O vídeo que você compartilhou, intitulado "Factores internos y externos del aprendizaje" (Fatores internos e externos da aprendizagem), do canal Cecy SB, explora o que influencia o processo pelo qual as pessoas adquirem ou modificam habilidades e conhecimentos.
Apresento um resumo dos principais fatores abordados:
I. Fatores Internos (Relacionados ao Aluno)
São os fatores que afetam o sucesso ou fracasso no estudo e que influenciam o rendimento intelectual [
Base Académica:
Estilo de Aprendizagem: Cada pessoa tem uma preferência (Visual, Auditivo, Teórico-Reflexivo, Kinestésico – aprendem fazendo) [
]. A maioria das pessoas tem um estilo multimodal, ou seja, uma combinação destas preferências [00:53 ].01:10 Competência Instrumental: Conhecimentos essenciais que servem de base para aprender qualquer área [
].01:19 Conhecimentos Prévios: O nível de aprendizagem já alcançado que condiciona a progressão na aprendizagem [
].01:25 Estratégias de Aprendizagem: Conjunto de habilidades, técnicas e hábitos que facilitam ou dificultam o aprendizado [
].01:34
Interesse pelo Académico:
Motivação para Aprender: O desejo de adquirir conhecimentos ligados aos interesses do aluno. Se não for bem gerida, pode causar desinteresse, apatia e fracasso [
]. A motivação depende da pessoa, mas os professores podem potencializá-la, considerando o desenvolvimento e os conhecimentos prévios do aluno [01:46 ].02:02 Autoconceito: A ideia que o aluno tem de si mesmo. Um autoconceito positivo aumenta a predisposição para aprender [
].02:34 Equilíbrio Pessoal: Uma situação emocional estável e uma atitude intelectual flexível [
].02:45
Fatores Intrínsecos do Desenvolvimento: Condições que podem dificultar a aprendizagem e que devem ser consideradas [
], tais como:04:43 Estados Cerebroasténicos (inquietude, irritabilidade).
Imaturidade afetiva (resultante de uma educação familiar inadequada).
Dificuldades específicas de aprendizagem (como dislexia ou discalculia).
Transtornos como o Espectro Autista, Asperger, Síndrome de Down e Défice de Atenção e Hiperatividade (TDAH) [
].05:00
II. Fatores Externos (Relacionados ao Ambiente)
São os fatores do ambiente que rodeiam o aluno durante o processo de aprendizagem [
Apoio Externo (Escolar):
Ambiente Familiar:
Contexto Social Próximo: O espaço social imediato em que o aluno se move, incluindo grupos de referência como amigos, organizações desportivas ou culturais, hábitos e costumes de lazer [
].03:34 Fatores Ambientais: O local de estudo requer condições que favoreçam a sessão de estudo. É importante procurar um lugar pessoal para estudar [
].03:51
⚖️ Responsabilidade Compartilhada
O vídeo conclui que a base para melhorar o rendimento académico está na responsabilidade compartilhada entre o alunado, o professorado e a família. Se um dos elementos desta tríade falhar, o rendimento pode ser seriamente afetado [
Pode ver o vídeo completo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=mFnzQOD17sI





0 Comentários