria dormir com ela. Morgan Lily interpretou a mutante na versão infantil. Lawrence voltou como Mística em 2014 para X-Men - Dias de Um Futuro Esquecido, onde a personagem é uma das principais antagonistas e peça central da trama: a consciência de Wolverine é enviada para 1973 para impedir que Mística mate o criador dos robôs caçadores de mutantes Sentinelas, Bolívar Trask, levando à sua captura e eventual incorporação das capacidades de mimetismo de Mística a Sentinelas avançadas que mataram boa parte da humanidade. Para esse filme Lawrence passou por um processo simplificado de maquiagem após sofrer irritações e feridas em Primeira Classe, substituindo as próteses abaixo do pescoço por uma bodysuit.[5] Mística volta a ser interpretada por Lawrence em X-Men: Apocalipse (2016) atuando ao lado dos X-Men para derrotar Apocalipse. Em X-men: Fenix Negra Lawrence volta como Mistica, para lutar ao lado dos X-mens contra a Jean Gray, que estava fora de controle pelo fato de estar portando a força Fenix, mas acaba morrendo pelas mãos da mesma.

Videogames

Mistica aparece no jogo X-Men Legends como vilã,e no jogo X-Men Legends II: Rise of Apocalypse como uma personagem não jogável.Aparece no jogo X-Men Origins: Wolverine, com uma curiosidade: é mostrado que John Wraith é pai de Noturno pois esse diz: "Acalme-se Srta. Darkholme, é meu filho que você está carregando. Que você acha do nome Kurt?".

Ela é citada na linha do tempo em Marvel Ultimate Alliance, caso você mate Noturno na fase de Mephisto. "Mística não irá gostar nada de saber que seu filho morreu. Camuflada na escuridão da noite, ela irá derrubar toda sua frustração no Professor Xavier, que o mesmo ficará meses em coma e morrerá logo após. Com a morte de seu mentor, os X-Men parará de existir". - diz Odin, narrando e tambem aparece no jogo marvel lego super heroes[6] como uma figura do classico brinquedo e como personagem jogável.

Com a parceria da Marvel com a Epic Games montaram O Passe de Batalha da Temporada 4 - Capítulo 2 do Fortnite. As principais recompensas da vez são as skins temáticas do Universo Marvel, com personagens icônicos dos quadrinhos, como Thor, Wolverine, Tempestade, Homem de Ferro, Mistica e Groot.

Referências

  1. ↑ 
    Ir para:
    a b c d e f Traduzido por Callari, Alexandre. «A história de uma... metamorfa». Eaglemoss. Coleção de Miniaturas Marvel (39): 3-9. 2013
  2.  Wolverine Vol.5 #12
  3.  «Dark Phoenix»Wikipédia, a enciclopédia livre. 11 de outubro de 2020. Consultado em 14 de junho de 2021
  4.  BORGO, Érico. X-Men: First Class oficializa vilão e contrata sua Mística Omelete
  5.  Warner, Kara (April 22, 2014). «How Jennifer Lawrence's Easier 'X-Men' Costume Might Lead to Mystique Spinoff». Yahoo! Movies. Consultado em April 30, 2014 Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  6.  Marvel Lego Super Heroes

6. https://www.epicgames.com/fortnite/pt-BR/home?sessionInvalidated=true





Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%ADstica



Conheça 5 coisas sobre o corpo da mutante Mística



  Powered by Google TradutorTradutor

Graças aos seus poderes metamorfos, a mutante Mística ostenta uma das fisiologias mais únicas e curiosas do Universo Marvel.


Os mutantes no universo dos X-Men podem apresentar mutações de diferentes formas, sejam mais físicas ou não, mas a Mística eleva essa ideia a um nível totalmente novo. Sendo uma metamorfa, Mística sempre foi capaz de assumir a forma de outros para ajudá-la como espiã, assassina e infiltradora. E com seus poderes mutantes, Raven Darkholme tem uma das fisiologias mais únicas do Universo Marvel.

Enquanto os filmes dos X-Men apenas abordavam a forma mais singela dos seus poderes, a Mística do quadrinho da Marvel provou ser capaz de usar seu corpo em todas as variedades possíveis e subiu o nível completamente dos mutantes da classe dos metamorfos. Ela e toda a sua estrutura corporal se altera para quase qualquer tarefa que ela precise. Agora, estamos dando uma olhada mais de perto em alguns dos aspectos mais estranhos da fisiologia da Mística. Abaixo, conheça as 5 curiosidades sobre o seu corpo.


⊗ 5. CRIAÇÃO DE MEMBROS EXTRAS

A primeira coisa a entender sobre a fisiologia de Mística é que ela não precisa imitar alguém para assumir uma forma diferente. Embora ela geralmente apenas tome a aparência de outra pessoa para se infiltrar em equipes ou organizações governamentais através da arte da replicação, ela pode muitas vezes estar em situações difíceis onde ela precisa ser criativa com seus poderes.

Mística é capaz de formar membros extras, criar asas, tentáculos, aumentar sua massa muscular, e até mesmo formar um segundo rosto na parte de trás de sua cabeça para agir como um vigia. Ela esclarece que quando faz isso, é essencialmente uma forma de batalha que não é fácil de manter por longos períodos de tempo. Ainda assim, Mística por muitas vezes já foi vista voando com vários tentáculos capturando inimigos, portando 4 armas diferentes com seus quatro braços; Isso tudo mantendo ainda um campo de visão de 360 graus.


⊗ 4. ADAPTAÇÕES FISIOLÓGICAS

Ao longo dos anos, a capacidade da Raven de assumir tais formas não convencionais aumentou, e ela até conseguiu manifestar adaptações físicas que permitem que seu corpo se transforme em formas ainda mais drásticas. No interior anterior citamos o fato dela formar asas para voar ou pairar no ar, mas ela também já formou barbatanas e brânquias para que ela possa suportar ambientes subaquáticos literalmente como um peixe. Quanto mais controle ela ganha sobre seu corpo, maior sua capacidade de se adaptar à ambientes cada vez mais extremos, e ela nunca foi totalmente empurrada para seus limites, mesmo que essas aplicações sejam dolorosas de manter por longos períodos.

Quando ela imita mutantes ou outros personagens com habilidades físicas, ela pode imitar manifestações físicas como a cauda de Noturno, as garras de osso do Wolverine ou até mesmo formas físicas orgânicas, como metal ou diamante. No entanto, essas características são apenas físicas, não vêm com qualquer função extra que possa fornecer aos seus homólogos originais citados.

Graças as suas capacidades adaptativas, Mística também ostenta uma idade avançada, mas com um corpo totalmente jovem. Ela é potencialmente até mesmo mais velha que Wolverine. Suas células estão em constante adaptação, dando a ela não só uma imagem mais jovial, como também mantendo seu corpo sempre saudável e lhe concedendo um leve fator de cura natural.


⊗ 3. ADAPTAÇÕES DISTINTAS ENTRE QUADRINHOS E CINEMA

Quando a Mística de Rebecca Romijn estreou nos cinemas em X-Men de 2000, ela além de deter um olhar distinto, tinha em seu corpo diversas escapas répteis azuis enquanto estava em sua forma mutante. Ao longo do universo cinematográfico dos X-Men, essas escamas permaneceram quase como uma marca de sua aparência, embora não tivessem de fato um precedente dos quadrinhos.

No entanto após a estreia de X-Men, a minissérie X-MEN FOREVER de Fabian Nicieza e Kevin Maguire lhe deu uma nova aparência dramática que contou com suas escalas cinematográficas. Depois de ser usada como um canal de energia cósmica, ela desenvolveu escamas por todo o corpo sofrendo uma espécie de mutação. Embora ela tenha mantido essa estética para o resto da série, ela não os manteve em nenhuma de suas aparições subsequentes nos quadrinhos. Não está claro se ela ainda tem as escamas e está simplesmente escondendo-as com seus poderes metamorfos ou se as escamas desapareceram naturalmente após a perda do fluxo de energia cósmica.

⊗ 2. A MENTE DA MÍSTICA

Como o corpo de Mística está em um estado tão constante mudanças, não é surpresa que sua mente esteja em constante ativação também. A mente de Mística se mostra extremamente difícil para os telepatas lerem ou manipularem, isso porque, suas sinapses são mais ativas do que de outros alvos. A matéria cinzenta de seu cérebro muda de momento em momento, o que lhe dá uma assinatura psíquica que é tremendamente difícil de se atacar, sendo mais difícil ainda quando ela exercer um maior bloqueio. Mesmo quando ela se oferece para abrir sua mente para os outros lerem, ela têm dificuldade, fazendo dessa habilidade uma maldição, bem como uma grande benção.

Um dos aspectos mais amaldiçoados de tal estado mental é que Mística sofre de uma condição semelhante ao transtorno bipolar. O fluxo constante de sua mente causa mudanças de humor e mudanças de personalidade que criam uma psicose única, a o ninja psíquica Psylocke uma vez realizou uma cirurgia nela com seu bisturi psiônico para corrigir o problema. Mas por vezes ainda vemos em algumas HQs essa mudança de humor sendo trabalhada.


⊗ 1. OS ÓRGÃOS DA MÍSTICA

Sendo essa outra parte estranha de seu leque de habilidades, Mística pode mover a posição de seus órgãos ao redor do interior de seu corpo. Em mais de uma ocasião, Raven já mudou a localização de seu cérebro dentro de seu corpo para que ela não sofresse certas fatalidades, seja de quedas ou tiros. Isso pode ser feito tanto como medida de proteção quando ela precisa garantir sua própria sobrevivência ou para fins de engano para realmente vender a ideia de uma possível morte.

Tal habilidade se estende a todos os outros órgãos, e ela é conhecida por movê-los dentro de seu torso ou em seus membros, a fim de diminuir a eficácia de mirar a massa central contra ela. Embora possa parecer estranho considerar respirar através de pulmões amontoados em pulsos ou digerir sua refeição em algum lugar em seus ombros, mas essa é a marca particular de estranha mística vive todos os dias. Inclusive têm se como ideia o fato de que Mística quase foi considerada o pai do Noturno, criando não só um pênis como também todo um sistema interno reprodutivo masculino afim de engravidar a Sina, sua esposa, que consequentemente seria a mãe. Mas na época a Marvel achou a ideia tão absurda que preferiu não continuar.


Mas e vocês caros leitores, o que acharam da ideia de conhecer mais sobre o corpo da Mística? Deixa nos comentários outras curiosidades que não foram abordadas no texto.

 E caso não nos siga, acesse nosso INSTAGRAM e fique por dentro de todas as notícias a respeito dos mutantes em primeira mão!

FONTE: CBR 


https://universoxmen.com.br/2020/12/conheca-5-coisas-sobre-o-corpo-da-mutante-mistica/



Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque

Estilos de Liderança: Navegando pela Diversidade de Abordagens para Inspirar o Sucesso