Questão 27 - ENEM - 2009

Questão 27 -
O ônibus espacial Atlantis foi lançado ao espaço com cinco astronautas a bordo e uma câmera nova, que iria substituir uma outra danificada por um curto-circuito no telescópio Hubble. Depois de entrarem em órbita a 560 km de altura, os astronautas se aproximaram do Hubble. Dois astronautas saíram da Atlantis e se dirigiram ao telescópio. Ao abrir a porta de acesso, um deles exclamou: “Esse telescópio tem a massa grande, mas o peso é pequeno.”

Considerando o texto e as leis de Kepler, pode-se afirmar que a frase dita pelo astronauta

A)  se justifica porque o tamanho do telescópio determina a sua massa, enquanto seu pequeno peso decorre da falta de ação da aceleração da gravidade.
B)  se justifica ao verificar que a inércia do telescópio é grande comparada à dele próprio, e que o peso do telescópio é pequeno porque a atração gravitacional criada por sua massa era pequena.
C)  não se justifica, porque a avaliação da massa e do peso de objetos em órbita tem por base as leis de Kepler, que não se aplicam a satélites artificiais.
D)  não se justifica, porque a força-peso é a força exercida pela gravidade terrestre, neste caso, sobre o telescópio e é a responsável por manter o próprio telescópio em órbita.
E)  não se justifica, pois a ação da força-peso implica a ação de uma força de reação contrária, que não existe naquele ambiente. A massa do telescópio poderia ser avaliada simplesmente pelo seu volume.

A única força que age no telescópio que está a 560km da superfície é a força peso exercida pela Terra (não
pela gravidade), que é perpendicular ao vetor velocidade, como mostra a figura:

O movimento é circular e uniforme, logo a força peso é responsável pela órbita circular do telescópio em torno da Terra.
Link: http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/anglo/2010/enem/01/q27.pdf

.

Alternativa Oficial D. 
http://www.da-educa.com/2009/12/ciencias-da-natureza-e-suas-tecnologias.html

Postar um comentário

0 Comentários