Fé na angústia

PRESENTE DIÁRIO
da RTM Brasil

Fé na angústia
Sexta-feira, 24 de novembro de 2023




Leitura Bíblica:
Salmo 31.1-24

Nas tuas mãos entrego o meu espírito; resgata-me, SENHOR, Deus da verdade (Sl 31.5).

Que tempos difíceis vivemos no auge da pandemia de covid-19! Tínhamos um grupo de aposentados que se reunia todas as tardes numa cafeteria. Quando as restrições começaram, trocamos por um bate-papo pelo celular. No grupo havia 4 cristãos e 3 não cristãos. Um deles, com ares de ótima saúde, ficou doente. Em poucos dias, nos deixou. E a ameaça só tinha começado. 

O Salmo 31 nos apresenta um ambiente de angústia, tristeza e medo. De certa forma, podemos nos identificar com isso, pois quando pensávamos que o número de vítimas fatais estava diminuindo, não demorava para voltar a subir. Precisar de internação gerava angústia ao parente e muito mais ao paciente. Muitos ouviram sobre pessoas que foram internadas, não resistiram, e suas famílias nem puderam se despedir adequadamente. O medo e a insegurança eram companheiros constantes.

O salmo da leitura bíblica reflete bem os sentimentos de alguém que, como o rei Davi, passa por terríveis angústias. Antes de subir ao trono, foi perseguido pelo ciumento Saul. Já no governo, precisou fugir porque o próprio filho queria tirar-lhe a vida. Assim, o salmista confessa sua angústia, sua tristeza, sua pecaminosidade, sua insegurança, seu esgotamento. Mas, em seguida, reafirma sua confiança no Senhor, e sabe que seus dias estão nessas mãos poderosas (vs. 14-15). Davi também sabia que o Senhor age com justiça, guarda os fiéis e castiga plenamente o soberbo. Com seu ânimo e confiança renovados, o salmista declara: “Amem o SENHOR, todos vocês, os seus santos! O SENHOR preserva os fiéis... Sejam fortes e corajosos, todos vocês que esperam no SENHOR!” (vs. 23-24).

As aflições podem nos desanimar, nos deixar inseguros, mas o que deve permanecer em nossa mente é que o Senhor sustenta os que nele esperam.

Manoel de Jesus Thé, São Paulo/SP

“Busquei o SENHOR, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores” (Sl 34.4).

Você pode doar para este ministério ou comprar a versão física em nossa loja. Saiba mais no nosso site.
https://www.rtmbrasil.org.br/presente-diario

Postar um comentário

0 Comentários

Postagem em destaque