Questão 93 - ENEM 2009

Os melhores críticos da cultura brasileira trataram-na  sempre no plural, isto é, enfatizando a coexistência no Brasil de diversas culturas. Arthur Ramos distingue as culturas não europeias (indígenas, negras) das europeias (portuguesa, italiana, alemã etc.), e Darcy Ribeiro fala de diversos Brasis: crioulo, caboclo, sertanejo, caipira e de Brasis sulinos, a cada um deles correspondendo uma cultura específica.

MORAIS, F. O Brasil na visão do artista: o país e sua cultura. São Paulo: Sudameris, 2003.

Considerando a hipótese de Darcy Ribeiro de que há vários Brasis, a opção em que a obra mostrada representa a arte brasileira de origem negro-africana é:
































Créditos das figuras:

A) Rubem Valentim. Disponível em: http://www.ocaixote.com.br/ . Acesso: em 9 jul. 2009.


B) Athos Bulcão. Disponível em:
http://www.irbr.mre.gov.br/. Acesso: Em 9 jul. 2009.


C) Rubens Gerchman. Disponível em:
http://www.itaucultural.org.br/. Acesso em: 6 jul. 2009.



D) Victor Vassarely. Disponível em:



E) Gougon. Disponível em:
http://www.ocaixote.com.br/. Acesso em:  5 set. 2009.









Desafio Alfa RESOLVE


A única alternativa que retrata arte brasileira de origem negro-africana, ainda, manifestada de um momento afroprimitivo é a alternativa A, com representações, através de símbolos primários, um tanto pré-históricos, refletindo, até mesmo, simbologia das cavernas.
Indo aos "links", aparentes ao lado, após os nomes dos demais autores, nas alternativas seguintes, pode-se constatar tendências diversas, todas modernistas. Por curiosidade e aprofundamento cultural, acesse-os, pois comprovam seus estilos, tendências culturais de momentos históricos, por quebras de paradigmas tradicionais, próprias de suas escolas artísticas.


Alternativa A.

http://www.da-educa.com/2009/12/linguagens-codigos-e-suas-tecnologias.html

Postar um comentário

0 Comentários