Questão 15 - O ciclo de polícia, que inicia o ciclo de persecução criminal, é composto pela fase da Restauração da paz social que:

 

 SISTEMA DE SEGURANÇA PÚBLICA








LINKS PARA OUTRAS LISTAS E QUESTÕES:

PÁGINA 01

PÁGINA 02

PÁGINA 03

PÁGINA 04

PÁGINA 05

PÁGINA 06

PÁGINA 07

PÁGINA 08

PÁGINA 09

PÁGINA 10

PÁGINA 11

PÁGINA 12

PÁGINA 13

PÁGINA 14

PÁGINA 15

PÁGINA 16

PÁGINA 17

PÁGINA 18

PÁGINA 19

PÁGINA 20

PÁGINA 21

PÁGINA 22 

PÁGINA 23 

PÁGINA 24

PÁGINA 25

PÁGINA 26

PÁGINA 27

PÁGINA 28

PÁGINA 29

PÁGINA 30 



Questão 15 - O ciclo de polícia, que inicia o ciclo de persecução criminal, é composto pela fase da Restauração da paz social que:

  1. Refere-se ao trabalho ostensivo realizado pela polícia, de caráter preventivo, em prol da preservação da ordem pública. Quando ocorre a quebra da ordem pública, são efetuadas as demais fases do ciclo policial.

  2. Consiste no primeiro contato da polícia com a prática criminal, competindo-lhe exercer as primeiras providências de polícia administrativa e judiciária, como realizar prisão em flagrante, identificar testemunhas, levantar informações sobre o modo como o crime ocorreu, socorrer vítimas, dentre outras verificações possíveis que se apresentarem necessárias de imediato. (x)

  3. É exercida pela polícia judiciária, através da escuta do relato das testemunhas arroladas, realização de perícias, cumprimento de prisões processuais, exercidas por meio da instauração do Inquérito Policial.

  4. A partir dessa sequência de procedimentos ocorre a fase processual, que é de competência do Ministério Público e Poder Judiciário, sendo a última etapa do ciclo de persecução criminal a fase de aplicação das penas, responsabilidade do Poder Judiciário e do Sistema Prisional.




Justificativa:

A descrição apresentada na afirmativa se refere à fase inicial do ciclo de polícia, comumente denominada de atendimento inicial ou primeiro atendimento policial. É nesse momento que a polícia toma conhecimento de um crime e inicia as primeiras ações para preservação das provas, identificação de envolvidos e socorro às vítimas.


Postar um comentário

0 Comentários